Milagre do Profeta Eliseu – A Morte dos Homens estava na panela

Milagre do Profeta EliseuA Morte dos homens estava na panela. História bíblica encontrada no livro do Velho Testamento, 2 Reis.

Morte na panela

Milagre do profeta Eliseu, que narra uma passagem bíblica em que a morte dos homens de Gilgal estava na panela.

Vamos primeiro responder à pergunta:

Quem era Eliseu?

Eliseu era um profeta israelita, citado no livro Velho Testamento, no livro 2 Reis 2-13. Era discípulo do profeta Elias. Ficou conhecido na Bíblia por causa de seus milagres.

Serviu Israel sob o mandato de quatro reis e foi considerado salvador do povo judeu.

Pois bem, essa passagem bíblica muito comovente e interessante, do livro 2 Reis 4, relata mais um milagre do profeta de Deus, diante dos homens que talvez nem acreditassem nele.

A Bíblia relata esse milagre que aconteceu exatamente diante dos homens que estavam na localidade chamada Gilgal.

Gilgal é citada na Bíblia, no livro de Josué 4.19 como sendo uma cidade localizada além do rio Jordão, que fica a oeste de Jericó.

O retorno de Eliseu a Gilgal

A Bíblia diz que estando o profeta Eliseu em outras localidades, retornou certo dia a Gilgal, e encontrou ali pessoas com muita fome.

Os filhos dos profetas se assentaram diante dele. Então disse o profeta milagroso a um deles:

— Põe a panela ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.

O significado de lume é fogo, segundo o Dicionário Aurélio. Quis, então dizer o profeta aos rapazes: Ponha a panela com água no fogo.

Um dos rapazes saiu em volta, no campo, à procura de ervas. Porém, tudo o que encontrou foi uma videira brava. Era videira é venenosa.

Só que o rapaz, mesmo assim, colheu da videira a sua capa cheia de colocíntidas. A Bíblia diz que ele não sabia que essa planta era venenosa. (Leia o  terceiro versículo logo abaixo).

O que é colocíntida?

Contudo, vamos agora saber o que é colocíntida, conforme explicações encontradas no Dicionário Aurélio.

Definição: Colocíntida, o mesmo que coloquíntida é uma trepadeira ornamental da família das cucurbitáceas (Cucúrbita pepo), de flores com corola amarela e monopétala, e frutos com manchas amarelas e verde-escuras, de várias formas.

O fruto da colocíntida é venenoso e é comum na cidade de gilgal, em Israel. Segundo o Dicionário Informal, tem gosto amargo e é encontrada nas regiões arenosas perto do Mar Mediterrâneo e do Mar Morto.

A palavra colocíntida aparece nesses versículos bíblicos:

“O cedro da casa por dentro era lavrado de colocíntidas e flores abertas; tudo era cedro, pedra nenhuma se via” (1 Reis 6.18).

“Por baixo da sua borda em redor, havia colocíntidas, dez em cada côvado; estavam em duas fileiras, fundidas quando se fundiu o mar” (1 Reis 7.24).

“Então, um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela enchendo sua capa de colocíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo; porque não as conheciam” (2 Reis 4.39).

Fontes: Dicionário Aurélio e Dicionário Informal

O servo de Eliseu traz a erva do campo

O rapaz retornou do campo, cortou a erva em pedaços e os colocou na panela. Esta já estava com água fervendo no fogo.

Nenhum dos homens sabia o que estava dentro da panela fumegante, além da água.

Portanto, os moços tiraram do caldo fumegante da panela para dar de comer aos homens.

Todavia, quando os homens começaram a comer daquele caldo, descobriram que era venenoso e clamaram ao profeta Eliseu:

— Homem de Deus, há morte na panela!

Ou seja, seria como se dissessem ao profeta: “Você nos dá uma comida venenosa?”

Como imediata providência, pararam de comer daquele caldo que com certeza os mataria logo após.

Eliseu ordena

Eliseu, no entanto, sem se afligir, diz a um de seus moços:

— Trazei farinha.

A Bíblia não explica se a farinha era de mandioca ou de milho.

Só menciona que o moço trouxe a farinha.

E profeta a colocou na panela. Ou seja, fez um mingau verde. (Que delícia! Dá para lembrar de caldo de couve com farinha.)

Ora, se o caldo era venenoso sem farinha, com a farinha continuaria venenoso do mesmo jeito. Correto? Você concorda ou discorda?

Porém, para Eliseu não era. Por que ele tinha tanta certeza disso? Porque confiava em Deus.

Ele disse com muita certeza do que fazia aos moços:

— Tirai de comer para o povo.

Ou seja, eles se encarregariam de tirar do caldo da panela e de distribuir aos homens que já estavam havia muito tempo famintos.

Entendemos assim que se, caso os homens morressem, a culpa seria deles, que obedeceram a ordem do profeta, em vez de a contestar.

Entretanto, descobriram que não havia mal nenhum na panela. Ou seja, o caldo deixou de ser venenoso. Ou o veneno perdeu o poder de matar aqueles homens.

A Bíblia relata essa história como sendo um milagre.

A história continua

Nesse instante, um homem veio de Baal-Salisa trazendo ao homem de Deus (Eliseu) pães das primícias. Eram, na verdade, vinte pães de cevada e grãos novos de trigo.

Disse Eliseu ao seu servo:

— Dá ao povo, para que coma.

O moço logo lhe respondeu:

— Como hei de pôr tão poucos pães e grãos de trigo diante de cem homens?

Respondeu-lhe Eliseu:

— Dá-o ao povo, para que coma. Pois assim diz o Senhor: Comerão e ainda sobrará.

O moço obedeceu a ordem do profeta e pôs os pães, e os grãos de trigo diante dos cem homens.

Tudo nos leva a crer que se cada homem dividisse um pão em três pedaços, os pães dariam para alimentar noventa homens. Ficariam sem comer ainda dez. Fora o profeta Eliseu e os rapazes que eram discípulos dele.

Mas a Bíblia relata que todos os mais de cem homens comeram daqueles pães. E ainda sobraram, conforme afirma a Palavra do Senhor.

2 Reis 4.38-44

Curiosidade: Nome da praia que aparece nas imagem: Mamaia Beach

E você, acredita no milagre do profeta Eliseu?

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

17 comentários deixe um →

  1. Creusa Giacomini

    Bom dia, a Paz de CRISTO, incrível estava lendo 2Reis pois me interesso em conhecer mais sobre Elias e por querer saber o significado da Definição: Colocíntida, por meio do google acabei me direcionando a esta pagina onde obtive maiores esclarecimento do capitulo que estava lendo. Como sou grata a DEUS por capacitar servos a nos trazer o esclarecimento de palavra Bíblia.
    Estarei lendo mais pois obtém maior esclarecimento qdo se tem um estudo esclarecedor.
    Origado JESUS CRISTO continue capacitando mais e mais.

    Responder
    • Olá Creusa Giacomini

      Muito obrigado por suas palavras explicativas sobre o que procurava no Google e encontrou aqui.

      Que o Pai Celestial nos permita estudar mais. Aprender mais e compartilhar o que aprendemos com nossos irmãos.

      Em Jesus
      José Guimarães

      Responder
  2. Simone Pereira

    A farinha era de trigo ou de cevada e fazia referência a Jesus Cristo que é o pão da vida. Onde é pregada à verdadeira palavra (João 1:1), o veneno vai embora. O trigo/cevada teve poder de neutralizar o veneno da palavra que não produz salvação e não fala da cruz de Cristo. Referência trigo e cevada : Levitico 23 ( Festa das Primícias e Festa de Pentecostes).

    Responder
  3. vou ministrar sobre essa passagem dia 18 em uma festividade vai ser forte … honra e gloria ao senhor….

    Responder
  4. É sempre muito bom continuar aprendendo a Palavra transformadora e salvadora de Deus! Continuem, não parem, e o Senhor os exaltará no momento certo!

    Responder
  5. eu aprendi muito sobre eliseu foi uma benção participar desse estudos parabens a paz do senhor jesus

    Responder
  6. e muito bom estudar a palavra do senhor

    Responder
  7. A panela é ocente , o veneno o carate de cada um, quando abre a boca mostra qual o tipo de palavra que sai serve para matar como tambem para mater isso (onde estar sua fé) a sua fe trasforma maldiçao em benção.

    Responder
  8. A panela é ocente , o veneno o carate de cada um, quando abre a boca mostra qual o tipo de palavra que sai serve para matar como tambem para mater isso (onde estar sua fé) a sua fe trasforma maldiçao em benção.

    Responder
  9. aprendemos algo interessante sobre eliseu e elias, o exemplo de elias trouse interesse a elizeu querem porção dobrada do seu espirito,
    mas aprendemos tambem, que elizeu pra obter essa vitoria teria que aprender algumas lições, primeiro esta onde elias estivesse nno momento de seu arrebatamneto, segundo, teria que seguilo a gilgal, jerico betel e ainda atravessar o jordão, so assim receberemos o que deus pra nos da

    Responder
  10. Missionario Dyouvane

    a panela é a igreja, os filhos dos profetas é o povo, e o veneno é o mundo mais o profeta elizeu é o remanescente que Deus vai levantar para trazer a farinha que é a palavra.

    Responder
  11. bem, assim, muitas igreja estão sendo envenenadas , porque seu lideres , não tem mais paladar, estão de oculos escuro não veem nada e a igrejamorrendo que pena

    Responder
  12. Deus é maravilhoso .

    Responder
    • José Guimarães

      Olá Ene Camargo

      Deus é realmente magnífico.
      Provê todas as nossas necessidades.
      Devemos crer muito nisso.

      Muito obrigado por visitar e comentar no blog Contos e Estudos Bíblicos.

      Responder
  13. é uma excelente história que nos trás, hoje, grande significado – Deus tem nos dado mais que suficiente.

    Responder
  14. leone pereira sobrinho

    amigo gostei muito e gostaria sempre de estar sempre lendo os estudos de vcs. a paz do senhor e fique com deus

    Responder
    • José Guimarães

      Olá Leone Pereira

      Muito bom saber que você gosta do conteúdo do blog Contos Bíblicos.

      Que Deus o abençoe, sempre.

      Muito obrigado pela visita e comentário.

      Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: