Sandrinha - Músicas gospel - Clipes Oficiais

Músicas da cantora gospel evangélica Sandrinha em vídeos do YouTube. Leia Mais »

Ebook Salve Maria do Pastor Antônio Malta

Sinopse do livro Ebook Salve Maria, do Pastor Antônio Malta, história bíblica sobre a mãe de Jesus. Leia Mais »

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus, conforme Deus ditou a Seu servo Moisés e escreveu com o dedo na pedra da montanha. Leia Mais »

Bons pensamentos, mal pensamentos - Creia em Deus

Bons pensamentos, mal pensamentos, creia em Deus. Com Deus você estará seguro e terá sempre bons pensamentos. Leia Mais »

Jesus Salvador do Mundo - Acróstico de José Guimarães

Jesus Salvador do Mundo - Acróstico de José Guimarães com o nome de Jesus. Leia Mais »

 

A Porta Formosa do Templo

A Porta formosa do templo

Junto à porta Formosa do templo ficava um homem todos os dias para pedir esmola

Esse homem tinha um problema na perna que o paralisara desde o seu nascimento. Ou seja, ele nunca andou.

A Bíblia o cita como um homem coxo. O Dicionário Aurélio traz a informação de que coxo é o que coxeia. Diz ainda que se trata de um objeto a que se falta pé ou perna.

O verbo coxear por sua vez traz a informação de que é andar firmando o passo mais de um lado que de outro, em decorrência de uma deficiência física.

O ruim disso tudo é que coxear, mancar, capengar, caxingar e outros verbos que inventem traz a mente a ideia de alguém que tem problema no corpo. Ou seja, na locomoção do corpo.

Pois bem, o homem que ficava à porta Formosa do templo para pedir esmola fazia isso porque não tinha condições de trabalhar.

Como não andava era trazido para aquele lugar todos os dias, a fim de que pedisse esmola aos que passavam para se sustentar.

A Bíblia não explica se ele ganhava esmola o suficiente ou não. Só nos faz crer que ele era um homem de fé e que tinha desejo de ser curado. Caso contrário não daria atenção aos dois apóstolos de Jesus Cristo que se aproximaram dele.

Conforme escrevemos no post A Cura do Homem Coxo, Pedro e João pararam na frente dele, e ele pensou que lhe diriam dinheiro.

Entretanto, ao contrário, Pedro e João lhe disseram:

- Olhe para nós.

O homem olhou para eles esperando que lhe dessem algum dinheiro.
Porém, Pedro lhe disse:
- Não tenho prata nem ouro. Mas o que tenho, isto lhe dou.

Isto é, o apóstolo Pedro tinha a Palavra da cura, ensinada pelo Senhor Jesus Cristo. Então, ele disse:

- Em nome de Jesus, o nazareno, levanta-te e anda.

É importante notarmos nessa passagem bíblica que Pedro ajuda o homem a se levantar. Ou seja, não aguarda que ele tome a decisão e levante-se por si próprio. Pois estende a mão ao homem e ele a segura. Assim, com a ajuda de Pedro se põe de pé.

Esse gesto indica que se o homem não pegasse na mão de Pedro não se levantaria. Ficaria sentado à porta Formosa até que a morte o levasse. Porque jamais será curado.

Mas os escritores da Bíblia informam que ele se levantou e até saltou. Ainda, ao perceber que se firmava de pé, andou com naturalidade.

Então, entrou no templo com Pedro e João andando e saltando, e louvando a Deus.

Glória Senhor!

Atos 3.1-10

Muito obrigado por assinar nosso feed.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

Termos pesquisados sobre este artigo:

  • porta formosa do templo (65)
  • porta formosa (27)
  • estudo sobre a porta formosa (22)
  • a porta formosa do templo (21)
  • o coxo da porta formosa (15)
  • estudo sobre a porta formosa do templo (12)
  • a porta formosa (2)
  • Pq a porta do templo chamava formosa?? (2)
  • passagem biblica sobre porta (2)
  • paparico na porta formosa biblia (2)
The following two tabs change content below.
Bacharel e Licenciatura em Matemática pela USJT-SP. Mestrado em Matemática pela PUC-SP. Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Estudos Bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, Mestrado em Liderança pela Andrews University. Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. Autor dos livros: Mokolóton, O Porquinho no Espelho, O Ursinho Chorão, A Campainha Luminosa, A Figurinha Roubada, O Ursinho Chorão e Outras Histórias e Palavras que Transformam e Orações ao Senhor Deus.

11 Responses to A Porta Formosa do Templo

  1. Graça e Paz amado,acredito eu que este coxo não tinha fé porque ele vivia na situação de pedir esmolas ou seja mendigar e não buscava a cura. A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apostolo. Jesus disse ao seus seguidores no tocante aqueles que viriam a crer Nele. Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!
  2. Graça e Paz amado,acredito eu que este coxo não tinha fé porque ele vivia na situação de pedir esmolas ou seja mendigar e não buscava a cura. A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apostolo. Jesus disse ao seus seguidores no tocante aqueles que viriam a crer Nele. Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!
  3. Graça e Paz amado,acredito eu que este coxo não tinha fé porque ele vivia na situação de pedir esmolas ou seja mendigar e não buscava a cura. A cura do mendigo coxo foi realizada pelo poder de Cristo operando através dos apostolo. Jesus disse ao seus seguidores no tocante aqueles que viriam a crer Nele. Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!
  4. A palavra é pura e verdadeira, esse homem o coxo era um homem de muita fé, na verdade percebemos q ele já esperava por essa cura, amém.
    • Adriano Queiroz Nascimento disse:
      Graça e paz amado !!! A Bíblia não relata que este coxo tinha fé ele foi curado pelo poder do nome de Jesus Cristo, mediante a fé dos apostolo no nome de Jesus Em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão Marcos 16 : 17,18. Há pode no nome de Jesus!!!Deus te abençoe sempre
  5. celso falinski disse:
    a porta se chamava formosa porque era revestida de ouro e prata por isso
  6. o maior valor para deus nao e o dinheiro sim a salvacao
  7. Marcos Paiva dos Santos disse:
    gostaria de um estudo aprofundado a respeito da porta formosa ou seja estudo histórico tal como por que se chamava porta formosa
    • Marcos, vou pesquisar sobre a porta formosa.

      A Bíblia cita muito pouco sobre essa porta.

      Mas lerei os livros correlatos, nas entrelinhas e publicarei um post neste blog.

      Aguarde

      José Guimarães

    • MARCOS BECARE disse:
      A Porta Formosa era assim chamada pelos seus ricos adornos, dava do átrio dos gentios para o átrio das mulheres, em frente do pórtico de Salomão (v. 11), que rodeava a zona do templo do lado Leste. Media 25m de altura por 21m de largura e era necessário o trabalho de vinte homens para abrí-la e fechá-la. Era de metal, toda coberta de ouro e prata.EVANG.MARCOS BECARI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>