Jesus explica aos apóstolos o que são o princípio das dores – Mateus 24

Jesus explica aos apóstolos o que são o princípio das dores – Mateus 24. O princípio das dores não tem nada que ver com o fim do mundo, que as pessoas tanto comentam e parece que torcem para acontecer.

Muito se escreve e fala sobre o final dos tempos. Houve previsões de que o mundo acabaria em determinada data. Jesus explica aos seus apóstolos o que acontecerá com o mundo.

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra as nações ficarão angustiadas e perplexas pelo bramido do mar e das ondas.

“Homens desmaiarão de terror, na expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo, pois os corpos celestes serão abalados.”

Lucas 21.25,26

Jesus explica aos apóstolos

Jesus explica apóstolos princípio dores

Jesus explica aos apóstolos o que são o princípio das dores

Algumas pessoas se prepararam construindo abrigos subterrâneos. Essas pessoas pensaram que estariam protegidos caso o mundo acabasse de verdade, no dia pré-determinado.

No entanto, caso assim acontecesse, por que alguns poucos privilegiados escapariam, enquanto milhões sem condições  financeiras para construir abrigos morreriam? Será que Deus aceitaria essa situação?

O que diz a Bíblia:

Vamos agora ler o que diz a Bíblia sobre o princípio das dores. Palavras de Jesus ditas aos seus discípulos. Você encontra esse estudo no livro do Evangelho Mateus, Novo Testamento, capítulo 24.

Introdução 

Nossa história começa num dia em que Jesus saía do templo, e se aproximaram dEle seus discípulos. Eles mostraram admirados  ao Senhor Jesus a estrutura do templo.

A Bíblia não diz nesse capítulo (24) qual era o tamanho do templo. Assim como de que material ele era feito. Ou seja, se havia nele metais preciosos, pedras preciosas. Assim de que material ele foi construído. Muito menos quantas pessoas podiam entrar nele para fazer suas orações.

Contudo, pelo fato de os discípulos de Jesus se admirarem tanto, podemos entender que o templo fosse realmente muito grande. Algo assim que podemos dizer majestoso. Pois devia chamar a atenção de quaisquer pessoas que se aproximassem dele.

Não ficará pedra sobre pedra

Jesus, entretanto, deve ter deixado seus discípulos ainda mais admirados do que já estavam, quando lhes disse:

— Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra, que não seja derrubada.

Talvez, momentos depois, estando Jesus já sentado no monte das Oliveiras, os discípulos se aproximaram dEle e lhE disseram:

— Dize-nos quando acontecerão estas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim dos tempos.

Jesus lhes respondeu:

— Acautelai-vos, que ninguém vos engane.

O Mestre decerto quis dizer a eles algo assim:

“Fiquem atentos, de modo que vocês não sejam enganados por  ninguém.”

Jesus previu falsos profetas 

Jesus previa que muitos admiradores e falsos profetas aparecerão  dizendo: “O mundo vai acabar dia tal”. Com isso o povo ficará  alarmado, comprando e vendendo produtos para guardar em seus abrigos subterrâneos. Isto é, os que têm tais abrigos.

Outros povos ficariam desesperados, sem saber o que fazer ou onde se esconder, de modo que o terror espalhado com a divulgação contínua da notícia os enlouquecesse.

Só que, a humanidade chega às datas pre-determinadas pelos falsos profetas, mas o mundo não acaba.

Muitos virão em meu nome

Um dia, estando Jesus assentado (sentado) no monte das Oliveiras, aproximaram-se dEle os discípulos, em particular, e lhE pediram:

“Dize-nos quando acontecerão estas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim dos tempos” (Mateus 24.3b)

Ora, essa é a pergunta que todos nós gostaríamos de fazer ao Filho de Deus, se Ele se aproximasse de nós. Os discípulos a fizeram.

Jesus disse-lhes:

“Acautelai-vos, que ninguém vos engane.

“Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e  enganarão a muitos.

“Ouvireis de guerras e rumores de guerras, mas cuidado para não vos alarmardes. Tais coisas devem acontecer, mas ainda não é o fim.

“Levantar-se á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes, pestes e terremotos em vários lugares.

“Todas estas coisas, porém, são o princípio das dores.

“Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

“Nesse tempo, muitos se escandalizarão, trair-se-ão mutuamente e se odiarão uns aos outros.

“Surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de quase todos esfriará.”

Mateus 24.4-12

 

Aquele que perseverar será salvo

“Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações. Então virá o fim.”

Mateus 24.13,14

Contos e Estudos Bíblicos

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães e Silva faz questão da fazer, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment