Sandrinha - Músicas gospel - Clipes Oficiais

Músicas da cantora gospel evangélica Sandrinha em vídeos do YouTube. Leia Mais »

Ebook Salve Maria do Pastor Antônio Malta

Sinopse do livro Ebook Salve Maria, do Pastor Antônio Malta, história bíblica sobre a mãe de Jesus. Leia Mais »

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus, conforme Deus ditou a Seu servo Moisés e escreveu com o dedo na pedra da montanha. Leia Mais »

Bons pensamentos, mal pensamentos - Creia em Deus

Bons pensamentos, mal pensamentos, creia em Deus. Com Deus você estará seguro e terá sempre bons pensamentos. Leia Mais »

Jesus Salvador do Mundo - Acróstico de José Guimarães

Jesus Salvador do Mundo - Acróstico de José Guimarães com o nome de Jesus. Leia Mais »

 

A Porta Formosa do Templo de Jerusalém – Estudo da Bíblia

A Porta Formosa do templo. História da Bíblia que fala da porta de nome Formosa do livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 3. Porta Formosa do templo de Jerusalém. Porta Formosa da Bíblia.

Esta passagem bíblica, muito interessante, emocionante e edificante, encontra-se no livro de Atos dos Apóstolos. Ela fala de um homem coxo que pedia esmola à porta do templo. Esse homem, ao ver Pedro e João caminhando para o tempo, pediu dinheiro a eles. Mas os dois apóstolos certamente não tinham dinheiro. Porém, tinham a palavra que vale muito mais que qualquer dinheiro: o Nome de Jesus.

A Porta Formosa do Templo

Porta Formosa Templo Jerusalém Bíblia

A Porta Formosa do Templo de Jerusalém

Junto à porta Formosa do templo ficava um homem todos os dias para pedir esmola

Esse homem tinha um problema na perna que o paralisara desde o seu nascimento. Ou seja, ele nunca andou.

A Bíblia o cita como um homem coxo. O Dicionário Aurélio traz a informação de que coxo é o que coxeia. Diz ainda que se trata de um objeto a que se falta pé ou perna.

O verbo coxear por sua vez traz a informação de que é andar firmando o passo mais de um lado que de outro, em decorrência de uma deficiência física.

O ruim disso tudo é que coxear, mancar, capengar, caxingar e outros verbos que as pessoas inventem traz à mente da pessoa com algum tipo de deformidade a ideia de alguém que tem problema no corpo. Ou seja, na locomoção do corpo. Muitas pessoas não aceitam isso e ficam tristes, afastadas da família, da sociedade e de todos os seus amigos. Pessoas assim precisam de muita oração. Peça oração para as pessoas necessitadas que você conhece.

Pois bem, o homem que ficava à porta Formosa do templo para pedir esmola fazia isso porque não tinha condições de trabalhar.

Como não andava era trazido para aquele lugar todos os dias, a fim de que pedisse esmola aos que passavam para se sustentar.

A Bíblia não explica se ele ganhava esmola o suficiente ou não. Só nos faz crer que ele era um homem de fé e que tinha desejo de ser curado. Caso contrário não daria atenção aos dois apóstolos de Jesus Cristo que se aproximaram dele.

Conforme escrevemos no post A Cura do Homem Coxo, Pedro e João pararam na frente dele, e ele pensou que lhe diriam dinheiro.

Entretanto, ao contrário, Pedro e João lhe disseram:

— Olhe para nós.

O homem olhou para eles esperando que lhe dessem algum dinheiro.
Porém, Pedro lhe disse:
— Não tenho prata nem ouro. Mas o que tenho, isto lhe dou.

Isto é, o apóstolo Pedro tinha a Palavra da cura, ensinada pelo Senhor Jesus Cristo. Então, ele disse:

— Em Nome de Jesus, o nazareno, levanta-te e anda.

É importante notarmos nessa passagem bíblica que Pedro ajuda o homem a se levantar. Ou seja, não aguarda que ele tome a decisão e levante-se por si próprio. Pois estende a mão ao homem e ele a segura. Assim, com a ajuda de Pedro se põe de pé.

Esse gesto indica que se o homem não pegasse na mão de Pedro não se levantaria. Ficaria sentado à porta Formosa até que a morte o levasse. Porque jamais será curado.

Mas os escritores da Bíblia informam que ele se levantou e até saltou. Ainda, ao perceber que se firmava de pé, andou com naturalidade.

Então, entrou no templo com Pedro e João andando e saltando, e louvando a Deus.

Glória ao Senhor Deus!

