Jesus expulsa os Mercadores e purifica o Templo

Jesus expulsa os Mercadores e purifica o Templo. Estudo da Bíblia que mostra quando Jesus faz um chicote de corda e entra no templo, muito zangado.

Jesus Expulsa os Mercadores e Purifica o Templo

Muitas pessoas pesquisam nos buscadores se Jesus fez um chicote de cordas para expulsar os mercadores e vendilhões do templo.

Já vimos alguns filmes sobre a vida de Jesus que mostram o Mestre, muito zangado, com um chicote a bater nas costas das pessoas. Nenhuma dessas pessoas reagem. Ao contrário, saem correndo e fogem do Filho de Deus, deixando ali suas coisas que seriam vendidas ao povo.

Os três livros pesquisados do Evangelho são: Mateus, Marcos e Lucas. Mas quando chegamos ao quarto livro do Evangelho, o livro de João, conforme nos lembrou o irmão Giovani Ribeiro da Fonseca, nos comentários deste post, Jesus fez sim um chicote de cordas.

No entanto, o que está escrito nos três primeiros livros do Evangelho citados é que o Mestre, logo após a entrada triunfal em Jerusalém, vai ao templo.

Mas no livro de João, encontramos:

“13. Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu para Jerusalém.

“14. Achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas assentados.

“15. Tendo feito um chicote de cordas, lançou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas; espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas,

“16. e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa de meu Pai em mercado!

“17. Seus discípulos lembraram-se de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.”

João 2.13-17

Note você que Jesus, ao entrar no templo, isto é, na casa de Deus, encontra um cenário de longe muito diferente daquele que deveria realmente encontrar. A casa de Deus é casa de oração. Não é, portanto casa onde se vende de tudo. Isto é, a casa de Deus deve receber pessoas que vão à igreja para orar, não para vender objetos. Bem, ainda que sejam referentes ao evangelho.

A Bíblia diz que estavam no templo vendedores de pombas e seus compradores. Decerto também se encontravam vendedores de outros objetos. O local devia parecer um mercado e não um templo.

A fim de impor ordem no local, Jesus expulsa os vendedores, compradores, e eles correram levando algumas mercadorias e deixando seus pertences.

Então, Jesus derruba as e cadeiras que encontra no seu caminho.

As pessoas corriam dali por saberem que agiam de maneira errada. Pois o templo de Deus é casa de oração. E não lugar de vender objetos e receber dinheiro em troca deles. Lembrando-lhe aqui que o comércio tanto pode ser legal, quanto ilegal, ninguém deveria praticá-lo dentro da igreja.

Daí, Jesus diz àqueles homens e mulheres que o ouviam:

— Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

Não consta também em nenhum dos três livros do evangelho que Jesus estivesse muito zangado. O que consta é que se aproximaram dele muitos cegos e coxos e Ele os curou.

É claro que a atitude de Jesus era vista pelos sacerdotes e escribas como uma ofensa a eles. Pois ao verem as crianças clamarem no templo: “Hosana ao Filho de Davi”, ficaram indignados.

Eles se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram:

— Ouve o que estes dizem?

Respondeu-lhes Jesus:

— Sim. Nunca lestes: Da boca de crianças e pequeninos tiraste perfeito louvor?

Depois disso, Jesus saiu da cidade e foi para Betânia. Lá passaria a noite.

Mateus 21.12-17
Marcos 11.15-18
Lucas 19.45-48

João 2.13-17

Contos e Estudos Bíblicos

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

5 comentários deixe um →

  1. Luiz Fabio

    Bom dia.
    Se não me falha a memória os fiéis que que viam ao templo para adoara a Deus deveriam trazer seu sacrifício, não lembro os detalhes mas gado e os mais pobres aves certo. E esses deveriam ser criados por essas pessoas, bem tratados e perfeitos. Sacrifício agradável a Deus. Esses vendedores descompromissados vendiam esses animais criados de qualquer maneira, e as pessoas não tinham compromisso mais com Deus, faziam a coisa de qualquer maneira. Virou uma bagunça, um culto sem inteireza de coração, mecânico, automático. Faziam as coisas de qualquer maneira. Se afastando assim dos propósitos e verdades de Deus.

    Responder
    • Olá Luiz Fabio

      Muito bom seu posicionamento. Com certeza gerará discussão aqui.

      Nós estudamos a Bíblia sempre com o intuito de aprender mais.

      Grato por sua visita e comentário.

      José Guimarães

      Responder
  2. Giovani Ribeiro da Fonseca

    Queridos,no evangelho de João cp 2:17 Diz o zelo pela tua casa me devorará.Precisamos ter o mesmo zelo que o Senhor teve pela casa de Deus,pois,alí é um lugar de adoração ao Eterno, e Ele exige respeito,amados Ele se deleita em nós,quando o adoramos de todo o nosso coração.Como é bom estarmos em sua casa,sentir a sua presença e ouvir a sua vós,Ele fala com vc não temas que Eu te ajudo,eu te esforço;não te assombres ,porque eu sou o teu Deus e te sustento com adestra da minha justiça…

    Responder
  3. Giovani Ribeiro da Fonseca

    Meu prezado,vc,não leu a narrativa do quarto evangelho cp 2 vs 13a17,que diz que Jesus fez um azorrague de cordeis e colocou os vendilhões do templo para fora?
    Jesus não tolera,que o templo de adoração,seja profanado,Ele exige,respeito em sua casa,muitos querem fazer da casa de Deus,parque de diversão para seus filhinhos,correrem ,mascar chicletes,tirar a atenção dos irmãos que querem adorar a Deus e ninguem,pode falar nada,cuidado,vão se converter,rebeldes,o Mestre está com o azorrague na mão.Não briquem,a casa de Deus é um lugar sagrado.

    Responder
    • Guimarães

      Olá Giovani Ribeiro da Fonseca

      Seu comentário é louvável pois me mostrou o evangelho de João, capítulo 2, versos 13 a 17.

      De fato, em nossa Bíblia consta que Jesus fez um chicote de cordas e depois se lançou contra os vendedores do templo.

      Criaremos outro post para mostrar o texto do quarto evangelho.

      A Paz do Senhor!

      Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: