A Bíblia Sagrada Em Versículos – Contos e Estudos Bíblicos

em Contos Bíblicos

A Bíblia Sagrada em Versículos. Estudos bíblicos sobre os versículos das Escrituras. Como podemos localizar versículos da Bíblia para nossos estudos e aprendizagem.

Este artigo do blog Contos e Estudos Bíblicos, A Bíblia Sagrada em Versículos, foi publicado com o objetivo de compartilhar com você como grupos de versículos estão estruturados dentro dos capítulos.

A Bíblia Sagrada em Versículos

Bíblia Sagrada Versículos Contos Estudos Bíblicos

Bíblia Sagrada em versículos

A Bíblia Sagrada mostrada em grupos de versículos que formam um assunto.

Vimos nos estudos anteriores que a Bíblia Sagrada está estruturada em livros, capítulos e versículos, de modo a podermos estudar cada assunto separadamente.

No entanto, notamos também que dentro de cada capitulo encontramos grupos de versículos contendo um nome especifico a cada assunto que abordam.

Assim, cada grupo de versículos traz uma lista de assuntos logo abaixo dele, que podem ser consultados por nós, para que aprendamos mais sobre a lição abordada.

Como referência, vamos estudar o assunto bíblico denominado O Testemunho de João, encontrado no livro Mateus, Novo Testamento, capítulo 3, versículos 11 e 12. Embaixo desse assunto encontramos as referências Mc 1:7,8; Lc 3:15-17; Jo 1:19-28.

Como entender essas referências

A informação abaixo do título O Testemunho de João significa que os livros Marcos, capítulo 1, versículos 7 e 8; Lucas, capítulo 3, versículos 15 a 17 e João, capitulo 1, versículos 19 a 28 mostram o mesmo assunto.

Vejamos agora o texto que se encontra em Mateus 3.11,12: 

Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Na mão ele tem a pá, e limpará a sua eira, recolhendo o trigo no seu celeiro e queimando a palha com fogo que nunca se apagará.

O livro seguinte, Marcos 1:7,8

E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar as correias das suas sandálias.

Eu, em verdade, vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.

Vamos agora para o texto de Lucas 3:15-17

Estando o povo na expectativa, e pensando todos de João, em seus corações, se por ventura seria o Cristo, respondeu João a todos: Eu na verdade vos batizo com água. Mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Ele tem a pá na sua mão para limpar a sua eira, e ajuntar o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.

Pois bem, vamos ao livro João 1:19-28

Este foi o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu?

Ele confessou e não negou, confessou: Eu não sou o Cristo.

Perguntaram-lhe: Então quem és? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não.

Finalmente, lhe disseram: Quem és? Dá-nos uma resposta para que levemos àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?

João respondeu com as palavras do profeta Isaías: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor.

Ora, alguns dos fariseus que tinham sido enviados perguntaram-lhe: Então por que batizas se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está alguém que não conheceis.

Este é aquele que vem após mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias.

Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

Você percebe que todos os livros se referem ao mesmo assunto? Ou seja, O Testemunho de João Batista? Uns mostram de um ângulo, outros mostram de outro. Porém, todos citam a passagem bíblica que conhecemos da época em que João o Batista pregava e batizava no deserto?

Estudamos hoje esse assunto porque ele aparece nos quatro evangelhos. Nem todas as lições do evangelho, entretanto, são lidas nos quatro livros.

Dizem que o evangelho de Mateus é o mais famoso. Talvez seja por ser o primeiro da Bíblia.

Qual desses evangelhos você mais gosta de ler?

Contos e Estudos Bíblicos

Visite o Mapa do site Contos e Estudos Bíblicos

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães e Silva faz questão da fazer, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment