UA-49581541-1 Daniel Sadraque Mesaque e Abede Nego

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego no Castelo do Rei Nabucodonosor

em Contos bíblicos, Daniel

Publicamos neste artigo do blog Contos e Estudos Bíblicos a continuação da história de Daniel. Agora com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, diante do guarda oficial do Rei Nabucodonosor.

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego no Castelo de Nabucodonosor

Conforme vimos no post Daniel no Palácio do Rei Nabucodonosor, o jovem Daniel pediu ao guarda encarregado de cuidar dele, assim como de Hananias, Misael e Azarias que lhes dessem apenas legumes a comer e água a beber, em vez do apetitoso manjar e do vinho do rei.

Vimos também que o chefe dos eunucos, Aspenaz, mudou o nome deles para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Pois bem, dez dias depois o guarda os examinou e verificou que os semblantes deles estavam melhor do que antes. Ou seja, estavam mais bem nutridos do que os jovens que comiam a porção de manjar do rei.

Desse modo, o guarda continuou a lhes dar legumes a comer e água a beber, em vez do suculento manjar e do vinho do rei. Ou seja, eles abriram mão da suculenta comida do rei, com muitas carnes, temperos fortes e regada de vinhos finíssimos. A dieta deles era puramente vegetal.

daniel-sadraque-mesaque-abede-nego-nabucodonosor

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede Nego no castelo de Nabucodonosor

Todavia, Deus deu a esses quatro jovens o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria. Então, Daniel se tornou um expert (entendido) em todas as visões e em todos os sonhos.

Os três anos que o rei Nabucodonosor deu como prazo para que os jovens se alimentassem com a ração diária que ele comia e o vinho que ele bebia chegou ao fim. Assim sendo, conforme determinado, o chefe dos eunucos apresentou todos os jovens ao rei.

O rei Nabucodonosor falou com eles. Porém, descobriu que entre todos eles ninguém se destacava tanto quanto Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Por isso, manteve os quatro jovens diante deles (o que significa que dispensou os outros).

Descobriu o rei que os quatro rapazes se destacavam em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre o que lhes fazia perguntas. Achou ainda o rei que eles pareciam mais doutos que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

Assim, Daniel permaneceu ali até o primeiro ano do rei Ciro.

Daniel 1.15-21

Glossário

Douto – adjetivo.
1 – Que aprendeu muito; muito instruído; erudito, sábio.
2 – Que denota erudição, sabedoria.

Expert – Perito, técnico, especialista, conhecedor.

Fonte: Dicionário Aurélio e Michaelis

Muito obrigado por assinar o feed do blog Contos e Estudos Bíblicos.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

José Guimarães

Crédito da imagem: http://www.bigfoto.com/

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. Você quer ser Moldado por Deus?. Você conhece o Manual Bíblico das Questões Difíceis?. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Frases de Jesus, Poetas e Profetas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

2 comentários deixe um →

  1. Deus e Deus

    Responder
  2. MUITO FORTE MEU DEUS

    Responder

Leave a comment

Sabe como orientar seu filho na Palavra de Deus?Clique aqui e conheça o Curso Kit Criança Cristã.