Sandrinha - Músicas gospel - Clipes Oficiais

Músicas da cantora gospel evangélica Sandrinha em vídeos do YouTube. Leia Mais »

Ebook Salve Maria do Pastor Antônio Malta

Sinopse do livro Ebook Salve Maria, do Pastor Antônio Malta, história bíblica sobre a mãe de Jesus. Leia Mais »

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus, conforme Deus ditou a Seu servo Moisés e escreveu com o dedo na pedra da montanha. Leia Mais »

Bons pensamentos, mal pensamentos - Creia em Deus

Bons pensamentos, mal pensamentos, creia em Deus. Com Deus você estará seguro e terá sempre bons pensamentos. Leia Mais »

16 Frases Bíblicas sobre Crianças

A Bíblia traz muitas frases referentes às crianças. Estas são apenas 16 dessas frases. Leia Mais »

 

Bíblia – Livro de Gênesis: Deus, Adão, Eva e a Serpente no Jardim do Éden

A Bíblia traz no livro de Gênesis a história da criação do mundo. Lá nós lemos o que aconteceu com Eva, Adão e a Serpente diante de Deus, no fabuloso Jardim do Éden. Esse acontecimento foi muito desagradável ao Senhor Deus e por isso Ele mudou todo o projeto que teria para a humanidade.

 

Introdução

Decerto você já se encontrou em algum tempo de sua vida diante de uma situação embaraçosa em que teve de culpar alguém por ter feito algo que não devia fazer.

Decerto a pessoa a quem você culpou também culpou outra por tê-la induzido a fazer o que vez, alegando sua inocência diante da astúcia de quem deve realmente receber a culpa.

Escrevi os dois parágrafos acima para ilustrar o que aconteceu com o primeiro casal criado por Deus. Esse casal recebeu o nome de Adão e Eva. A criação deles foi assim:

Depois que Deus já tinha feito todos os animais que deveriam viver na terra, pensou em criar um ser que fosse superior a todos esses animais. Então, do pó da terra criou o homem. Em seguida soprou nas narinas dele o folego da vida e a homem tornou-se alma vivente.

 

O Jardim do Éden 

O Criador plantou num local do oriente um jardim no Éden e pôs nele o homem que tinha criado. O Senhor fez brotar da terra toda espécie de árvores agradáveis à vista e com deliciosos frutos para serem comidos. Mas plantou também uma árvore no meio do jardim. A árvore do conhecimento do bem e do mal.

Então o Senhor Deus levou o homem para o jardim do Éden. O nome desse homem é Adão. Ali no jardim belíssimo Adão deveria viver e aprender a lavrar a terra para que ela produzisse mais frutos.

adão eva e a serpente no jardim do eden

 

O Criador disse ao homem

Só que o Criador do Universo impôs uma condição ao homem:

– De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Pode ser que o homem tenha decidido a não comer do fruto da árvore que ficava no meio do jardim, da árvore do conhecimento do bem e do mal. Pode ser que ele tenha pensado assim: “Tem muitos frutos deliciosos aqui e de graça, por que vou me preocupar em comer de um fruto que me foi proibido?”.  Sim, talvez não fosse necessário comer desse fruto nunca.

 

Deus cria a mulher 

Mas Deus pensou assim: “Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda”.

Já havia Deus feito o homem do pó da terra e soprado nas narinas dele para que tornasse uma alma vivente. Então, Deus achou que seria bom criar a companheira do homem exatamente de um pedaço dele. É por isso que a Bíblia diz que quando um homem encontra uma mulher e casa com ela, os dois formam um só corpo com sua união.

Pois bem, voltando ao paraíso, Deus fez cair um sono profundo no homem. Este então adormeceu de maneira que adormece uma pessoa hoje que recebe anestesia geral no corpo. Retirou do corpo do homem uma costela e fechou a carne em seu lugar. O homem nada sentiu durante esse processo, pois seu corpo estava com anestesia geral, lembra-se disso?

O próximo passo do Criador foi formar da costela de Adão uma mulher para ser sua companheira. E levar até o homem a mulher que Ele acabou de criar.

Nenhum de nós estava lá para saber o que aconteceu. Mas imaginamos que Adão deve ter ficado muito contente. Eva por sua vez também, pois tinha a sua frente um homem com quem podia conversar. Compartilhar segredos e amar.

 

O homem gostou da mulher 

Tão emocionado o homem ficou que disse:

“Esta é agora o osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada mulher, pois do homem foi tomada”.

E foi estabelecido aí um mandamento que deve ser obedecido sempre:

“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne”.

O homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam por isso. Nem tinham vergonha de ficar nus diante de Deus. Nem Deus cobrou deles vestimenta para seus corpos. Ou seja, nesse momento da criação o mundo vivia feliz, e ainda não havia entrado o pecado que corrompe o homem e a mulher.

Gênesis 2.18-25

biblia genesis paraiso de deus

 

 A astuciosa e maldosa Serpente

Infelizmente, a enganadora serpente entra na história e decide “jogar os dois pombinhos do paraíso” conta o Criador deles.

Ora, Deus já tinha feito todos os animais domésticos e selvagens, de modo que a serpente também estava entre eles. No entanto, diferente da serpente que conhecemos hoje, ou que nem de perto queremos conhecer, a serpente daquele dia era um animal formoso.

A Bíblia diz que “a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito”. Portanto, talvez não tivesse veneno nem rastejasse. Talvez tivesse pernas e voasse. Ah, também falava. Assim, esse esperto animal disse à mulher:

– É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

A mulher respondeu:

– Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrereis.

Então, a serpente disse à mulher:

– Certamente não morrerás. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

Situação embaraçosa para Eva, não é? De um lado ela sabia que não devia comer de tal fruto. De outro o animal mais astuto da terra dizendo que ela devia comer desse fruto. Ao seu lado um homem que devia dizer: “Não, Eva” não coma!”. Ou “Não, Eva! Não vamos comer!”. Porém, a Bíblia diz que Adão não disse nada. Ficou calado enquanto Eva conversava com a serpente.

 

Eva não resiste a tentação de comer da fruta

Você sabe o que aconteceu? Com certeza! Eva comeu do fruto, gostou e ainda deu ao seu marido. Ele também gostou. Daí, bem, depois disso tudo mudou no jardim do Éden, por causa do pecado introduzido no mundo pela serpente. E todos nós sofremos por causa desse pecado até hoje. Aliás, a Bíblia diz que o pecado já nasce com o homem e com a mulher também, é claro. Situação embaraçosa, não é? Foi por isso que Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para vir como um cordeiro. O Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Jesus nasceu sem pecado e viveu sem pecado.

Então, no jardim do Éden, quando Adão e Eva ouviram a voz de Deus, que passeava no jardim ao terminar o dia, esconderam-se. Sim! Eles ficaram com vergonha de Deus. Ficaram agora! Por que não ficavam antes? Porque antes eles não tinham pecado. Esconderam-se entre as árvores do jardim.

 

Deus não gosta nada da atitude deles

Mas Deus chamou ao homem e lhe perguntou:

– Onde estás?

O homem respondeu:

– Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me.

Perguntou-lhe Deus:

– Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

Aí o esperto Adão jogou a culpa na sua companheira Eva. Disse ao Senhor Deus:

– A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore, e eu comi.

Então disse o Senhor Deus à mulher:

– Que é isto que fizeste?

A mulher mais que depressa achou também de culpar a serpente. Disse ao Senhor Deus:

– A serpente me enganou, e eu comi.

jardim do eden livro de genesis

 

Uma pausa para descanso

Queridos leitores do blog Contos e Estudos Bíblicos, façamos uma pausa para descanso. Meu? Não. Seu. Pois, já que você teve paciência para ler esta história até aqui, muito obrigado por sua leitura. Pois o texto ficou longo demais. Confesso que exagerei para um post de um blog.

Contudo, muitos posts surgirão aqui, porque vamos escrever mais sobre Adão e Eva. Também porque a partir desse encontro Deus mudou totalmente o plano que tinha para a humanidade. Isto é, o pecado entrou no mundo. Com ele conhecemos a doença, a maldade entre os homens e os animais, a traição, a luxúria, a prostituição, o estupro, a pedofilia e tudo o que passa pelo pensamento criativo do homem.

Infelizmente, o homem cria com sua imaginação praticamente tudo o que faz ele mesmo sofrer.

O homem é pecaminoso. Tem ideia pecaminosa. Por isso precisa viver em constante oração ao Senhor Deus. Paulo diz que nascemos com o pecado, nascemos do pecado de nossos pais. Eu sou um pecador. Você talvez também o seja. Contudo, é bom deixar bem claro neste artigo: Para o Senhor Deus não existe pequeno pecado nem grande pecado. Existe pecado, iniquidade e outras transgressões aos mandamentos.

Iniquidade é rebelião contra a Lei de Deus.

 

Conclusão

Deus disse para a Serpente:

“Porque fizeste isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça; e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Deus disse também à mulher:

“Multiplicarei grandemente a dor da tua gestação; em dor darás à luz filhos. O teu desejo para o teu marido e ele te dominará”.

Ao homem, o Senhor Deus disse:

“Porque deste ouvidos a voz de tua mulher, e comeste da árvore que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

Ela produzirá também espinhos e abrolhos, e comerás das ervas do campo.

Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás”.

Gênesis 3.1-19

Fique tranquilo(a) porque esta história não acaba aqui. Muitos contos ainda publicaremos sobre ela, porque nosso estudo continua. Afinal, a Bíblia Sagrada é um livro realmente sagrado que devemos ler um pouco aqui, um pouco ali, de modo a aprender aos poucos os ensinamentos da Lei do Senhor Deus, Todo-Poderoso.

 

Você já conhecia a história de Adão e Eva e a traição da Serpente? Escreva sua opinião nos comentários.

 

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

As imagens são meramente ilustrativas. E são cortesia do http://www.morguefile.com/.

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

Termos pesquisados sobre este artigo:

  • a serpente do paraíso era como (1)
  • serpente do jardin do edem (1)
  • porque eva traiu adão com a serpente (1)
  • jardim de adão e eva (1)
  • historia da cobra q traiu adao e eva (1)
  • genesis de deus (1)
  • frases eva jardim (1)
  • frases da serpete de adao e eva (1)
  • Estudo biblico sobre o pecado de eva (1)
  • Deus falava com o cassl no jardin do eden (1)
  • biblia genesis estudos sobre o descanso de jesus (1)
  • Adão Eva e a serpente (1)
  • Adao E Eva Bíblia (1)
  • adao e a sua vida com Deus (1)
  • temas biblicos pisando em serpente (1)
The following two tabs change content below.
Bacharel e Licenciatura em Matemática pela USJT-SP. Mestrado em Matemática pela PUC-SP. Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana. Estudos Bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, Mestrado em Liderança pela Andrews University. Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. Autor dos livros: Mokolóton, Mokolóton Extraterrestre, Keity e as Meninas, O Porquinho no Espelho, O Ursinho Chorão, A Campainha Luminosa, A Figurinha Roubada, O Pintinho Amarelinho e os Patinhos Nadadores, O Ursinho Chorão e Outras Histórias, Palavras que Transformam, Orações ao Senhor Deus, Poesias Evangélicas, Sonetos de José Guimarães.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>