Histórias da Bíblia sobre Jesus Cristo – O Centurião de Cafarnaum

Histórias da Bíblia. O Centurião de Cafarnaum dá uma demonstração de quem tem muita fé quando pede a Jesus para curar seu soldado, que está distante e sofre com muita dor.

Jesus e o Centurião de Cafarnaum

Passagem bíblica da vida de Jesus que conta a história do Centurião de Cafarnaum. Um homem que comandava uma centúria de soldados.

O comandante da centúria romana se aproxima de Jesus e pede humildemente que Ele cure seu soldado, que está muito doente.

O Soldado do Centurião está doente

O centurião que aparece nos livros do Evangelho Mateus e Lucas demonstra ser um homem de muita fé. A fé é uma condição para uma pessoa receber a bênção de Deus. A esse homem bastava naquele momento ouvir a palavra de Jesus, de que curaria seu criado. Tanta fé que esse homem tinha que nem precisava da visita do Mestre. Bastava uma só palavra.

Essa passagem é muito importante entender porque geralmente as pessoas acreditam naquilo que veem, naquilo que está perto delas. A Palavra de Jesus funciona sempre, ainda que Ele esteja distante da pessoa. Infelizmente, muitas pessoas iriam querer que Jesus fosse à casa delas e não dissesse apenas uma palavra.

Quantas pessoas existem no mundo que vão ao médico solicitar a visita dele a um doente da família, o médico dá instrução e a pessoa diz: “Não! Eu quero que você vai lá onde está o doente!” Pois bastava seguir a instrução do médico!

O centurião achou que lhe bastaria seguir a instrução de Jesus. O que Jesus disse: “Vai! E seja feito conforme a tua fé.” A fé desse homem era grande. Então, seria feito aquilo que ele queria. O que ele queria? Que o soldado dele fosse curado! Parece fácil, não é?

— // —

Nossa história começa assim:

Logo ao entrar na cidade de Cafarnaum, aproximou-se de Jesus um centurião, implorando:

  • Senhor, meu criado jaz em casa paralítico, e em terrível sofrimento.

Antes de prosseguir esta passagem bíblica, vamos entender o que é centurião.

O que é Centurião?

Conforme o Dicionário Aurélio diz:

Centurião é o nome dado ao comandante de uma Centúria, na milícia romana.

Centúria, por sua vez, é uma das divisões políticas dos romanos, formada por 100 cidadãos. Mas pode ser também uma companhia formada por 100 soldados. Portanto, o centurião que vai pedir ajuda ao Senhor Jesus é um comandante de uma milícia romana, que certamente tinha 100 soldados. E um desses soldados estava muito doente.

histórias biblia jesus centuriao de cafarnaum

O Centurião de Cafarnaum

Pois bem, voltemos a nossa narrativa:

Após Jesus ouvir o pedido do centurião, lhe prometeu:

  • Eu irei curá-lo.

Isto é, Jesus deslocaria do lugar onde estava para curar o soldado do Centurião.

Entretanto, o Mestre se surpreendeu com a demonstração de humildade, diante da suprema autoridade do Filho de Deus. Pois o centurião lhe respondeu:

  • Senhor, não sou digno de receber-te sob o meu teto, mas dize somente uma palavra e o meu criado ficará são.

Antes mesmo de Jesus responder, numa clara demonstração de fé, o centurião continuou:

  • Pois eu também sou homem sob autoridade, tenho soldados as minhas ordens. Digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem. Digo ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.

Jesus ouviu essas palavras com muita atenção e admirou-se da demonstração de fé daquele homem. Por isso, disse aos que o seguiam:

  • Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos Céus.

Mas os filhos do reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá prantos e ranger de dentes.

Jesus disse aos seus seguidores todas essas palavras, como um alerta para os que ouvem as lições, mas não as aplicam no seu dia a dia. Isto é, muitas pessoas gostam de ouvir as lições da Bíblia, porém na hora de praticar o que aprendem, decidem seguir as lições do mundo. Assim, se entregam ao que é fácil, gostoso, mas também pecaminoso modo de viver feliz.

Em seguida, disse Jesus ao centurião:

  • Vai! E seja feito conforme a tua fé.

Naquela mesma hora o criado do centurião ficou curado.

Mateus 8.5-13

Lucas 7.1-10

Essa passagem bíblica nos mostra claramente que se tivermos fé e acreditarmos que acontecerá aquilo que queremos, desde que seja possível, será feito.

Infelizmente, na hora do desespero nos desviamos da Palavra de Deus. Chegamos a duvidar de que Ele cumpre o que promete.

E você, tem muita fé na Palavra de Jesus Cristo?

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

3 comentários deixe um →

  1. a verdade é que muitas pessoas não crer nas palavras de jesus.portanto devemos crer nas palavras de jesus pois só ela tem a vida eterna.
    Responder
  2. Francisco Assuncao
    Eu estou aprendendo muito com estes estudos biblicos;parabens,porque tem me enriquecido muito com o mesmo!Nao tenho escolaridade,nao tivi oportunidade para estudar.aprendi ler a biblia com muita oraçao e leitura,o Espirito Santo abriu a minha mente.Hoje eu leio a biblia e prego a palavra de Deus:Tudo que eu escrevo e faço e, por misericordia de Deus;Fica na paz;amem!!!
    Responder
    • Maravilha Francisco
      Que bom que você dá esse testemunho.
      Assim as pessoas podem ler e crer em Deus também.

      Muito obrigado pela sua visita e comentário.

      Que Deus te abençoe.

      José Guimarães.

      Responder

Leave a comment

Você quer ser um Bom Pregador? Clique aqui e conheça o Curso Pregador Completo