O Jovem Daniel e o Rei Nabucodonosor

em Contos Bíblicos, Daniel

O jovem Daniel e o Rei Nabucodonosor. História da Bíblia, Velho ou Antigo Testamento. Como o rei de Babilônia levou jovens para sua Corte.

Daniel é Levado por Arioque à Presença do Rei Nabucodonosor e lhe conta o sonho. Assim como a interpretação que lhe foi dada por Deus.

Vimos no post Deus revela o mistério do sonho do Rei a Daniel que este pediu a Arioque para levá-lo à presença do rei.

Então Arioque mais que depressa levou Daniel à presença do Rei Nabucodonosor e lhe disse:

— Achei um dentre os filhos dos cativos de Judá, o qual fará saber ao rei a interpretação.

O SONHO DO REI NABUCODONOSOR

Caso você não tenha lido os posts anteriores sobre o assunto, o Rei Nabucodonosor tivera um sonho, porém não se lembrava de nada do que havia sonhado. Então ele determinou aos sábios da corte que, além de lhe dizer qual fora o sonho, o interpretasse. Nenhum dos sábios ou adivinhos da corte conseguia fazer isso. O rei decretou então a morte de todos os doutores ou sábios da corte. Daniel se propôs a livrá-los da morte, pediu um tempo apenas para que pudesse levar o caso ao Senhor Deus.

Voltando à passagem bíblica de hoje, Daniel é levado à presença do rei e fica diante dele. Ah, vale lembrá-lo também que o nome verdadeiro de Daniel era Beltessazar, antes de ser trazido com outros jovens ao castelo de Nabucodonosor.

daniel e o rei nabucodonosor

Daniel e o Rei Nabucodonosor

Imagem meramente ilustrativa

Disse o Rei Nabucodonosor a Daniel:

— Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?

Daniel respondeu com sabedoria ao rei:

— O mistério que o rei requer, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhos podem descobrir ao rei.

É claro que essa resposta não interessava ao rei. Aliás, disso ele já sabia. Por esse motivo havia decretado a morte de todos os seus súditos. Ou seja, dos que deveriam adivinhas o conteúdo do seu sonho e ainda sua interpretação. Situação conflitante, não é? Mas Daniel decidiu intervir a favor dos condenados a morte.

PALAVRAS DE DANIEL

Daniel disse ao rei:

— Mas há um Deus nos céus, o qual revela mistérios, ele fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça na tua cama são estas: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos ao que há de ser depois disto. Aquele que revela mistérios te fez saber o que há de ser. (Isto é, Deus é Aquele que revela mistérios, citado por Daniel.)

Quanto a mim, me foi revelado este mistério, não porque eu tenha mais sabedoria do que todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.

Tu, ó rei, estavas olhando, e viste uma grande estátua. Esta estátua, que era grande e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti, e a sua aparência era terrível.

A cabeça da estátua era de ouro fino, o seu peito e os seus braços de prata, o seu ventre e as suas coxas de bronze, as suas pernas de ferro, os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.

Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxilio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.

Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles. Mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte, e encheu toda a terra.

Este é o sonho, também a interpretação dele diremos na presença do rei.

A INTERPRETAÇÃO DO SONHO

— Tu, ó rei, és rei de reis, a quem o Deus do céu deu o reino, o poder, a força e a majestade, em cujas mãos ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céu, e fez que dominasses sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.

Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu, e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.

O quarto reino será forte como o ferro; pois, como o ferro esmiúça e quebra tudo, como o ferro quebra todas as coisas, ele esmiuçará e quebrará.

Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de oleiro.

Como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.

Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de oleiro, misturar-se-ão pelo casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.

Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído. Este reino não passará a outro povo, mas esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre.

Como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxilio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disso. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

Assim Daniel contou o sonho do rei e logo em seguida a interpretação dele.

O rei Nabucodonosor caiu no chão com o rosto em terra e adorou a Daniel. Ordenou em seguida que lhe oferecessem cereais e perfumes suaves.

O REI ACREDITA

Respondeu o rei a Daniel:

— Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.

Depois disso o rei engrandeceu a Daniel e lhe deu muitas e grandes dádivas. E o transformou em governador de toda a província de Babilônia, com também no principal governador de todos os sábios de Babilônia.

Mais tarde, a pedido de Daniel, o rei transformou em superintendentes sobre os negócios da província de Babilônia aos três amigos de Daniel. Ou seja, a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Depois disso, Daniel permaneceu na corte real.

Daniel 2.25-49

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter.

Curta a página de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

4 comentários deixe um →

  1. cosme paulo

    muito bom

    Responder
  2. josineide santos de frança

    k Deus abençoe todos voces

    Responder
    • J Guimarães@Contos e Estudos Bíblicos

      Olá Josineide

      Muito obrigado por sua visita e comentário.

      Que Deus nos ajude a vencer os obstáculos que encontramos em nosso caminho diário.

      Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: