Bíblia Sagrada – Frases Motivadoras do livro de Provérbios

Estudos Bíblicos. Bíblia Sagrada. Frases Motivadoras do livro de Provérbios. Mensagens bíblicas extraídas do livro do Velho ou Antigo Testamento de nome Provérbios de Salomão.

O blog Contos e Estudos Bíblicos publica neste post lições da Bíblia Sagrada. São Frases Motivadoras do livro de Provérbios.

Você encontrará neste post a Palavra de Deus escrita de maneira fácil e rápida de se ler. Fortaleça sua fé lendo mensagens da Bíblia. Aumente sua fé ouvindo pregações da Bíblia. Alimente seu espírito com a Palavra de Deus, assim como você alimenta seu corpo com o pão nosso de cada dia.

Frases Motivadoras do livro Provérbios

Nós devemos ler  a Bíblia diariamente, de modo a aprender a Palavra de Deus. Contudo, por saber de sua falta de tempo, reunimos neste post do blog Contos Bíblicos algumas Frases Motivadoras do livro Provérbios. Esperando que você as leia e medite sobre a mensagem contida em cada uma delas.

 

Estudos bíblicos frases motivadoras livro provérbios

Estudos Bíblicos – Frases do livro de Provérbios

 

Confia no Senhor

1 Confia no Senhor as tuas obras e os teus planos serão estabelecidos.
Provérbios 16.3

Confiar no Senhor significa acreditar que Ele fará para você aquilo que está escrito na Bíblia. Ou seja, você deve crer no Senhor. Acreditar que Ele existe. Que é o Criador dos céus e da Terra, assim como está escrito no livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia.

O pouco com justiça 

2 Melhor é o pouco, com justiça; do que grandes rendas, com injustiça.
Provérbios 16.8

O versículo acima nos diz que aquilo que recebemos sob as graças de Deus, por mais pouco que seja, é mais abençoado que do aquilo que recebemos de maneira ilícita. Por exemplo, receber muito dinheiro tirado do bolso de outras pessoas é ruim. É uma prática que não é aceitável aos olhos de Deus. A bem da verdade, nem aos olhos de outras pessoas.

O nome do Senhor

3 Torre Forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo e está seguro.
Provérbios 18.10

O nome do Senhor é superior a todos os outros nomes. Sejam de pessoas comuns, de intelectuais, majestades. Nenhum nome está acima do nome do Senhor. Nós cremos nisso pela fé na Palavra de Deus.

Ouça seu Mestre com atenção 

4 Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.
Provérbios 18.13

Quando o Mestre fala, devemos ouvi-lo com o objetivo de aprender o que ele ensina. Quem não presta atenção no seu Professor sai da escola sem aprender praticamente nada. Muitos alunos costumam dizer até que o professor deles não é bom. Mas quem não são bons são os ouvidos deles, que não ouvem o que o professor lhes diz.

Ouça o conselho de quem conhece o assunto

5 Ouve o conselho, e recebe a instrução para que sejas sábio nos teus últimos dias.
Provérbios 19.20

O versículo acima pode ser entendido como uma complementação do versículo anterior (Provérbios 18:13). Pois quem ouve o conselho do Mestre e segue seus ensinamentos não só aprende como apreende tudo aquilo que ele ensina. O bom aluno é aquele que ouve os conselhos do mestre e não contesta a sabedoria daquele que estudou mais que ele.

Antes pobre na integridade

6 Melhor é o pobre que anda na sua integridade, do que o perverso de lábios e tolo.
Provérbios 19.1

Quem anda na integridade costuma fazer as coisas certas. Isto e, devolve o troco que recebe a mais, nas compras que faz. Chama a pessoa que deixou cair a carteira de dinheiro e lhe diz que derrubou a carteira.

O perverso de lábios é aquele que diz falsidades, mentiras. Afirma alguma coisa quando está sentado e a nega quando está de pé, como dizem os antigos.

Adquira sabedoria e prospere

7 O que adquire sabedoria ama a sua própria alma; o que conserva o entendimento prospera.
Provérbios 19.8

A sabedoria é um atributo que foi dado por Deus para todos os animais. No entanto, existem os que mostram que têm mais sabedoria do que outros. Podemos fazer como o Rei Salomão e pedir sabedoria a Deus. Pois quando adquirimos sabedoria, ficamos mais propensos a ouvir, mais do que falar. A deixarmos ser ofendidos mais do que ofender.

estudos bíblicos frases motivadoras provérbios

Caminhar com sabedoria

 

Caminhe com sabedoria e não erre nunca

8 Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem se apressar e errar o caminho.
Provérbios 19.2

Esse versículo nos ensina que devemos ter paciência. Afinal, tudo aquilo que pretendemos obter pode vir aos poucos. E não de uma hora para outra. Muitos querem receber depressa demais e acabam ficando irritados. Perdem dinheiro. E desistem de seus negócios.

O homem sábio esquece as ofensas 

9 A sabedoria do homem lhe dá paciência, a sua glória está em esquecer ofensas.
Provérbios 19.11

Quando um homem adquire sabedoria, adquire também a facilidade de ser paciente. Ou seja, não se irrita quando alguém o ofende. Com isso não provoca briga e até surpreende seu agressor. Pois este chega a pedir desculpas por ter sido tão agressivo e briguento.

O preguiçoso precisa acordar 

10 A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome.
Provérbios 19.15

O preguiçoso é aquele que detesta fazer qualquer coisa que seja referente a trabalho. Não gosta de se levantar cedo da cama para executar tarefas. Mas sim de acordar quando quer, para não fazer nada.

O ocioso é aquele que vive o ócio. O ócio é uma prática corriqueira daquele que vive o tempo todo sem fazer nada. Ou seja, ele se entrega a uma ausência de ocupação tão grande que chega a causar doença naquele que gosta de trabalhar. Pois quem trabalha com um ocioso trabalha por dois.

O que se perde na bebida não é sábio

11 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; todo aquele que por eles é desviado não é sábio.
Provérbios 20.1

Quem já não viu um bêbado andando sozinho na rua? Quem não observa como ele anda? O bêbado é aquele que deixou o dinheiro no bar, em troca da bebida. Infelizmente, a bebida entra pela boca dele e provoca transtornos em seu corpo. Ataca o fígado. Faz ficar cambaleante, sem vontade de comer, etc.

Será que um home sábio seria capaz de beber bebida forte e depois andar cambaleante pelas ruas?

O preguiçoso deixa passar a estação do plantio

12 O preguiçoso não lavra na estação própria; pelo que na sega ele busca, mas nada encontra.
Provérbios 20.4

O preguiçoso espera tanto a estação propícia ao plantio que quando ela chega se esquece de que deveria ter preparado a terra antes. Daí, descobre que já é tarde demais e diz: “Mais uma vez deixei de plantar na estação própria”.  Fica a pedir ajuda aos vizinhos, que souberam plantar na estação certa. Aliás, não só plantar, mas também colher.

O homem perverso caminha errado 

13 O caminho do homem perverso é inteiramente tortuoso, mas a obra do puro é reta.
Provérbios 21.8

O homem perverso gosta de caminhos tortuosos porque certamente não pretende chegar a lugar nenhum. Mas sim, encontrar pessoas indefesas pelo caminho, de modo que possa judiar delas. Fazer maldades. Atrocidades. Roubar. E ainda sair rindo da fraqueza de suas vítimas. Que horror!

A obra do puro é reta porque ele só pensa em fazer bondade para as pessoas. Ou seja, tratar seus semelhantes do mesmo jeito que ele gosta de ser tratado.

É mais fácil educar o prudente que o tolo

14 Mais profundamente entra a repreensão no prudente, do que cem açoites no tolo.
Provérbios 17.10

O prudente presta atenção no que ouve e não contesta com facilidade aquilo que ouviu. Já o tolo contesta tudo. Não acredita em nada do que ouve. Com isso tem prejuízo e diz que é um sujeito azarado, com falta de sorte.

O sábio instrui com sabedoria 

15 O coração do sábio instrui; a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução.
Provérbios 16.23

O coração de um homem sábio é certamente  tão bondoso que o coloca em posição superior dos seus semelhantes. E de seus lábios saem palavras bonitas e gratificantes. Com certeza as pessoas gostam de ouvi-lo a de aprender com ele.

Ouça o sábio. Fuja dos conselhos do tolo.

Precaução é melhor que valentia

16 Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.
Provérbios 16.32

Um homem longânimo é um homem paciente. Sabe esperar o momento propício para agir. Não age com idiotice, fazendo tudo conforme sua ignorância. Nem gasta dinheiro para executar a mesma tarefa vezes seguidas.

Glossário

Longânimo – A palavra longânimo é um adjetivo. Tem os seguintes significados:

Que contém longanimidade.

Que representa ou possui generosidade; altruísta, magnânimo.

Que tem grandeza de ânimo; é corajoso, generoso, bondoso.

Que demonstra paciência, resignação; aquele que é resignado, conformado.

Fonte: Dicionário Dício

Ócio – Substantivo masculino.

Ausência de ocupação, falta de trabalho, ociosidade.

Ócio é sinônimo de folga, repouso, ociosidade, vagabundagem, moleza, desocupação.

  • Tenha muito cuidado ao proferir as palavras, de modo que não ofenda outras pessoas e depois se arrependa do que diz.
  • Antes de responder, formule a resposta em seu pensamento.
  • Antes de responder, ouça.
  • Espere o interlocutor terminar de falar para iniciar com sabedoria sua resposta.
  • Creia sempre em Deus, que Ele é sempre contigo. Deus é fiel e jamais abandona os homens e mulheres que seguem seus mandamentos.
  • Aprenda a amar a si mesmo, assim você aprenderá a amar seu próximo.

Considere ler também nossas 10 Frases Edificantes do livro de Salmos.

 

Você gosta de ler frases da Bíblia? Sente a Palavra de Deus entrar em seu intelecto? Comente! 

 

José Guimarães e Silva é professor, escritor e blogueiro.

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. Você quer ser Moldado por Deus?. Você conhece o Manual Bíblico das Questões Difíceis?. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Frases de Jesus, Poetas e Profetas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

7 comentários deixe um →

  1. O Homem prudente se cuida
    3. O prudente vê o mal e se esconde, mas os simples prosseguem e sofrem a pena.

    Responder
    • José Guimarães

      Sem dúvida, Patrícia Tome

      A prudência é uma decisão que devemos tomar sempre. Ainda que seja difícil fazer isso.
      Muito obrigado por sua visita e comentário no blog Contos e Estudos Bíblicos.

      Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: