Google Histórias da Bíblia Sagrada - A Viúva de Sarepta - Elias, Profeta de Deus Iluminado

Sandrinha - Músicas gospel - Clipes Oficiais

Músicas da cantora gospel evangélica Sandrinha em vídeos do YouTube. Leia Mais »

Ebook Salve Maria do Pastor Antônio Malta

Sinopse do livro Ebook Salve Maria, do Pastor Antônio Malta, história bíblica sobre a mãe de Jesus. Leia Mais »

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus, conforme Deus ditou a Seu servo Moisés e escreveu com o dedo na pedra da montanha. Leia Mais »

Bons pensamentos, mal pensamentos - Creia em Deus

Bons pensamentos, mal pensamentos, creia em Deus. Com Deus você estará seguro e terá sempre bons pensamentos. Leia Mais »

Jesus Salvador do Mundo - Acróstico de José Guimarães

Jesus Salvador do Mundo - Acróstico de José Guimarães com o nome de Jesus. Leia Mais »

 

Histórias da Bíblia Sagrada – A Viúva de Sarepta – Elias, Profeta de Deus

A história bíblia de nome A Viúva de Sarepta é, na verdade, uma passagem da vida do Profeta de Deus chamado Elias. Essa história nos mostra claramente como a fé na palavra de Deus faz mudar nosso destino.

A história A Viúva de Sarepta nos mostra que Deus dá muita atenção às pessoas pobres, ao contrário do que muitas vezes pensamos, injustamente.

Vamos então ler esta passagem do Profeta Elias, quando chega à casa de:

A Viúva de Sarepta

Nossa história bíblica começa assim: O Anjo de Deus enviou Elias, o tesbita, a Sarepta dizendo que lá uma viúva o alimentaria.

Talvez Elias estivesse deitado ou sentado, porque Deus disse a ele:

- Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali, eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

Então, Elias se levantou e foi. Sem contestar a palavra de Deus. Sem dizer que era longe o lugar e não tinha condução para o levar. Nada disso ele fez ou disse. Só se levantou do lugar em que estava e começou a andar.

– // –

Ao chegar à porta da cidade de Sarepta, notou que estava naquele lugar uma mulher viúva. Ela apanhava lenha. Isto é, alguns gravetos para preparar a comida dela e de seu filho pequeno.

Elias chamou a mulher, e ela, sem questionar nada, se aproximou dele.

O Profeta disse a ela:

- Traga-me, te peço, num pote, um pouco de água para eu beber.

Quando ela ia para buscar a água, Elias a chamou e lhe disse:

- Traga-me também um pedaço de pão na tua mão.

Ou seja, a mulher traria o pote de água numa mão e o pedaço de pão na outra. Tarefa praticamente impossível para aquela mulher, que não tinha absolutamente nada.

Muito humildemente, sem querer ofendê-lo, a mulher disse a Elias:

- Senhor, só tenho um pouco de farinha numa vasilha e um pouco de óleo numa botija. Aqui estou eu – decerto que Elias via – juntando uns gravetos para cozinhar para mim e meu filho, a fim de que comamos e morramos.

A mulher e seu filho ainda pequeno só tinham em casa um punhado de farinha, numa panela. Assim como um pouco de óleo, numa botija.

Botija é um vaso cilíndrico de boca estreita, gargalo curto e uma pequena asa. Devia ser parecida com uma chaleira das que conhecemos, na atualidade. A botija dessa mulher devia ser bem pequena, porque ela tinha pouco óleo.

Mesmo sabendo que a comida mal daria para a viúva e seu filho, Elias disse a ela:

- Primeiro você faz um bolo com a farinha que tem para mim e depois faça outro para você e seu filho.

viuva-sarepta-historia-biblica-elias

Ora, a mulher se surpreendeu. Claro, qualquer pessoa se surpreenderia. Como alguém diria “Faça primeiro um bolo pra mim e depois faz um para você e seu filho, se a massa não daria nem mesmo um bolo?”

Porém, ela disse:

- Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui, apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.

A mulher disse isso porque o bolo que faria seria o último alimento que ela e seu filhinho teriam. Depois disso, os dois morreriam de fome, porque não tinham onde nem como encontrar alimento. O lugar era seco e chuva havia muito tempo não vinha.

Como a farinha que não daria para fazer nem um bolo, ele achava que daria para dois?

Elias lhe disse:

- Não temas, vai, faze conforme à tua palavra: porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-me para fora; depois farás para ti e para teu filho.

Aí ele explicou com mais ênfase:

- Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.

Ela, porém, acreditou nele e fez o que ele pediu. Isto é, fez o bolo sem reclamar. Levou-o ao Profeta. Fez outro bolo para ela e seu filho. Comeram.

Descobriu depois que a quantidade farinha suficiente para o alimente deles continuava na panela, e o óleo continuava na botija. Era como se alguém tivesse vindo à casa dela e colocado farinha e óleo nas vasilhas. Porém, ninguém fez isso. Pois foi uma obra do Magnífico Senhor Deus.

O resultado desta história é que a casa da viúva foi abençoada por Deus, e teve alimento por muitos dias. Aconteceu como o Profeta disse: “Da vasilha a farinha não faltou. E da botija o óleo não acabou”.

Aconteceu tudo porque Elias acreditou na Palavra do Senhor que lhe disse:

- Vá e peça à viúva que o alimente.

A viúva, por sua vez, acreditou na palavra de Elias, que disse a ela que primeiro fizesse um bolo para ele, e só depois, fizesse outro para ela e seu filho.

“Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou”, conforme está escrito na Bíblia Sagrada.

I Reis 17, 10-16

Esperamos que você tenha se emocionado ao ler essa história, assim como ela nos emociona quando a lemos. Esperamos também que se sinta fortalecido, por saber que existe um Deus Todo-Poderoso nos Céus, que olha para todas as pessoas que reconhecem sua autoridade e o seguem.

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

José Guimarães

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

Termos pesquisados sobre este artigo:

  • a viuva juntou vasos (1)
  • estudos biblicos a viuva de sarepta (1)
  • na hermenêutica porque o profeta elias deitou 3 vezes sobre filho da viuva de sarapta (1)
The following two tabs change content below.
Bacharel e Licenciatura em Matemática pela USJT-SP. Mestrado em Matemática pela PUC-SP. Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Estudos Bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, Mestrado em Liderança pela Andrews University. Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. Autor dos livros: Mokolóton, O Porquinho no Espelho, O Ursinho Chorão, A Campainha Luminosa, A Figurinha Roubada, O Ursinho Chorão e Outras Histórias e Palavras que Transformam e Orações ao Senhor Deus.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

6 Respostas para Histórias da Bíblia Sagrada – A Viúva de Sarepta – Elias, Profeta de Deus

  1. J. Guimaraes disse:
    Sem dúvida, Anônimo

    O Deus de Elias é o nosso Deus também.

    Por isso O louvamos, sempre.

  2. Anonymous disse:
    Realmente esta passagem é linda, mas quero reforçar que o Deus de Elias é o seu e meu Deus, se nós cnfiarmos nele grandes coisas ele fará.
    Deus é Fiel
    Pr Edvan – São Gonçalo – RJ
  3. Anonymous disse:
    Qdo Elias disse, dê primeiro a mim, revela-se a prioridade Divina, Elias é um tipo de Cristo, porisso, os milagres acontecem quando buscando primeiro o Reino de Deus. Pr. Ernani Costta
  4. EV.WEBSTON(BETO) CIDADE DE RUY BARBOSA-BA. disse:
    Há um adágio popular que diz: "Farinha pouca, meu pirão primeiro"! Pois bem, vivemos em um mundo cada vez mais:capitalista e egoísta. Mas podemos ver que pessoas que seguem essa matemática mundana estão indo de mal a pior!! porque lhes falta tudo: saúde,amor ,fé, coragem,casa e até o pão!!! Ou seja não vale a pena viver com "farinha pouca, meu pirão primeiro" e sim:farinha pouca, o meu Deus primeiro!!! A viuva de Sarepta e Elias nos deram essa gloriosa liçaõ de vida!!! Coloquemos em prática. A PAZ DO SENHOR! EV. WEBSTON-CIDADE DE RUY BARBOSA-BA.
  5. Anonymous disse:
    Foi muito bom poder ler sobre a viuva de sarepta.Deus é fiel.
  6. tata disse:
    Deus,é Deus de providência,assim como viveu Elias e a viúva, ambos confiaram em Deus e venceram as aflições,acredito que se eu e você depositarmos a mesma confiança,Deus fará muito mais por nós…Amei o comentario tirei lições p minha vida.Desejo ter a mesma fé de Elias e da viúva.
    Porque para Deus nada é impossível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>