UA-49581541-1

Amarás a Teu Próximo como a Ti Mesmo

Muitas pessoas, inclusive nós mesmos, têm dificuldade para saber quem é nosso próximo.

Pessoas existem que pensam que os próximos são só os parentes delas. Ou as pessoas que estão sempre perto delas. Estão certas quanto a esse entendimento.

Amarás a teu próximo como a ti mesmo

Mas existem pessoas no mundo, também, infelizmente, que desprezam um ou outro membro de sua família.

A desculpa que encontram é que o sangue não combina. Os olhos não batem. Antipatia gratuita. Ou algo repudia a ambos.

Sobre esse assunto, lemos na Bíblia a seguinte lição:

“Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometereis pecado, sendo arguidos pela lei como transgressores” (Tiago 2.10).

Portanto, à luz do ensinamento do versículo 10, do livro Tiago, nós pecamos só por desprezar pessoas de nossa família, das quais sentimos ligeira antipatia.

Nesse caso, de nada adianta dizermos: “Nós não temos pecado, porque, em verdade, temos, sim”. A pergunta célebre que fica é: Como fazer para nos ver livre desse pecado?

A resposta é, conforme está escrito no livro Romanos: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo” (Romanos 13.9).

Notemos que à luz das palavras do livro Romanos, precisamos, Notemos que à luz das palavras do livro Romanos, precisamos, antes de tudo, amar o primeiro “próximo” que encontramos na lista. Isto é, nós mesmos. Sim, você é seu próximo. Eu sou meu próximo. Nós somos nosso próximo.

Caso não o faça, a partir de agora, ame a você mesmo. Sim, a ponto de olhar sua imagem no espelho, sorrir e dizer: “Eu te amo”. Sim, diga isso. Diga mais: “Você é o maior”, “Você é o máximo”. “Você é vencedor”.

Pronuncie as frases acima todas as manhãs, logo ao se aproximar do espelho. Sorria para você mesmo. Depois, amplie esse modo de autoavaliar-se. Avalie o que você faz. Dê valor ao resultado de suas atividades. Se não ficou bom, refaça.

Entenda que a partir do momento em que você amar a si mesmo, terá condições para amar outras pessoas. Não como marido e mulher, claro. Mas como pessoas que se conhecem e valorizam uma a outra.

Assine Contos Bíblicos por Email

Fique com a Paz do Senhor Jesus.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Aegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. Você quer ser Moldado por Deus?. Você conhece o Manual Bíblico das Questões Difíceis?. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Frases de Jesus, Poetas e Profetas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

5 comentários deixe um →

  1. amei muito bom mesmo

    Responder
  2. gostei muito pois estou fazendo um estudo para dar aula na EBD aos domingos obrigado.

    Responder
  3. Para reflexão!

    Responder
    • José Guimarães

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Que Deus te abençoe.

      José Guimarães.

      Responder

Leave a comment