A Fornalha de Fogo Ardente do Rei Nabucodonosor

em Contos Bíblicos, Daniel

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego são atirados na fornalha de fogo ardente do Rei Nabucodonosor, aquecida sete vezes mais do que antes.

Vimos no post Três Rapazes Desobedecem a Ordem de Nabucodonosor que, de todos os que obedeciam piamente à ordem do rei, três rapazes se rebelaram.

A Fúria do Rei

Tomado de uma fúria acima das que apresentava nas decisões, o rei Nabucodonosor que os três rapazes fossem atados com os seus mantos, as suas túnicas, seus turbantes e suas vestes. Achou decerto que, com essa roupa toda, os rapazes seriam queimados mais depressa.

Os homens fortes do reino pegaram os três rapazes desobedientes e os lançaram na fornalha de fogo ardente. Lá eles seriam queimados em segundo, porque a fornalha fora aquecida sete vezes mais, conforme descrito no livro Daniel, da Bíblia Sagrada.

Fornalha ardente

Entretanto, por estar a fornalha demasiada quente, os homens que lançaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego no fogo foram atingidos pelas chamas. Caíram mortos por não resistir a queimadura.

fornalha-ardente-nabucodonosor-daniel

O Espanto do Rei

Contudo, o rei se espantou minutos depois. Ele se levantou depressa e disse aos seus conselheiros:

– Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo?

– É verdade, ó rei – responderam os conselheiros dignamente ao rei.

Disse-lhes o rei:

– Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano. E o aspecto do quarto é semelhante aos filhos dos deuses.

O Rei chama os três rapazes pelo nome deles

Com intuito de comprovar a veracidade do que dizia, Nabucodonosor chegou mais perto da fornalha de fogo ardente e disse:

– Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, sai e vinde!

Então Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo ardente e se aproximaram do rei. Nesse momento se aproximaram deles os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei. E contemplaram durante algum tempo os três rapazes.

Os três rapazes saíram intactos da fornalha

Para a surpresa e espanto deles, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os corpos dos rapazes. Não tinha queimado a roupa, os turbantes, os mantos, assim como nenhum fio de cabelo de sequer um dos condenados à morte no fogo ardente.

Ao vê-los intactos, o rei Nabucodonosor disse:

– Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos. Pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.

O Decreto do Rei

Imediatamente decretou o rei aos seus súditos:

– Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, seja despedaçado. E as suas casas sejam feitas um monturo. Pois não há outro Deus que possa livrar como este.

Depois disso, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, na província de Babilônia.

Daniel 3.21-30

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

16 comentários deixe um →

  1. Luciano Souza

    O que muito mim alegro nestes três homens de Deus, é a total confiança em um Deus verdadeiro, que salva não só em fornalha mas em toda área de nossas vidas ele esta pronto pra nos ajudar basta tão somente lhe o obedecer e ser fiel, aprendemos com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego Amém.

    Responder
  2. pr Macio souza

    fornalha não é para os covarde e sim para os valente que confia em Deus hoje a muntos que se diz eu confio no senhor mas na hora da provação se rende ou seja retrocede para traz.

    Responder
  3. MUITO BONS ESTE ESTUDO 10…

    Responder
  4. deivid medeiros da silva

    Deus ele esta voltando as vezes escultamos muito falar essas palavras dentro da igreja e nao tomamos para si e nao guardamos e pararmos e observamos em nosso redor muitas coisas que estar escrito no livro da vida(A BIBLIA) estar acontecendo de uma maneira tao rapida que se nao estivermos ligados nem percebemos a palavra de Deus estar se cumprindo e tempo de juntar os pes. fiquem com Deus ass:Deivid Medeiros

    Responder
  5. a se os jovens de hoje fossem como esses tres jovens que eram fieis a Deus

    Responder
  6. Nao tema ele te livra da fornalia

    Responder
  7. ANA CLAUDIA DA SILVA

    muito bom

    Responder
  8. DEUS É SOBERANO

    Responder
  9. Lindo de mais , Deus é fiel pra quem é fiel com Ele!

    Responder
  10. so vitoria meus amados irmao. eu nao sei como esta a tua vida. mas ei eu posso te dizer que tem um deus que saber de todas as coisas. se voce esta passando pela fornalha com esses tres jovens o meu deus te. que e nela que teremos vitoria e nela que seremos exaltato porque {salmos 23 o senhor eo meu pastor e nada me faltara } entao esso descansa que a vitoria vem. a paz para todos.

    Responder
    • José Guimarães

      Amém.
      Que a paz de Deus esteja com todos nós.
      Grato por sua visita.
      José Guimarães

      Responder
  11. barros junior

    se prostrar uma imagem consistia em violação dos mandamentos de Deus,prescrita em êxodo cap.20.5 .Mas, verdadeiro adorador não adora imagem de pedra, de barro,de prata,nem de ouro,verdadeiro adorador,adora,Rei dos reis,e Senhor dos senhores…..

    Responder
  12. valderez cristina silvestre

    estou amando os comentários,tem coisas que eu não sei o significado procuro aqui e acho muito facil obrigado pois esta ajudando muito na minha vida espiritual

    Responder
    • barros junior

      a credito que aquela fornalha,se tratava de um grande forno industrial sendo que nunca tinha sido aquecida sete vezes mais,pois sua temperatura minima poderia queimar tijolos ou derreter ferro.os tres jovens foram lançados na fornalha em uma temperatura sete vezes mais que a quela que derrete o ferro.ei a quela fornalha poderia derreter até o ferro,sim,mas não foi capas de derreter a aliança que eles tinham com o senhor……….

      Responder
  13. tirei muitos aproveitos daqui meus parabens

    Responder

Leave a comment

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: