O Nascimento de Jesus em Vídeos do YouTube

Histórias do nascimento de Jesus contadas em vídeos do YouTube. Mais »

Antes do nascimento de Jesus

O que acontece antes do nascimento de Jesus. Como viviam as pessoas segundo a Bíblia. Mais »

História do nascimento de Jesus Cristo - A volta do Egito

Uma das passagens da história do nascimento de Jesus é quando acontece a volta do Egito. Mais »

O Sonho de José - Música com André Valadão e Mattos Nascimento

André Valadão e Mattos Nascimento cantam nesse vídeo do YouTube a linda música O Sonho de José. Mais »

Eu creio que o Senhor Jesus é o meu Salvador

O Senhor Jesus é o meu Salvador. Eu creio nisso. Você deve crer também se estiver disposto a seguir os passos do Filho de Deus. Mais »

 

Estudos Bíblicos: Jesus e Zaqueu, Chefe Publicanos e Cobrador Impostos

Estudos bíblicos sobre a passagem da Bíblia em que o Senhor Jesus visita a casa de Zaqueu, Chefe dos Publicanos e Cobrador de Impostos.

Quem era Zaqueu?

Zaqueu era um homem muito rico que vivia na cidade de Jericó. Considere ler em nosso artigo sobre A Cidade de Jericó para saber como era essa cidade na época e como é hoje.

Por ser cobrador de impostos, Zaqueu não era bem visto pelo povo do local onde morava. Isto porque o tinham como um ladrão. Além disso, talvez por ser rico ficava distante da população local, melhor explicando, dos mais pobres.

O que chama atenção nessa história bíblia é o fato de Zaqueu ser um homem, diante do povo local, desqualificado para receber Jesus em sua casa.

Isso porque a população tinha Jesus como um homem santo. Humilde, sem pretensão nenhuma de ficar rico. Ou de aparecer em público, ao lado de pessoas ilustres.

Mas o que a população não sabia era que Jesus não fazia também acepção de ninguém. Isto é, Ele poderia muito bem entrar na casa de um homem considerado pelo povo como também na casa de outro, que o povo odiasse.

O Mestre provou com isso que tanto podia entrar na sua casa como na minha. Podia entrar em qualquer casa e levar com Ele a paz divina que todos sempre querem.

estudos bíblicos zaqueu cobrador de impostos
imagem meramente ilustrativa

Zaqueu subiu no Sicômoro para ver Jesus passar

Todavia, Zaqueu, por ser um homem de estatura baixa, devia ser baixinho mesmo, subiu num sicômoro. O sicômoro por sua vez não é uma árvore tão alta assim. Talvez Zaqueu subiu nele por ser mais fácil. E também, é claro, por ficar no caminho.

Afinal, o famoso chefe dos publicanos ficou sabendo que Jesus passaria por aquele local. Talvez quando Jesus dissesse a alguém que ia a uma cidade tal e passaria por algum local, o povo já espalhasse a notícia. De modo que todos corriam para ver o Filho do homem passar.

Desse modo fez Zaqueu. Só que, por ser decerto repudiado pelo povo e ainda por cima baixo de altura, jamais tivesse chance de ver Jesus passar. Assim sendo, teve a ideia de subir na árvore.

Mas qual não deve ter sido a surpresa dele quando viu Jesus passar por baixo da árvore. Como se alguém lhe dissesse que Zaqueu estava em cima dela. Ninguém disse nada disso a Jesus. Ele simplesmente olhou para cima e disse:

- Zaqueu, desce depressa, porque home me convém pousar em tua casa.

Imagine a surpresa com que Zaqueu recebeu essa notícia.

Talvez tivesse pensado: “Na minha casa, Senhor?”. Talvez tivesse dito o mesmo que disse o Centurião de Cafarnaum: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada”.

Zaqueu, no entanto, não disse nada disso. Alegrou-se imensamente e desceu correndo da árvore.

Afinal, era Jesus quem iria passar a noite na casa dele. E Jesus devia ser recebido como um homem, de maneira diferente de todos os homens que ele conhecia.

A população, por seu tempo, resmungou dizendo que Jesus entraria justamente na casa de um pecador. Diziam isso porque achavam que Jesus só devia entrar na casa dos justos.

Contudo, conforme Jesus disse em várias de suas lições bíblicas, que graça teria entrar apenas na casa dos justos? Que mérito teria Ele se olhasse só para os salvos e desprezasse os perdidos?

Decerto não teria mérito nenhum.

Ela lição nos traz informações importantes que devemos assimilar com alegria:

Jesus pode entrar na sua casa, na minha.

Jesus pode entrar na nossa casa.

Devemos estar com nossa casa aberta para receber o Filho de Deus.

Devemos receber as pessoas em nossa casa, sem distinção. Isto é, não devemos fazer acepção de pessoas dizendo: “Esse é um pecador, não vou olhar para ele”. Devemos sim, levar a todos uma palavra amiga.

Pois quando cada um de nós fizer a nossa parte contando com alegria as histórias que lemos na Bíblia, mais pessoas tomarão conhecimento da Palavra de Deus. E mais pessoas com certeza serão salvas.

Lucas 19.1-7

Glossário

Publicano

(Do latim publicanu.)

Substantivo masculino.

1. Na Roma antiga, cobrador de rendimentos públicos:
“Nas altas do preço de vida, …. não restava ao plebeu outro recurso que não fosse apelar para o agiota. Duas ou três prestações insatisfeitas, o publicano ia, sequestrava os bens do insolvente e passava-lhe os anjinhos aos pulsos.” (Aquilino Ribeiro, Os Avós dos Nossos Avós, p. 69.)

2. Pej. Homem de negócios.

Adjetivo.

3.De, ou próprio de publicano (2):
“A origem de sua fortuna, ou o aumento dela, posteriormente, deve prender-se à atividade publicana, favorecida pelo prestígio do poder de Otávio, seu amigo” (Mecenas Dourado, Mecenas ou o Suborno da Inteligência, p. 17).

Fonte: Dicionário Aurélio

Muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

Crédito da imagem: http://www.cepolina.com/
Nome da flor: protea cynaroides

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

Termos pesquisados sobre este artigo:

  • estudo biblico sobre zaqueu o publicano (21)
  • estudo sobre zaqueu o publicano (16)
  • estudo sobre zaqueu (7)
  • zaqueu o publicano esboço (6)
  • zaqueu o cobrador de impostos (3)
  • esboço sobre zaqueu (2)
  • estudo blico sobre zaquel (2)
  • passagem na biblia zaqueu ele era um cobrador de impostos (1)
  • palavras biblicas para receber visitas em casa (1)
  • o que quer diZer chefe dos pulblicanos (1)
The following two tabs change content below.
Bacharel e Licenciatura em Matemática pela USJT-SP. Mestrado em Matemática pela PUC-SP. Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Estudos Bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, Mestrado em Liderança pela Andrews University. Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. Autor dos livros: Mokolóton, O Porquinho no Espelho, O Ursinho Chorão, A Campainha Luminosa, A Figurinha Roubada, O Ursinho Chorão e Outras Histórias e Palavras que Transformam e Orações ao Senhor Deus.

6 Responses to Estudos Bíblicos: Jesus e Zaqueu, Chefe Publicanos e Cobrador Impostos

  1. Marta Avelino disse:
    amei esses estudos, muito bom, estou aprendendo a refletir e ver coisas que até então não tinha observado dentro da palavra, e olha que já li essa passagem de Zaquel, várias vezes. Deus abençoa o seu ministério
  2. Valdeci Ferreira disse:
    Gostei muito da pregação sobre Zaqueu. Gostaria de receber mais esboço sobre todos os profetas.

    Valdeci

  3. um pensamento amado irmão… não seria zaquel de estatura baixa por causa do cargo que ocupava de cobrador de imposto para o imperio romano???por causa de seu cargo ZAQUEL era odiado pelo povo que o via como judeu trabalhando para os ROMANOS????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>