Três Rapazes Desobedecem a Ordem do Rei Nabucodonosor

em Contos bíblicos, Daniel

PASSAGEM BÍBLICA DO LIVRO DE DANIEL, SOBRE: SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO

O rei Nabucodonosor determina a morte na fornalha ardente a quem desobedecer sua ordem. Três rapazes desobedecem e o rei se enfurece.

Vamos ver agora como acontece essa impressionante história bíblica:

SOBRE A ESTÁTUA

Conforme vimos no post anterior, o rei Nabucodonosor ergueu a estátua de ouro gigante no local chamado Campo de Dutra e exigiu que todos se ajoelhassem e a adorassem.

A estátua majestosa de Nabucodonosor não tinha nome. A Bíblia só explica que ela era realmente muito alta e devia ser vista de praticamente todos os lugares da cidade.

Entretanto, como dissemos naquele estudo bíblico, nem todos se ajoelharam. Alguns homens disseram que não se ajoelhariam nunca, porque acreditavam no Deus único, verdadeiro, não em ídolos, conforme o rei queria que todos acreditassem.

Considere ler nosso post O Rei Nabucodonosor e a Estátua de Ouro.

tres-rapazes-desafiam-rei-nabucodonosor

OS ASTRÓLOGOS DENUNCIAM OS RAPAZES AO REI

O rei era, portanto, um idólatra e queria que todos os habitantes da Babilônia também fossem. Como alguns homens recusaram seguir a ordem do rei, alguns astrólogos correram até ele e acusaram os judeus. Esses homens disseram ao rei:

– Ó rei, vive eternamente!

Imagine só o que eles foram contar ao rei:

– Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da citara, do saltério, e da gaita de foles, e de toda s sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro, e qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado na fornalha de fogo ardente.

Eles incendiaram a ira do rei, para depois continuarem suas acusações:

– Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti. A teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que tu levantaste.

O REI DETERMINA A VINDA DOS TRÊS RAPAZES ATÉ ELE

Então, o rei Nabucodonosor que já estava com a ira pra lá de elevada, se enfureceu ainda mais. Isto é, encheu-se de furor e mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Sem demora, esses três homens foram levados à presença do rei.

Disse-lhes de maneira autoritária o rei Nabucodonosor:

– É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis aos meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?

O rei fez a pergunta acima aos três rapazes. Mas não se preocupou em ouvir a resposta deles. Seu interesse era mais que isso, impor sua autoridade de rei. Isto é, obrigar os três a se ajoelharem ali, no lugar onde estavam, na frente dele, como três servos obedientes e temerosos fariam. Disse-lhes o rei:

– Agora, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da citara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é. Mas se não a adorardes, sereis lançados,na mesma hora, na fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

O DESAFIO DO REI AO DEUS DOS TRÊS RAPAZES

Repare só o desafio que o rei lança ao Deus dos três rapazes.

Então, responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, ao rei Nabucodonosor, praticamente ao mesmo tempo:

– Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

Isto é, decidiram não dar explicações ao curioso rei como o Senhor Deus os livraria das mãos dele. Continuaram:

– Se formos lançados na fornalha de fogo ardente, o nosso Deus, a quem nós servimos, pode livrar-nos dela, e ele nos livrará da tua mão, ó rei.

Imagine a raiva que o rei acumulava dentro de seu ser pequeno, diante do poder de Deus. Para enfurecê-lo mais ainda, os rapazes continuaram:

– Se o nosso Deus não nos livrar da fornalha ardente, fique sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Bem, que dizer do rei nessas alturas? Ele se encheu de furor e mudou o aspecto de seu rosto contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que era do costume. Ou seja, a fornalha espalharia um calor tão grande que queimaria tudo que estivesse em volta dela.

Sem pensar ou se arrepender do erro que cometia, o rei Nabucodonosor ordenou aos homens mais fortes do seu exercito que amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego para os lançaram em seguida na fornalha de fogo ardente.

Daniel 3.8.20

Esta história bíblica continua nos próximos posts, de modo a completar os textos anteriores.

Em tempo: O teor dessa história mostra o quanto confiar em Deus é importante. Imagine você quantas pessoas se ajoelhavam diante da estátua, sem acreditar nos deuses do imponente rei. Mas também por medo de dizer que não se ajoelhariam, como fizeram Sadraque, Mesaque e Abede Nego.

Foto: Vista aérea de um campo de Nova Zelândia.

Fique com a Paz de Jesus

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

8 comentários deixe um →

  1. Olá Luiz

    Sinto responder sua pergunta só agora.
    A estátua não tem nome.
    A Bíblia diz apenas o tamanho e o local onde foi erguida.

    José Guimarães

    Responder
  2. gloria marcia francisca
    obrigado foi muito util sou nova convertida preciso aprender mais buscar mais dando continuidade em tudo aquilo que vem de jesus cristo
    Responder
  3. carol
    essa maravilhosa história é prova de Deus n abondona jamais seus escolhidos e sempre está conosco glória a Deus nas alturas…
    Responder
    • José Guimarães
      Sem dúvida, Carol.

      Deus está sempre com seus escolhidos.

      Em Jesus

      José Guimarães

      Responder
  4. Qual o nome the estatua?
    Responder
    • José Guimarães
      Ola Luiz Francisco

      O livro Daniel não cita o nome da estátua construída a mando do rei Nabucodonosor.

      Só cita uma estátua muito grande, que ficava no centro da praça.

      Responder
    • José Guimarães
      A estátua de Nabucodonosor não tem nome.
      Ela foi erguida na praça,era de ouro,e todos tinham que se ajoelhar diante dela.
      Muito obrigado pela visita.
      José Guimarães
      Responder

Leave a comment

Você quer ser um Bom Pregador? Clique aqui e conheça o Curso Pregador Completo