Estudos Bíblicos – Jesus conta a Parábola da Candeia

Estudos bíblicos sobre os ensinamentos de Jesus. Ele conta aos seus apóstolos a Parábola da Candeia.

Qual o objetivo deste artigo?

O objetivo deste artigo é lhe fazer uma pergunta: Você consegue entender a Bíblia com facilidade?

Pergunto-lhe isso porque ontem uma amiga me disse que lê a Bíblia, mas não consegue entendê-la. Ela bem que gostaria de entendê-la, pois assim teria mais prazer em continuar a leitura.

Fiquei pensando sobre esse assunto e deduzi que muitos leitores também não conseguem entender a Bíblia. Infelizmente, muitas pessoas pensam que devem (ou precisam) ler a Bíblia de uma só vez. Num fim de semana.

Muitos acham que lendo a Bíblia numa sequência pausável, que só param para comer ou dormir, ficam livres da obrigação de lê-la mais vezes. Mas a leitura da Bíblia não deve ser feita desse modo.

Pensando ajudá-lo a ler, compreender e ainda tomar gosto pela leitura do texto bíblico, escrevi o artigo Como interpretar o texto da Bíblia.

Pois bem, vamos começar esse estudo, por intermédio de uma lição que Jesus deu aos seus apóstolos.

Analisemos o versículo 16, do capítulo 8, do Evangelho de Lucas, de três Bíblias diferentes.

Estudaremos o mesmo versículo:

  1. “Ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso ou a põe debaixo da cama. Antes, coloca-a no velador, para que os que entrem vejam a luz” (Lucas 8.16).
    Versículo encontrado em A Bíblia Sagrada, Edição Contemporânea

  2. “E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz (Lucas” 8.16).
    A Bíblia Sagrada, Edição Revista e Corrigida

  3. “Ninguém, depois de acender uma lâmpada, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama. Pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram veja a luz” (Lucas 8.16).
    O Novo Testamento, Salmos e Provérbios, Alfalit Brasil

Notemos que o mesmo versículo está escrito com palavras diferentes. Porque cada uma das Bíblias citadas tem o escopo de atingir determinado tipo de pessoa. A versão Alfalit, por exemplo, tem o objetivo de agradar aos jovens, por isso usa palavras conhecidas deles.

As palavras mais usadas nesse verso ou versículo são: candeia, vaso e velador.

O que podemos deduzir desse texto? Que candeia é um aparelho de iluminação antigo e, para que ilumine a sala inteira, deve ser colocada bem no alto. Caso contrário, ela não a iluminará. Ou seja, se a colocarmos debaixo da cama, além de não iluminar o ambiente, queimará a cama.

Estudos bíblicos Jesus Cristo conta a parábola da Candeia
imagem meramente ilustrativa

Lembremos que a luz em nossa casa está bem no alto. Aqui em casa, por exemplo, neste momento em que escrevo este texto, às 22:49 hs, a lâmpada está sobre o lado esquerdo da minha cabeça. Desse local ela ilumina a sala inteira, de modo que todos os que entram no ambiente veem a claridade de uma única lâmpada.

E se essa lâmpada estivesse escondida, será que eu conseguiria escrever com a luminosidade dela? Claro que não. Alguém que entrasse na sala, conseguiria andar com naturalidade? Também não. Logo, o melhor lugar para que ela ilumine o ambiente inteiro é no alto. De preferência, pendurada no teto. É por esse motivo que os candelabros são vistos sobre nossa cabeça, nos lugares públicos em que entramos.

Conhecimento de uma pessoa

Do mesmo modo, uma pessoa que adquire conhecimento deve transmitir a outrem o que aprendeu. Ela deve ensinar a outras pessoas o que sabe. Deus deu a ela o dom de aprender com facilidade. Ela deve, portanto, ensinar a quem não tem esse dom.

Uma pessoa que tem conhecimento sobre alguma coisa Caso e não compartilha com ninguém, se comporta como enterrasse um tesouro. Ou seja, seu conhecimento ficaria guardado para sempre, de modo que ninguém tivesse proveito dele.

Por outro lado, se sua decisão for ensinar outras pessoas o que aprende com facilidade, missão de ensinar faz com você aprenda ainda com mais facilidade. Quer fazer um teste? Experimente ensinar a algum seu colega de escola o que aprendeu, nas aulas de Matemática, por exemplo. Você verá que seu conhecimento sobre o tema aumentará abundantemente.

É sobre isso que Jesus quer dizer, com a narrativa de A Parábola da Candeia.

No entanto, ao continuar sua lição, Jesus disse:

“Não há nada oculto que não venha a ser manifestado, nem nada escondido, que não venha a ser conhecido e trazido à luz.”

“Cuidai, pois, do modo como ouvis; porque ao que tiver, será dado; e ao que não tiver, até aquilo que pensa que tem lhe será tirado.”

Lucas 8.17-18

Ou seja, feliz é aquele que aprende e o põe em prática. Que ouve a Palavra e a pratica. Muitos leem a palavra, mas a ignoram momento depois. Outros ouvem a pregação, mas não dão crédito a ela. Ou seja, esquecem logo em seguida.

Como ler os versículos da Bíblia:

Leia apenas um versículo da Bíblia, se seu tempo for curto. Leia-o com atenção. Não, da maneira como lê uma frase de um autor que você gosta.

Caso alguma palavra não seja de seu conhecimento, consulte um dicionário. Com certeza você tem um em sua casa. Se sua leitura é feita no computador, considere consultar o Dicionário Online de Língua Portuguesa.

Leia o significado da palavra. Construa exemplos práticos no seu intelecto. Assim você assimilará com facilidade o texto bíblico e decerto tomará gosto pela leitura. Convide seus amigos para ler com você. Ou, então, leia alto para que eles ouçam. Não se envergonhe de fazer isso.

Muito pelo contrário, sinta-se alegre. Decerto sua alegria fará com que eles se interessem também pela Bíblia. Desse modo você se torna um Multiplicador. Será abençoado por Deus. E realmente FELIZ.

Glossário

CandeiaSubstantivo feminino – Pequeno aparelho de iluminação, que se suspende por um prego, com recipiente de folha-de-flandres, barro ou outro material, abastecido com óleo, no qual se embebe uma torcida, e de uso em casas pobres; candela, candil.

VasoSubstantivo masculino – Qualquer objeto côncavo próprio para conter substâncias líquidas ou sólidas.

VeladorSubstantivo masculino – Suporte vertical de madeira, que assenta em uma base ou pé e termina, no alto, por um disco onde se põe um candeeiro ou uma vela.

Fonte: Dicionário Aurélio

Fique com a Paz de Jesus

Muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

Considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

José Guimarães

Crédito da imagem: http://www.morguefile.com/

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelos doentes... É o que José Guimarães e Silva faz,, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

5 comentários deixe um →

  1. lis

    É errado pedir direção de Deus e abrir a Bíblia buscando resposta? Um amigo cristão disse que a Bíblia foi usada para tentar Jesus, ou seja, mal interpretada posso está sendo induzida a erro, haja vista que o inimigo também conhece a palavra, existe possibilidade do inimigo usar armadilhas com a Bíblia? Esse amigo me orientou a orar antes e fazer estudos.

    Responder
  2. Ricardo de Oliveira Costa

    Sobre a leitura bíblica eu tive a experiência de ler não rápido, mas pausadamente e com muita concentração e passei a absorver melhor o que a palavra de DEUS quer dizer. e sobre o estudo queria agradecer o esclarecimento dividido com nós interessados em aprender mais.

    Responder
    • Ricardo, você deve ler a Bíblia com o objetivo de aprender a palavra de Deus. Não como lemos um livro de histórias.

      Tenho certeza que você vai conseguir, lendo aos poucos e entendendo o que lê.

      O Pai auxilia os que se esforçam por conhecer sua Palavra.

      Eu posso dizer que sou uma prova disso.

      Responder
  3. Erci

    Eu discordo de que se deve ler apenas um versículo. Para a verdadeira compreensao é necessario todo o capitulo. A leitura de versiculo tem causado muitos erros de interpretacao.

    Responder
    • José Guimarães

      Você tem razão, Erci.
      A leitura de um capítulo inteiro permite a interpretação da mensagem.
      O problema é que a maioria das pessoas que abrem a Bíblia fica com desânimo, por não entender o que lê.
      Nesses casos a leitura de um versículo por dia anima a pessoa a ler mais. Por que ela fica curiosa por saber a continuação da mensagem bíblica.

      Fico contente que tenha visitado o blog e também comentado.

      Em Jesus

      José Guimarães

      Responder

Leave a comment