Salmo 91 – Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo

em Estudos Bíblicos, Salmos

Salmo 91 – Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará.

Publicamos neste artigo do blog Contos e Estudos Bíblicos, o Salmo 91 na íntegra, atendendo ao pedido de um visitante do blog.

Sinta-se à vontade para pedir seu salmo preferido, completo, que o publicaremos, caso ainda não esteja aqui, numa das páginas do blog Contos e Estudos Bíblicos. Evitar repetir artigos é importante por causa da punição do Google, mecanismo de pesquisa que mais encaminha visitantes aos blogs de todos os nichos.

Salmo 91

Salmos 91 estudos bíblicos palavra Deus

O Salmo 91 é sem sombra de dúvida um dos mais conhecidos da Bíblia. Afirmo isso porque eu já o conhecia muito antes de estudar a Palavra de Deus. Explicando melhor, muito antes de ter coragem de abrir a Bíblia e ler ao menos um versículo.

Tempos atrás, via o Salmo 91 em folhetos, pergaminhos e outros meios de divulgação populares. Por isso, posso lhe dizer que seja o primeiro salmo que conheci. Hoje conheço muitos outros salmos, claro, porém acredito que o salmo 91 se mantém vivo no nosso intelecto.

O Salmo 91 é para ser estudado

Salmos 91 aquele que habita

Muitas pessoas acreditam que pelo fato de ter um pergaminho ou um poster com o Salmo 91 em casa, ficam livres dos tormentos que surgem na vida delas.

Sim, ele ajuda as pessoas, desde que leiam as palavras. Meditem nelas. E sigam os ensinamentos contidos nesse maravilhoso texto poético bíblico, escrito pelo salmista Davi.

Também não há necessidade de decorá-lo, como fez um ator sabiamente certa vez, numa novela da qual não me lembro o nome.

Ele recitou o Salmo 91 enquanto andava, de maneira teatral, muito bonito mesmo. Claro, ele é um ator e fez isso por constar no script.

Salmos 91 esconderijo Altíssimo

Porém, nós não precisamos decorar o texto e sim entender o sentido das palavras. Qual lição cada frase transmite. Considere ler algumas lições que publicamos aqui: Deus te livrará do Laço do Passarinheiro. E Como Funciona o Laço do Passarinheiro.

Entretanto, quando lemos esse salmo continuamente, decoramos com facilidade. Contudo, mesmo assim, o ideal é que o leiamos na Bíblia, seja online ou real, sempre, meditando nas palavras que lemos. É nisso que surge o aumento de fé.

O apóstolo Paulo escreveu que a fé vem pelo ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. Assim, quando lemos sentimo-nos encorajados a continuar nossos estudos bíblicos.

Salmos 91 esconderijo do Altíssimo

Salmo 91 Esconderijo do Altíssimo

  1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
  2. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
  3. Certamente ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
  4. Ele te cobrirá com as tuas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua fidelidade será teu escudo e broquel.
  5. Não temerás o temor noturno, nem a seta que voa de dia,
  6. nem peste que anda na escuridão, nem a praga que destrói ao meio-dia.
  7. Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.
  8. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
  9. Se fizeres do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,
  10. nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará a tua tenda.
  11. Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos;
  12. eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
  13. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o grande leão e a serpente.
  14. Porque ele me ama, diz o Senhor, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, pois conhece o meu nome.
  15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei e o glorificarei.
  16. Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
salmos 91 estudos bíblicos

Estudo Bíblico – Salmo 91

Em tempo: Eu citei a novela no início deste artigo porque antes eu as assistia. Explicando melhor, quando não tinham a imoralidade que têm hoje.

Antes, as novelas eram reflexo da criação artística de seus autores. Agora, ao que parece, seguem o interesse de pessoas que gostam de ação, de cenas impróprias e ainda de palavras grosseiras.

Hoje mesmo (escrevo isto porque vi ontem, durante a transmissão do futebol, e também no início do Fantástico), começou uma novela que promove trocas de descortesias entre casais. Um atira torta na cara do outro. Outro atira leite.

Tanto eu quanto você acreditamos que as crianças, inocentes de tudo, ao verem essas cenas e acham que podem repeti-las nas escolas. Muitas as fazem de verdade, e os pais são acusados de não cuidar dos filhos como deviam fazer.

Os jornais, os rádios e as TVs publicam tais notícias de violências praticadas pelas crianças com o nome de Bullying. No entanto, a própria mídia se encarrega de promover tais práticas ao criar divertimentos que mostram cenas de pessoas dando tapas, beliscando, xingando, prejudicando, atirando tortas, leite, água e outros objetos no rosto de outras.

Infelizmente, as novelas e a maioria dos programas de entretenimento para crianças jovens só mostram isso.

Francamente, é desse jeito que as pessoas se divertem: vendo pessoas brigarem na TV. Só que, muitas imitam e repetem as cenas em casa, com mais agressividade e depois culpam Deus, por não protegê-las.

Deus protege sim, aos que seguem Seus mandamentos.

Contos e Estudos Bíblicos por Email

Curiosidades sobre o Salmo 91:

Atores globais que declaram ler o salmo 91:

Grazi Massafera

“O negócio é não abandonar a batalha, se Deus quiser eu quero sempre estar guerreira. Rezo o Salmo 91 toda noite, que é para me proteger”.

Fonte: Revista Quem Acontece

http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI13332-9531,00.html

Kassia Kiss

“Sempre leio o Salmo 91 e 23 antes de entrar em cena. Foi Carlos Vereza que me deu essa dica, que funciona muito bem.” (incrível sabermos disso, não acha? Veja como o poder das palavras de Deus é grande demais!)

Fonte: Clube da Televisão (link inativo)

O Salmo 91 também virou peça de teatro, dirigida por Gabriel Villela. Escrita pelo jornalista Dib Carneiro Neto.

Fonte: Estadão Blogs

http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/a-fascistizacao-da-sociedade-brasileira/

Em tempo: Acrescentamos os itens acima com intuito de mostrar a popularidade do Salmo 91. Nosso foco não é discutir se tais personalidades estão certos ou errados. Mas sim mostrar a ação da Palavra de Deus na vida deles. Sabemos que a Palavra de Deus funciona, sempre.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

7 comentários deixe um →

  1. Pedipo de folheto salmo 91 mada pelo correio estado santa catarina munic.ipio são josé barro flor de nápolis rua santo andré casa 440 cep 88106440 fone 84305165

    Responder
  2. foi bom, ajudou me e entender alguns trechos nao entendidos

    Responder
    • Ótimo, excelente.

      Mantenha-se firme na Palavra de Deus, e Ele estará sempre com você.

      Esteja sempre com Jesus.

      Você, seus amigos e familiares estarão sempre em paz e felizes.

      José Guimarães

      Responder
  3. Obrigado, Missão dada é missão cumprida SANTO SENHOR.

    Responder
  4. Anjos do Acaso - Paulinho andrade

    Sabe minha esposa sabe de cor o salmo 91, e quando nos afligiu dias difíceis, fizemos juntos uma campanha de 30 dias lendo este salmo, que traz proteção contra do Demônio, esse ser desgraçado que quer roubar nossa paz, e não percebi, mais com o passar dos dias tudo foi ficando mais ameno dentro de casa.
    Eu tinha terrores noturnos medos, que hoje não tenho mais, e sei o porque disso, porque me escondo no esconderijo do ALTÍSSIMO na sombra do ONIPOTENTE. SER presencial em todos momentos de minha vida, e tão protetor quanto Salmo 91 enxergo o Salmo 70 que também fala da proteção,e do qual já utilizei em campanhas, e que foram de Grande valia.
    E o que não é de grande valia na Palavra do SOBERANO Autor e Consumador do há do é do ser.
    Ele realmente é o VERBO.
    Pai toda honra e Glória a ti JESUS CRISTO NAZARENO, que imaculou-se em vida,foi a propiciação perfeita,Por nos homens e mulheres não merecedores de sua benignidade,tiraste me da morte e devolveu me a Vida por duas ocasiões. sou ressurreto em TI PAI Glorioso Digno, Santo, Polivalente, Extremo. Por você eu sinto temor e tremor respeito admiração e Amor, Por mais que escrevesse o que sinto por ti PAI das LUZES não seria o suficiente, pois não há no mundo Palavras cabíveis a SUA IMENSIDÃO de bondade, benignidade e tolerância.
    Abençoa Senhor esse fardo não pesado mais digno que eu mesmo escolhi pra carregar, e quando difícil estiver alivia o peso, por graça.
    nos somos os anjos do acaso que faz o que tu pedes pai, desde 14 anos atrás quando eu não O conhecia,o SENHOR já habitava em nós sugestionando em nós através de Seu SANTO ESPÍRITO, nossas canções.
    Pai nos Guarde do mal e do mau, nos dê 3 refeições diárias, não permita que caíamos em tentação, nos dê paciência e mansidão, e testifique em nós os dons do Espírito, escolha senhor os melhores companheiros pra banda, e que o Seu querer se cumpra.
    AMÉM

    Responder
    • José Guimarães

      Olá Paulinho Andrade

      Seu testemunho é muito bonito e muito sincero também.
      É bom registrar aqui o que você sente. Assim encoraja as pessoas a ler a Bíblia e a estudar a palavra de Deus.

      Fique com a Paz de Jesus.

      J. Guimarães

      Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: