Acabe responde a Ben-Hadade – História da Bíblia sobre 1 Reis

em Contos Bíblicos

Acabe responde a Ben-Hadade. História da Bíblia. História de Ben-Hadade. Estudo bíblico do livro de 1 Reis, Ben-Hadade ataca Samaria.  Batalha entre reis.

Antes de prosseguir a história da Bíblia sobre batalha de reis, vamos aprender um pouco sobre o lugar onde eles estavam, a Samaria.

Pois bem, Samaria é descrita no livro de Reis, conforme abaixo:

“De Semer comprou o monte de Samaria por dois talentos de prata, e edificou uma cidade sobre o monte, chamando-a Samaria, o nome de Semer, dono do monte” (1 Reis 16.24).

Pelo visto acima, De Semer devia ser muito rico e poderoso, pois comprou o monte de Samaria. Embora o valor de dois talentos de prata pareça pouco a algumas pessoas, decerto naquela época valesse muito.

A província de Samara estendia-se desde Betel até Dã, e desde o mar Medeterrâneo até a Síria e Amon.

Acabe responde

Acabe responde a Ben-Hadade-Histórias da Bíblia-Briga de Reis
imagem meramente ilustrativa

Acabe, rei de Israel, conforme os conselhos dos anciões, envia seus mensageiros a Ben-Hadade dizendo: “Tudo o que primeiro mandaste pedir a teu servo, farei, mas isto não posso fazer”.

O rei se referia à segunda ameaça de Ben-Hadade, que era permitir que esquadrinhassem sua casa e as de seus servos. Ou seja, o rei Acabe e seus servos tornariam-se escravos de Ben-Hadade.

Ben-Hadade lhe enviou novos mensageiros dizendo: “Assim façam os deuses, e outro tanto, se o pó de Samaria bastar para encher as mãos de todo o povo que me segue”.

Ao que o rei de Israel respondeu: “Não se gabe quem se cinge das armas como aquele que as depõe”.

Ben-Hadade e os reis nas tendas

Mas Ben-Hadade, estando a beber com os reis nas tendas, ordenou a seus servos que ficassem de prontidão para atacarem Israel a qualquer momento. Assim eles fizeram.

Ao passo que, Acabe recebeu a visita de um profeta, com a mensagem de Deus, dizendo: “Viste toda esta grande multidão? Hoje a entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor”.

Acabe perguntou:

– Por quem?

O profeta lhe respondeu:

– Assim diz o Senhor: Pelos moços dos chefes das províncias.

– Quem começará a peleja?, perguntou Acabe.

– Tu, respondeu o profeta.

Os moços chefes das províncias

Daí, Acabe convocou os moços dos chefes das províncias, que eram duzentos e trinta e dois. Acabe reuniu todo o povo, todos os filhos de Israel. Assim, o total era de sete mil homens. Aí se incluem, certamente, desde os mais jovens até os mais velhos. Todos, no entanto, em condições de lutar.

Saíram ao meio-dia.

Ben-Hadade e trinta e oito reis

Acabe responde a Ben-Hadade-Histórias da Bíblia-Livro 1 Reis
Imagem meramente ilustrativa

Enquanto isso, Ben-Hadade, junto dos os demais reis, se embriagavam nas tendas, despreocupados e certos de sua vitória. Trinta e oito reis estavam com ele.

Os moços dos chefes das províncias saíram primeiro. Porém, Ben-Hadade já sabia disso porque fora informado pelos espias que lhe disseram: “Saíram de Samaria uns homens”.

I Reis 20.9-17

Continuação de Hen-Hadade ataca Samaria.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães e Silva faz questão da fazer, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment