Jesus é Senhor do Sábado

Passagem da Bíblia Sagrada que diz: Jesus é Senhor do Sábado. Os livros do Evangelho contam a história de Jesus, quando seus discípulos colheram e comeram espigas, na Seara.

 Jesus é Senhor do Sábado

Certo dia, Jesus passava pela seara com os seus discípulos.

Era um dia de sábado.

Como os discípulos de Jesus estavam com fome, começaram a colher espigas. Eles as esfregavam nas mãos e as comiam.

Só que os fariseus, que estavam sempre por perto com intuito de criticar o comportamento de Jesus e seus discípulos, disseram ao Mestre:

– Os teus discípulos fazem o que não é licito fazer no dia de sábado.

Jesus prontamente lhes respondeu:

– Não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?

Faremos agora um aparte na resposta de Jesus para ler o que fez Davi, quando ele e seus seguidores estavam com fome. Para isso, vamos ao livro 1 Samuel:

“Então o sacerdote deu a Davi o pão sagrado, porque não havia ali outro senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, no dia em que eram trocados por pão quente.”  (1 Samuel 21.6)

jesus-cristo-seara-discipulos-senhor-sabado

Percebemos no versículo 1 Samuel que Davi e seus homens recorreram ao sacerdote num dia de sábado. Notamos ainda que o sacerdote faz uma exceção. Isto é, tira dos pães que estavam reservados para a proposição e os dá para Davi e seus seguidores. Tais seguidores nesse versículo bíblico são chamados pelo sacerdote de mancebos. A única exigência dele foi que esses mancebos estivessem limpos. Ou seja, que não tivessem relação sexual com mulheres.

Disse o sacerdote a Davi:

– Não tenho pão comum a mão; há porém pão sagrado, se ao menos os mancebos se abstiveram das mulheres.

Respondeu-lhe Davi:

– Sim, em boa fé, as mulheres se nos vedaram desde ontem: e, anteontem, quando eu saí, os vasos dos mancebos também eram santos; e em alguma maneira é pao comum, quanto mais que hoje se santificará outro nos vasos.

Jesus explica o feito de Davi:

– Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?

Encontramos no livro Êxodo o versículo a que Jesus se refere:

“Sobre a mesa porás os pães da proposição perante mim perpetuamente.” (Êxodo 25.30)

Também no livro Levítico:

“Tomarás flor de farinha, e dela cozerás doze bolos, tendo cada bolo dois décimos de um efa.” (Levítico 24.5)

Disse mais Jesus aos fariseus:

– Ou não lestes na lei que, no sábado, os sacerdotes no templo violam o dia, e ficam sem culpa?

No livro Números encontramos a seguinte descrição:

“Porém no dia de sábado oferecereis dois cordeiros de um ano, sem defeito, e dois décimos de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de cereais, com a sua libação.” (Números 28.9)

Jesus falava aos fariseus citando referências escritas nos livros da Bíblia. Eles cobravam do Mestre comportamentos que já estavam escritos, mas o acusavam de violar as leis escritas pelos profetas.

Jesus lhes diz:

– Eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.

Mas se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes.

Pois o Filho do homem é Senhor do sábado.

Lemos no livro 2 Crônicas dois versículos sobre a edificação do templo:

“E agora, ó Senhor Deus de Israel, confirme-se a tua palavra, que prometestes ao teu servo, a Davi.

Mas verdadeiramente habitará Deus com os homens na terra? O céu e o céu dos céus  te podem conter, quanto menos esta casa que edifiquei!” (2 Crônicas 6.17,18)

Mateus 12.1-8

Marcos 2.23-28

Lucas 6.1-5

Conclusão:

Numa análise sucinta de tudo o que lemos neste artigo, concluímos que Jesus quis dizer aos fariseus que sempre o criticavam que, antes de criticar o comportamento dos outros com base nas leis que eles conheciam, deveriam examinar com mais cuidado tais leis. Pois assim, saberiam que tecem críticas de maneira errônea. Ou seja, sem justificativa aceitável.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelos doentes... É o que José Guimarães e Silva faz,, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

3 comentários deixe um →

  1. felia sabado

    Responder

Leave a comment