O Jovem Daniel e o Rei Nabucodonosor

em Contos Bíblicos, Daniel

O jovem Daniel e o Rei Nabucodonosor. História da Bíblia, Velho ou Antigo Testamento. Como o rei de Babilônia levou jovens para sua Corte.

Daniel é Levado por Arioque à Presença do Rei Nabucodonosor e lhe conta o sonho. Assim como a interpretação que lhe foi dada por Deus.

Vimos no post Deus revela o mistério do sonho do Rei a Daniel que este pediu a Arioque para levá-lo à presença do rei.

Então Arioque mais que depressa levou Daniel à presença do Rei Nabucodonosor e lhe disse:

— Achei um dentre os filhos dos cativos de Judá, o qual fará saber ao rei a interpretação.

O SONHO DO REI NABUCODONOSOR

Caso você não tenha lido os posts anteriores sobre o assunto, o Rei Nabucodonosor tivera um sonho, porém não se lembrava de nada do que havia sonhado. Então ele determinou aos sábios da corte que, além de lhe dizer qual fora o sonho, o interpretasse. Nenhum dos sábios ou adivinhos da corte conseguia fazer isso. O rei decretou então a morte de todos os doutores ou sábios da corte. Daniel se propôs a livrá-los da morte, pediu um tempo apenas para que pudesse levar o caso ao Senhor Deus.

Voltando à passagem bíblica de hoje, Daniel é levado à presença do rei e fica diante dele. Ah, vale lembrá-lo também que o nome verdadeiro de Daniel era Beltessazar, antes de ser trazido com outros jovens ao castelo de Nabucodonosor.

daniel e o rei nabucodonosor

Daniel e o Rei Nabucodonosor

Imagem meramente ilustrativa

Disse o Rei Nabucodonosor a Daniel:

— Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?

Daniel respondeu com sabedoria ao rei:

— O mistério que o rei requer, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhos podem descobrir ao rei.

É claro que essa resposta não interessava ao rei. Aliás, disso ele já sabia. Por esse motivo havia decretado a morte de todos os seus súditos. Ou seja, dos que deveriam adivinhas o conteúdo do seu sonho e ainda sua interpretação. Situação conflitante, não é? Mas Daniel decidiu intervir a favor dos condenados a morte.

PALAVRAS DE DANIEL

Daniel disse ao rei:

— Mas há um Deus nos céus, o qual revela mistérios, ele fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça na tua cama são estas: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos ao que há de ser depois disto. Aquele que revela mistérios te fez saber o que há de ser. (Isto é, Deus é Aquele que revela mistérios, citado por Daniel.)

Quanto a mim, me foi revelado este mistério, não porque eu tenha mais sabedoria do que todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.

Tu, ó rei, estavas olhando, e viste uma grande estátua. Esta estátua, que era grande e cujo esplendor era excelente, estava em pé diante de ti, e a sua aparência era terrível.

A cabeça da estátua era de ouro fino, o seu peito e os seus braços de prata, o seu ventre e as suas coxas de bronze, as suas pernas de ferro, os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.

Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxilio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.

Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles. Mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte, e encheu toda a terra.

Este é o sonho, também a interpretação dele diremos na presença do rei.

A INTERPRETAÇÃO DO SONHO

— Tu, ó rei, és rei de reis, a quem o Deus do céu deu o reino, o poder, a força e a majestade, em cujas mãos ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céu, e fez que dominasses sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro.

Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu, e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.

O quarto reino será forte como o ferro; pois, como o ferro esmiúça e quebra tudo, como o ferro quebra todas as coisas, ele esmiuçará e quebrará.

Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de oleiro.

Como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.

Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de oleiro, misturar-se-ão pelo casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.

Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído. Este reino não passará a outro povo, mas esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre.

Como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxilio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disso. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

Assim Daniel contou o sonho do rei e logo em seguida a interpretação dele.

O rei Nabucodonosor caiu no chão com o rosto em terra e adorou a Daniel. Ordenou em seguida que lhe oferecessem cereais e perfumes suaves.

O REI ACREDITA

Respondeu o rei a Daniel:

— Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.

Depois disso o rei engrandeceu a Daniel e lhe deu muitas e grandes dádivas. E o transformou em governador de toda a província de Babilônia, com também no principal governador de todos os sábios de Babilônia.

Mais tarde, a pedido de Daniel, o rei transformou em superintendentes sobre os negócios da província de Babilônia aos três amigos de Daniel. Ou seja, a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Depois disso, Daniel permaneceu na corte real.

Daniel 2.25-49

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter.

Curta a página de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães e Silva faz questão da fazer, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

4 comentários deixe um →

  1. cosme paulo

    muito bom

    Responder
  2. josineide santos de frança

    k Deus abençoe todos voces

    Responder
    • J Guimarães@Contos e Estudos Bíblicos

      Olá Josineide

      Muito obrigado por sua visita e comentário.

      Que Deus nos ajude a vencer os obstáculos que encontramos em nosso caminho diário.

      Responder

Leave a comment