Jesus expulsa os Mercadores e purifica o Templo

Jesus expulsa os Mercadores e purifica o Templo. Estudo da Bíblia que mostra quando Jesus faz um chicote de corda e entra no templo, muito zangado.

Jesus Expulsa os Mercadores e Purifica o Templo

Muitas pessoas pesquisam nos buscadores se Jesus fez um chicote de cordas para expulsar os mercadores e vendilhões do templo.

Já vimos alguns filmes sobre a vida de Jesus que mostram o Mestre, muito zangado, com um chicote a bater nas costas das pessoas. Nenhuma dessas pessoas reagem. Ao contrário, saem correndo e fogem do Filho de Deus, deixando ali suas coisas que seriam vendidas ao povo.

Os três livros pesquisados do Evangelho são: Mateus, Marcos e Lucas. Mas quando chegamos ao quarto livro do Evangelho, o livro de João, conforme nos lembrou o irmão Giovani Ribeiro da Fonseca, nos comentários deste post, Jesus fez sim um chicote de cordas.

No entanto, o que está escrito nos três primeiros livros do Evangelho citados é que o Mestre, logo após a entrada triunfal em Jerusalém, vai ao templo.

Mas no livro de João, encontramos:

“13. Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu para Jerusalém.

“14. Achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas assentados.

“15. Tendo feito um chicote de cordas, lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas; espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas,

“16. e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa de meu Pai em mercado!

“17. Seus discípulos lembraram-se de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.”

João 2.13-17

Note você que Jesus, ao entrar no templo, isto é, na casa de Deus, encontra um cenário de longe muito diferente daquele que deveria realmente encontrar. A casa de Deus é casa de oração. Não é, portanto casa onde se vende de tudo. Isto é, a casa de Deus deve receber pessoas que vão à igreja para orar, não para vender objetos. Bem, ainda que sejam referentes ao evangelho.

A Bíblia diz que estavam no templo vendedores de pombas e seus compradores. Decerto também se encontravam vendedores de outros objetos. O local devia parecer um mercado e não um templo.

A fim de impor ordem no local, Jesus expulsa os vendedores, compradores, e eles correram levando algumas mercadorias e deixando seus pertences.

Então, Jesus derruba as e cadeiras que encontra no seu caminho.

As pessoas corriam dali por saberem que agiam de maneira errada. Pois o templo de Deus é casa de oração. E não lugar de vender objetos e receber dinheiro em troca deles. Lembrando-lhe aqui que o comércio tanto pode ser legal, quanto ilegal, ninguém deveria praticá-lo dentro da igreja.

Daí, Jesus diz àqueles homens e mulheres que o ouviam:

— Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

Não consta também em nenhum dos três livros do evangelho que Jesus estivesse muito zangado. O que consta é que se aproximaram dele muitos cegos e coxos e Ele os curou.

É claro que a atitude de Jesus era vista pelos sacerdotes e escribas como uma ofensa a eles. Pois ao verem as crianças clamarem no templo: “Hosana ao Filho de Davi”, ficaram indignados.

Eles se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram:

— Ouve o que estes dizem?

Respondeu-lhes Jesus:

— Sim. Nunca lestes: Da boca de crianças e pequeninos tiraste perfeito louvor?

Depois disso, Jesus saiu da cidade e foi para Betânia. Lá passaria a noite.

Mateus 21.12-17
Marcos 11.15-18
Lucas 19.45-48

João 2.13-17

Contos e Estudos Bíblicos

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelos doentes... É o que José Guimarães e Silva faz,, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

5 comentários deixe um →

  1. Luiz Fabio

    Bom dia.
    Se não me falha a memória os fiéis que que viam ao templo para adoara a Deus deveriam trazer seu sacrifício, não lembro os detalhes mas gado e os mais pobres aves certo. E esses deveriam ser criados por essas pessoas, bem tratados e perfeitos. Sacrifício agradável a Deus. Esses vendedores descompromissados vendiam esses animais criados de qualquer maneira, e as pessoas não tinham compromisso mais com Deus, faziam a coisa de qualquer maneira. Virou uma bagunça, um culto sem inteireza de coração, mecânico, automático. Faziam as coisas de qualquer maneira. Se afastando assim dos propósitos e verdades de Deus.

    Responder
    • Olá Luiz Fabio

      Muito bom seu posicionamento. Com certeza gerará discussão aqui.

      Nós estudamos a Bíblia sempre com o intuito de aprender mais.

      Grato por sua visita e comentário.

      José Guimarães

      Responder
  2. Giovani Ribeiro da Fonseca

    Queridos,no evangelho de João cp 2:17 Diz o zelo pela tua casa me devorará.Precisamos ter o mesmo zelo que o Senhor teve pela casa de Deus,pois,alí é um lugar de adoração ao Eterno, e Ele exige respeito,amados Ele se deleita em nós,quando o adoramos de todo o nosso coração.Como é bom estarmos em sua casa,sentir a sua presença e ouvir a sua vós,Ele fala com vc não temas que Eu te ajudo,eu te esforço;não te assombres ,porque eu sou o teu Deus e te sustento com adestra da minha justiça…

    Responder
  3. Giovani Ribeiro da Fonseca

    Meu prezado,vc,não leu a narrativa do quarto evangelho cp 2 vs 13a17,que diz que Jesus fez um azorrague de cordeis e colocou os vendilhões do templo para fora?
    Jesus não tolera,que o templo de adoração,seja profanado,Ele exige,respeito em sua casa,muitos querem fazer da casa de Deus,parque de diversão para seus filhinhos,correrem ,mascar chicletes,tirar a atenção dos irmãos que querem adorar a Deus e ninguem,pode falar nada,cuidado,vão se converter,rebeldes,o Mestre está com o azorrague na mão.Não briquem,a casa de Deus é um lugar sagrado.

    Responder
    • Guimarães

      Olá Giovani Ribeiro da Fonseca

      Seu comentário é louvável pois me mostrou o evangelho de João, capítulo 2, versos 13 a 17.

      De fato, em nossa Bíblia consta que Jesus fez um chicote de cordas e depois se lançou contra os vendedores do templo.

      Criaremos outro post para mostrar o texto do quarto evangelho.

      A Paz do Senhor!

      Responder

Leave a comment