Atos 3.1-10

Conclusão

  • A história do homem coxo que pedia esmola na porta do templo mostra a postura de um homem que usava sua condição física para pedir dinheiro. A Bíblia diz que todos os dias pessoas de sua família o levavam ao tempo e o deixavam à porta, para que ali ele pedisse esmola e ganhasse, quem sabe?, o sustento da família.
  • Entendemos que esse homem trabalharia, se não estivesse doente. Certamente ele executaria tarefas com facilidade se fosse desprovido de enfermidade. Mas começou a pedir dinheiro. Talvez tivesse escolhido a porta do templo porque as pessoas que entram na igreja de Deus são mais propensas a dar esmolas.
  • Talvez esse homem nunca tivesse entrado no templo. Talvez os de sua família que os deixavam ali também não entrassem. Então, a atividade desse homem era ficar junto à porta e pedir esmolas. Será que esse homem não tinha fé? A Bíblia não explica isso.
  • O que a Bíblia explica, no entanto, é que ao Pedro dizer a ele: “Olhe para nós”, ele olhou. Devemos entender que ele poderia não ter olhado. Poderia ter dito simplesmente: “Eu quero dinheiro e vocês pedem para olhar pra vocês? Por quê”? Mas o homem, em vez de contestar, olhou para eles. Logo, o homem demonstrou que tinha fé. Ouviu, então, as palavras de Pedro: “Em nome de Jesus, o nazareno, levante e ande”.
  • Esse homem poderia ter dito: “Mesmo que eu conseguisse levantar, não consigo andar”. Pedro pegou na mão dele e o levantou. Ele poderia dizer a Pedro: “Não adianta pegar na minha mão, porque não consigo andar”. Porém, ele aceitou a mão amiga e forte de Pedro. Levantou-se, em Nome de Jesus, e andou.
  • A Bíblia diz ainda que ele entrou com Pedro e João no templo, coisa que nunca fazia antes disso. Esse homem aceitou a cura. Decidiu ser curado. Decidiu parar de receber esmolas e procurar um emprego ou trabalhar por conta própria.
  • A beleza impressionante dessa história é exatamente a mensagem que ela nos traz: Aceitar a Palavra de Deus. Aceitar a cura divina. Acreditar quando alguém nos disser: “Em Nome de Jesus, o nazareno, levante e ande”. Amém!

Muito obrigado por visitar e comentar artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

Contos e Estudos Bíblicos

Visite o Mapa do site Contos e Estudos Bíblicos

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

Termos pesquisados sobre este artigo:

  • porta formosa do templo (65)
  • porta formosa (27)
  • estudo sobre a porta formosa (22)
  • a porta formosa do templo (21)
  • o coxo da porta formosa (15)
  • estudo sobre a porta formosa do templo (12)
  • a porta formosa (2)
  • Pq a porta do templo chamava formosa?? (2)
  • passagem biblica sobre porta (2)
  • paparico na porta formosa biblia (2)
  • estudo biblico sobre o a porta chamada formosa (2)
  • passagem bíblica formosa (1)
  • o que é a porta formosa (1)
  • passagem templo formosa (1)
  • porta chamanda formosa historia biblica (1)
The following two tabs change content below.
Bacharel e Licenciatura em Matemática pela USJT-SP. Mestrado em Matemática pela PUC-SP. Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Estudos Bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, Mestrado em Liderança pela Andrews University. Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. Autor dos livros: Mokolóton, Mokolóton Extraterrestre, Keity e as Meninas, O Porquinho no Espelho, O Ursinho Chorão, A Campainha Luminosa, A Figurinha Roubada, O Pintinho Amarelinho e os Patinhos Nadadores, O Ursinho Chorão e Outras Histórias, Palavras que Transformam, Orações ao Senhor Deus, Poesias Evangélicas, Sonetos de José Guimarães.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

11 Respostas para A Porta Formosa do Templo de Jerusalém – Estudo da Bíblia

  1. Graça e Paz amado,acredito eu que este coxo não tinha fé porque ele vivia na situação de pedir esmolas ou seja mendigar e não buscava a cura. A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apostolo. Jesus disse ao seus seguidores no tocante aqueles que viriam a crer Nele. Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!
  2. Graça e Paz amado,acredito eu que este coxo não tinha fé porque ele vivia na situação de pedir esmolas ou seja mendigar e não buscava a cura. A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apostolo. Jesus disse ao seus seguidores no tocante aqueles que viriam a crer Nele. Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!
  3. Graça e Paz amado,acredito eu que este coxo não tinha fé porque ele vivia na situação de pedir esmolas ou seja mendigar e não buscava a cura. A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apostolo. Jesus disse ao seus seguidores no tocante aqueles que viriam a crer Nele. Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!
  4. A palavra é pura e verdadeira, esse homem o coxo era um homem de muita fé, na verdade percebemos q ele já esperava por essa cura, amém.
    • Adriano Queiroz Nascimento disse:
      Graça e paz amado !!! A Bíblia não relata que este coxo tinha fé ele foi curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, mediante a fé dos apostolo no nome de Jesus Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!Deus te abençoe sempre
  5. celso falinski disse:
    a porta se chamava formosa porque era revestida de ouro e prata por isso
  6. o maior valor para deus nao e o dinheiro sim a salvacao
  7. Marcos Paiva dos Santos disse:
    gostaria de um estudo aprofundado a respeito da porta formosa ou seja estudo histórico tal como por que se chamava porta formosa
    • Marcos, vou pesquisar sobre a porta formosa.

      A Bíblia cita muito pouco sobre essa porta.

      Mas lerei os livros correlatos, nas entrelinhas e publicarei um post neste blog.

      Aguarde

      José Guimarães

    • MARCOS BECARE disse:
      A Porta Formosa era assim chamada pelos seus ricos adornos, dava do átrio dos gentios para o átrio das mulheres, em frente do pórtico de Salomão (v. 11), que rodeava a zona do templo do lado Leste. Media 25m de altura por 21m de largura e era necessário o trabalho de vinte homens para abrí-la e fechá-la. Era de metal, toda coberta de ouro e prata.EVANG.MARCOS BECARI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>