Sobre a Parábola dos cinco talentos

Analisando a parábola dos cinco talentos, podemos concluir facilmente que não existe nenhum erro em uma pessoa aplicar o dinheiro que tenha recebido, a fim de ganhar mais dinheiro com os juros e correção monetária.

Pois os três servos da história receberam dinheiro, assim como qualquer um de nos receberíamos.

O primeiro trabalhou o dinheiro de modo a que rendesse juros. Isto é, dobrou o dinheiro, dentro de algum tempo. A parábola não explica em quanto tempo ele dobrou o dinheiro.

O segundo fez a mesma coisa.

Já o terceiro errou, pois, com medo de perder o dinheiro que recebera, cavou um buraco no chão e o escondera.

Desde pequeno, ouço histórias de pessoas que guardam dinheiro embaixo do colchão. Ou dentro do colchão. Ou ainda enterrados no quintal.

Muitos tiveram seu dinheiro desvalorizado devido à mudanças do padrão monetário do país.

E quantos morreram na miséria e seus familiares só foram descobrir o dinheiro, e ainda por acaso, quando desfizeram dos bens dele?

Mas, será que todo mundo age de maneira correta?

Voltando à parábola, já que é permitido ganhar juros e correção monetária com o dinheiro que recebemos, deduzimos que os bancos fazem isso corretamente, em benefício deles próprios e da sociedade.

Mas, por que os bancos e muitas pessoas que emprestam dinheiro cobram juros tão altos? Estão corretos agindo assim? Não! Pois agem como usurários.

Segundo a Bíblia, eles agem de forma incorreta. Pois, várias passagens citam o avaro ou avarento como um pecador, porque cometem o pecado da usura. E citam que eles não têm lugar no céu. Ou seja, se assemelham aos idólatras, aos beberrões; todos citados na Bíblia.

“nem os ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.”

(1 Coríntios 6.10)

Conforme: (Mateus, 25.14-30)

Glossário:

Avareza – Substantivo feminino – 1. Excessivo e sórdido apego ao dinheiro; enganação; 2. Falta de generosidade, mesquinhez.

Avaro – Adjetivo – Que tem avareza, que é sórdido e excessivamente apegado ao
dinheiro; V. avarento.

Usura – Substantivo feminino – Juro excessivo, exorbitante; onzena.

Usurário – Adjetivo, Substantivo masculino – 1. Que ou aquele que usura; 2. Agiota; 3. Avaro

Fonte: Dicionário Aurélio

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Faz agora Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Autor dos livros Poesias Evangélicas e Palavras que Transformam. Participa de projetos sociais sem fins lucrativos.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

Você quer ser um Bom Pregador? Clique aqui e conheça o Curso Pregador Completo