Sodoma e Gomorra – Os Anjos de Deus e a Fuga de Ló-Estudos Bíblicos

em Contos Bíblicos, Gênesis

Sodoma e Gomorra. Os Anjos de Deus e a Fuga de Ló, antes da destruição da cidade castigada por Deus. Contos e Estudos Bíblicos. História do livro de Gênesis.

Nós encontramos na Bíblia uma história muito triste, pois nenhum de nós gostaria de estar num lugar que fosse destruído completamente, sem nenhuma chance de alguém sobreviver.

Entretanto, foi assim que aconteceu com a cidade de Sodoma.

Sodoma e Gomorra

Sodoma Gomorra Anjos Deus Ló

Sodoma e Gomorra – Os Anjos de Deus e a Fuga de Ló

Infelizmente, a população dessa cidade chegou a um limite extremo de rebeldia, que o Senhor ficou muito desgostoso com todos eles. Então, decidiu destruir tudo o que havia naquela terra: pessoas, animais, tudo!

Só que, da conversa que o Senhor tivera com Abrão dias antes saiu sua decisão de salvar Ló e sua família da destruição de Sodoma. Conforme o livro Gênesis explica, Ló era sobrinho de Abrão, filho de Harã.

“São estas as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã. E Harã gerou a Ló” (Gênesis 11.27).

Pelo estudo bíblico, entendemos que Ló foi avisado pelos anjos de Deus por causa da graça de Abrão diante de Deus.

Os Anjos de Deus

Nossa história começa assim:

Ló morava com sua família em Sodoma.

Os Anjos de Deus vão à casa de Ló e o avisam da destruição da cidade de Sodoma.

Os Anjos de Deus disseram a Ló:

— Nós vamos destruir este lugar, porque seu clamor tem-se avolumado diante do Senhor, e o Senhor nos enviou para destruí-lo.

O problema da cidade de Sodoma era ser condenada por Deus, por causa do pecado dos homens e das mulheres que viviam lá.

Ló não contestou dizendo que ficaria nesse lugar. Muito pelo contrário, ele ouviu os enviados de Deus. Então, saiu de sua casa e foi encontrar-se com seus futuros genros, e preveni-los da destruição. Assim, pediu aos dois que os acompanhassem. Ló tinha duas filhas, portanto, dois genros. Então, disse Ló aos rapazes:

— Levantem-se e saiam deste lugar porque o Senhor vai destruir a cidade de Sodoma.

Todavia, seus futuros genros ouviram o que ele disse como se fosse um gracejo, uma piada para despertar-lhes o riso. Assim, além de não acreditarem em Ló, ainda riram e debocharam dele.

Ao amanhecer, entretanto, os Anjos de Deus disseram a Ló:

— Levanta-se, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.

Ló, por sua vez, demorava-se a tomar essa decisão. Os anjos então o pegaram pela mão, assim como também pegaram pela mão sua esposa, e suas duas filhas, segundo a misericórdia do Senhor, e os tiraram dali, e levaram-nos para fora da cidade.

Estando já fora da cidade, os Anjos de Deus disseram a Ló:

— Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás, nem te detenhas em toda a planície. Escapa-te para os montes, para que não pereças.

O aviso de não olhar para trás deveria ser obedecido e nunca ignorado. Então, aconteceu algo muito estranho por causa disso. Nós contaremos essa história em outro post. Aguarde.

Gênesis 19.13-16

Contos e Estudos Bíblicos

Visite o Mapa do site Contos e Estudos Bíblicos

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelos doentes... É o que José Guimarães e Silva faz,, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment