Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego no Castelo do Rei Nabucodonosor

em Contos bíblicos, Daniel

Publicamos neste artigo do blog Contos e Estudos Bíblicos a continuação da história de Daniel. Agora com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, diante do guarda oficial do Rei Nabucodonosor.

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego no Castelo de Nabucodonosor

Conforme vimos no post Daniel no Palácio do Rei Nabucodonosor, o jovem Daniel pediu ao guarda encarregado de cuidar dele, assim como de Hananias, Misael e Azarias que lhes dessem apenas legumes a comer e água a beber, em vez do apetitoso manjar e do vinho do rei.

Vimos também que o chefe dos eunucos, Aspenaz, mudou o nome deles para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Pois bem, dez dias depois o guarda os examinou e verificou que os semblantes deles estavam melhor do que antes. Ou seja, estavam mais bem nutridos do que os jovens que comiam a porção de manjar do rei.

Desse modo, o guarda continuou a lhes dar legumes a comer e água a beber, em vez do suculento manjar e do vinho do rei. Ou seja, eles abriram mão da suculenta comida do rei, com muitas carnes, temperos fortes e regada de vinhos finíssimos. A dieta deles era puramente vegetal.

daniel-sadraque-mesaque-abede-nego-nabucodonosor

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede Nego no castelo de Nabucodonosor

Todavia, Deus deu a esses quatro jovens o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria. Então, Daniel se tornou um expert (entendido) em todas as visões e em todos os sonhos.

Os três anos que o rei Nabucodonosor deu como prazo para que os jovens se alimentassem com a ração diária que ele comia e o vinho que ele bebia chegou ao fim. Assim sendo, conforme determinado, o chefe dos eunucos apresentou todos os jovens ao rei.

O rei Nabucodonosor falou com eles. Porém, descobriu que entre todos eles ninguém se destacava tanto quanto Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Por isso, manteve os quatro jovens diante deles (o que significa que dispensou os outros).

Descobriu o rei que os quatro rapazes se destacavam em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre o que lhes fazia perguntas. Achou ainda o rei que eles pareciam mais doutos que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.

Assim, Daniel permaneceu ali até o primeiro ano do rei Ciro.

Daniel 1.15-21

Glossário

Douto – adjetivo.
1 – Que aprendeu muito; muito instruído; erudito, sábio.
2 – Que denota erudição, sabedoria.

Expert – Perito, técnico, especialista, conhecedor.

Fonte: Dicionário Aurélio e Michaelis

Muito obrigado por assinar o feed do blog Contos e Estudos Bíblicos.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

José Guimarães

Crédito da imagem: http://www.bigfoto.com/

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

2 comentários deixe um →

  1. Deus e Deus
    Responder
  2. MUITO FORTE MEU DEUS
    Responder

Leave a comment

Você quer ser um Bom Pregador? Clique aqui e conheça o Curso Pregador Completo