Jesus conversa com seus apóstolos, momentos antes de ser preso

O quarto evangelho da Bíblia, o livro que conhecemos por João, do livro santo, nos traz as palavras ditas pelo Senhor Jesus aos seus apóstolos, momentos antes de ser preso e ser entregue aos que fariam dEle um sofredor, como nenhum homem havia ainda sofrido.

Jesus ora por Ele mesmo

O capítulo 17 do livro de João traz um subtítulo dizendo que Jesus ora por si mesmo. Esse fato nos mostra que devemos orar por nós mesmos. Isto é, conversar com Deus. Dizer a Ele aquilo que nos atormenta, mas também confessar aquilo que nos alegra. Saiba sempre que Deus é maior do que os seus problemas.

Deus é maior que seus problemas

Cultive o hábito de dizer aos seus problemas que você tem Deus, em vez de dizer a Deus que você tem problemas. Pois seus problemas jamais serão maiores que o seu Deus.

Mas o mesmo capítulo 17 do livro de João traz o subtítulo Jesus ora pelos discípulos. Isto é, Jesus ora pelos que O seguem. Jesus ora pelos amigos dEle, conforme cita no versículo (João 15.15).

Jesus Cristo conversa com seus discípulos antes de ser preso

 

Jesus aguarda a hora de ser preso

Essa passagem bíblica acontece no dia em que os discípulos dizem a Jesus:

– Agora falas abertamente, e não usas nenhuma figura.

Agora percebemos que sabes tudo, e não é preciso que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste de Deus.

Jesus, então, lhes pergunta:

– Credes agora?

Jesus faz a pergunta “Credes agora?” porque seus discípulos ainda estavam com dúvida. Isto é, apesar de ouvir Jesus durante o tempo todo, de presenciar milagres que só o Filho do Todo-Poderoso poderia realizar, os apóstolos ainda duvidavam de que Jesus era Filho de Deus.

Mas essa dúvida é de muita gente

Infelizmente, a dúvida que os apóstolos tinham naquela época continua hoje na cabeça de muitas pessoas. Pois, para muitos é realmente difícil crer que Jesus seja realmente Filho de Deus. Mais ainda, que Jesus veio ao mundo, sofreu pela humanidade, morreu pregado na cruz e ressuscitou no terceiro dia.

Mas, por que é difícil para muitas pessoas acreditar em Jesus?

Talvez pelo fato de necessitarem presenciar um acontecimento para provar que seja verdadeiro. Do mesmo modo que o apóstolo de Jesus de nome Tomé. Ele só acreditou que Jesus ressuscitou quando teve permissão do Mestre para enfiar o dedo no buraco deixado pelo prego, na mão dEle.

Entendemos que seja absurdo esse comportamento do apóstolo Tomé. Porém, hoje, muitas vezes nos comportamos do mesmo modo, em inúmeras situações do nosso dia a dia.

Tomé sabia que Jesus fora pregado na cruz. Sabia disso porque decerto ele presenciara. Mas não sabia que Jesus havia ressuscitado. Não sabia porque não tinha visto o Mestre, assim como os outros apóstolos O viram. E quando seus amigos lhe contaram, em vez de acreditar sem ver, ele duvidou (João 20.27).

Onde aprendemos essas lições

Hoje, onde tomamos conhecimento de todas essas lições? Na Bíblia Sagrada! A Bíblia é o livro santo escrito por vários profetas escolhidos por Deus, para mostrar aos homens ontem, hoje e sempre tudo o que Deus determina que eles façam. A Bíblia é sagrada porque traz a Palavra de Deus. Os mandamentos da lei de Deus e os ensinamentos de seu Filho unigênito Jesus Cristo.

Jesus decide ficar sem a presença dos apóstolos

Voltando ao estudo do livro de João, lemos as palavras que Jesus disse aos apóstolos:

– Mas vem a hora, e já chegou, em que sereis dispersos cada um para sua casa. Vós me deixareis só. Mas não estou só, pois o Pai está comigo.

Disse-vos essas coisas para que em mim tenhas paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.

Jesus se volta para Deus

Então, Ele levantou os olhos para o céu, e disse:

– Pai, é chegada a hora. Glorifica o teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a Ti.

Pois lhe deste autoridade (Jesus explica que Deus deu autoridade a Ele) sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos os que lhe deste.

Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Eu te glorifiquei na terra, concluindo a obra que me deste para fazer.

E agora, Pai, glorifica-me em Tua presença com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

João 16.31-33 e 17.1-5 

 

Em tempo:

Notemos que Jesus diz com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Essa declaração nos esclarece uma dúvida que paira na nossa cabeça: Jesus já estava com Deus antes da criação do mundo.

Portanto, entendemos que Deus enviou seu Filho unigênito Jesus Cristo para nascer no mundo em que vivemos, feito um homem, assim como todas as crianças da terra nascem. Afinal, nós sabemos que todas as crianças nascem de uma mulher, que se torna a mãe deles.

Jesus também nasceu de uma mulher, Maria, esposa de José. Mas foi gerado pelo Espírito Santo e não por José.

Obs.: Ainda não encontramos, na Bíblia, a hora exata em que se deu esse encontro entre Jesus e seus apóstolos. Mas estamos procurando e quando descobrirmos escreveremos aqui. Caso você saiba, por favor, ajude-nos! Escreva nos comentários ou em nosso formulário de contato. Muito obrigado!

Considere ler mais histórias bíblicas sobre a vida de Jesus Cristo, publicadas no blog Contos e Estudos Bíblicos.

Parece complicada essa história? Difícil de entender? Não se preocupe, pois falaremos muito ainda sobre ela, aqui no nosso querido blog Contos e Estudos Bíblicos.

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães e Silva faz questão da fazer, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment