Você sabe quem foi Simeão?

A pergunta Você sabe quem foi Simeão? foi feita por um leitor do antigo diretório de artigos Shvoong, da qual nós participávamos, como autores.

você sabe quem-foi-simeão

Essa pergunta nos incentivou a escrever e publicar este estudo bíblico. Esperamos que goste.

As pessoas perguntam também Quem era Simeão?

Simeão era um profeta de Deus que esperava muito ver o Salvador do mundo antes de morrer. Ora, o Salvador do mundo era Jesus, que viria à Terra. Jesus nasceria de uma mulher, concebida pelo Espírito Santo de Deus.

Considere ler nosso artigo O Nascimento de Jesus Cristo Salvador do Mundo.

Seria como se ele dissesse: “Só quero morrer quando ver o Messias”. Ou “Não quero morrer antes de ver o Messias, aquele que nasceu homem para salvar o mundo”.

Você sabe quem foi Simeão?

É uma pergunta que nos fizeram lá no antigo website Shvoong. Apesar de deixar a resposta lá ao autor da pergunta, decidimos escrever este post para falar ainda mais desse personagem bíblico. Simeão aparece na Bíblia, no livro de Lucas, Novo Testamento.

Bem, segundo a Bíblia, Simeão era um homem que vivia em Israel. Morava em Jerusalém. Mas a Bíblia não revela qual era a atividade dele ou se tinha algum título nobiliárquico.

Todavia, a Bíblia registra que ele era um homem temente a Deus. Ser temente a Deus, conforme já publicamos aqui no blog Contos Bíblicos significa acreditar que Deus existe e seguir seus ensinamentos bíblicos.

Pois bem, a Bíblia diz que o Espírito Santo estava sobre Simeão e ainda lhe fez uma revelação de que ele não morreria antes de ver Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus. Ou seja, primeiro ele veria o filho de Deus para depois morrer.

Conheça nosso artigo Livros da Bíblia escritos por Moisés.

Por ser um homem de muita fé, Simeão creu na promessa do Espírito Santo e aguardou com determinação o dia em que veria o menino, Salvador do Mundo.

Assim sendo, como se fosse carregado pelo Espírito Santo, foi certo dia ao templo, exatamente no dia em que os pais do menino também o levaram para as orações.

Esse acontecimento assim sucedeu porque já estava escrito havia muito tempo. Então, eles procederam segundo o que a lei ordenava.

Ao ver o menino, Simeão, que já devia ser bem velho, disse:

— Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra,

— Pois meus olhos já viram a tua salvação,

— A qual preparaste perante a face de todos os povos,

— Luz para iluminar os gentios, e para glória do teu povo Israel.

José e Maria, pais do menino, se admiraram das palavras que ouviram acerca do filho deles.

Porém, Simeão continuou:

— Esta criança é posta para queda e elevação de muitos em Israel, para ser alvo de contradição e para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

— E uma espada trespassará também a tua própria alma.

Lucas 2.25-35

Considere ler ainda nossa poesia Jesus Salvador do Mundo, acróstico escrito por José Guimarães.

Mais informação:

A Bíblia relata também a presença de Simeão (Lucas 3.30) na genealogia de Jesus, como um dos antecessores dEle. Mas não informa se é o mesmo que aparece na porta do templo, diante do menino Jesus. Numa análise imediata não poderia ser porque este viveu muitos anos antes do nascimento de Cristo.

Também em (Atos 13.1) aparece o texto “Na igreja de Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém,que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo”. Não há registro também de que o profeta Simeão que aparece aqui seja o mesmo que aparece após o nascimento de Jesus.

Por último, em (Apocalipse 7.6-7) encontramos o texto “…doze mil: da tribo de Manasses, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi…”.

Se puder, leia nosso artigo Patmos Apocalipse Revelações do Senhor Jesus.

É o que encontramos num estudo bíblico para responder à pergunta “Quem foi Simeão”, feita por um leitor do Shvoong.

Fique com a Paz de Jesus.

Contos e Estudos Bíblicos

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter.

Curta a página de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

Atenção: Este artigo foi revisado em 29/02/2016, por:

José Guimarães e Silva

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. Você quer ser Moldado por Deus?. Você conhece o Manual Bíblico das Questões Difíceis?. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Frases de Jesus, Poetas e Profetas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

6 comentários deixe um →

  1. fernando silva

    A paz do senhor jesus! Gostaria de fazer uma observação: Simeão era um nome comum nos dias de jesus, o Simeão citado na genealogia de jesus (Lucas 3.30) não trata-se do mesmo. Não temos duvida a esse respeito.

    Responder
  2. matilde

    eu quero receber em meu mail mensagem biblica tds os dia.. Deus vos abençoe em cristo Jesus.

    Responder
  3. Gostei muito este ano estamos preparando uma cantata de Natal, e nela fala sobre Simeão Muito obrigado pelo esclarecimento

    Responder
  4. isso é muito bom, tem sido fonte de meditaçâo e estudo para mim e creio q pra muito q tenhe o ministerio de pregaçâo e nâo sou. Deus vos abençoa grandemente

    Responder
  5. Marlene Rocha

    Maravilhoso, é muito bom receber explicação sobre a Bíblia. A história de Ana e Simeão é de grande valor
    DEUS seja louvado

    Responder
  6. ESTE ESTUDO E MARAVILHOSO… VALE A PENA RSPERAR

    Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: