História Bíblica sobre o povo de Uz, Buz, Quemuel: Filhos de Milca e Naor

O objetivo deste artigo publicado no blog Contos e Estudos Bíblicos é mostrar para você o pouco que entendemos da história do povo de Deus.

Nosso enfoque aqui é o estudo do livro de Gênesis, relativo a Uz.

Naor era irmão de Abraão

A Bíblia explica no livro de Gênesis que Naor era irmão do profeta de Deus, Abraão.

Naor era casado com Milca.

Conforme a citação do livro Gênesis, Uz era o filho mais velho de Naor e Milca. Buz, o segundo filho. Quemuel, o terceiro. Quemuel era o pai de Arã.

Em sequência, o casal Milca e Naor tiveram mais cinco filhos, que são: Quésede, Hazo, Pildas, Jiddafe e Betuel.

Por mais incrível que possa parecer, Betuel, o filho mais novo do casal ou o caçula, como costumamos dizer, era pai de Rebeca.

 

Rebeca, esposa de Isaac

Rebeca, conforme estudaremos mais tarde, foi a moça escolhida pelo servo de Abrãao para ser esposa de seu filho Isaac. Em verdade, o servo de Abrãao encontrou Recebe após fazer uma oração ao Senhor Deus, pedindo que lhe apontasse a moça ideal para o filho do patrão dele.

Abraão já estava bem velho e queria que seu filho Isaac encontrasse uma esposa. Então, por não poder andar, delegou ao seu servo a incumbência de encontrar a esposa ideal para seu filho Isaac.

À luz dessa história bíblica, Rebeca era sobrinha-neta de Abraão. Pois era filha de Betuel, sobrinho de Abraão e filho de Milca e Naor. Vejam só: Os filhos de Rebeca e Isaac seriam sobrinhos-bisnetos de Abraão.

A história dos filhos de Naor não para aí, porque ele teve ainda mais filhos. Só que, desta vez com sua concubina. O nome dela era Reumá.

Desse modo, com Reumá, Naor se tornou pai de: Tebá, Gaã, Taás e Maaca.

Gênesis 22.24-24

 

De onde veio o nome Uz? 

O objetivo deste artigo foi descobrir de onde veio no nome Uz. Fiz tal pesquisa com o fito de responder a uma pergunta deixada nos comentários aqui do nosso blog Contos e Estudos Bíblicos.

No entanto, a Bíblia não ensina de onde surgiu esse nome. Assim como de outros personagens que aparecem ao longo dos livros que estudamos.

Por outro lado, se você estiver lembrado da história de Jó, ele nasceu na terra de Uz. Assim é citado no primeiro parágrafo do livro de Jó: (Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Este homem era íntegro e reto, temia a Deus e se desviava do mal, Jó, 1.1).

Tanto se pergunta na internet sobre quem foi o pai de Jó. Fazendo a ligação do texto do livro de Jó com o texto do livro de Gênesis, concluímos que o pai de Jó era Uz, filho de Milca e Naor.

Nesse raciocínio, Jó era sobrinho de Abraão. Herdeiro de Uz. Também, pelo fato de Jó ser muito rico, somos tentados a pensar que Uz também fosse rico. Embora uma conclusão não leve a outra, imaginamos isso.

 

Conclusão

O nome Uz foi criado pelos pais dele talvez por intuito. Pois é o primeiro personagem que surge na Bíblia com esse nome. Uz aparece no capítulo 22 do livro de Gênesis. E Gênesis é o primeiro livro da Bíblia.

Quando ao fato de Uz ser rico dá para ser reconhecido por causa da citação do livro de Jó. “Havia um homem na terra de Uz” (Jó 1.1). Ora, terra de Uz denota uma grande extensão de terreno.

Talvez uma localidade inteira. O que mostra que Uz era um homem de posses.

Cloro, essa conclusão é minha. Você deve ter a sua. Escreva-a nos comentários. Assim, criaremos um debate online sobre esse assunto.

Afinal, gostamos de estudar os textos bíblicos e aprender mais sobre eles. Pois desse modo entenderemos com mais facilidade os mandamentos da lei de Deus.

O que você acha dessa história bíblica? Já conhecia a descendência dos filhos de Naor e Milca? Escreva sua opinião nos comentários.

 

Divulgue nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais.
Muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Considere também curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

Nossos livros online: Moldado por Deus, Poesias Evangélicas

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

Termos pesquisados sobre este artigo:

  • história o que jo era de abraao (1)
  • quem foi milca mulher de naor (1)
  • Uz filho de Naor (1)
  • uz naor (1)
The following two tabs change content below.
Bacharel e Licenciatura em Matemática pela USJT-SP. Mestrado em Matemática pela PUC-SP. Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Estudos Bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, Mestrado em Liderança pela Andrews University. Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. Autor dos livros: Mokolóton, Mokolóton Extraterrestre, Keity e as Meninas, O Porquinho no Espelho, O Ursinho Chorão, A Campainha Luminosa, A Figurinha Roubada, O Pintinho Amarelinho e os Patinhos Nadadores, O Ursinho Chorão e Outras Histórias, Palavras que Transformam, Orações ao Senhor Deus, Poesias Evangélicas, Sonetos de José Guimarães.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>