Estudos da Bíblia sobre abominação e desolação

em Contos Bíblicos

Olá! Nosso artigo de hoje tem o propósito de mostrar a você um pequeno estudo da Bíblia sobre abominação e desolação. Termos que aparecem em alguns livros de profecia.

Abominação e desolação 

Leiamos agora o versículo abaixo, extraído do Novo Testamento:

“Portanto, quando virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, entenda), então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes” (Mateus 24.15,16).

Mas, o que significa abominação?

Conforme o Dicionário Aurélio explica, abominação é:

1. Ação ou efeito de abominar.

2. Pessoa ou coisa abominável, execrável.

Abominar, por sua vez, é um verbo e significa:

1. Sentir horror a; detestar; aborrecer.

2. Ter horror a si mesmo; detestar-se; odiar-se.

desolação significa:

1. Ato ou efeito de desolar-se.

2. Devastação, ruína, destruição.

3. Isolamento; solidão, desamparo.

4. Estrago causado por calamidade.

5. Grande tristeza; consternação.

No livro do evangelho de Marcos também encontramos:

“Quando virdes a abominação que causa assolação, situada no lugar onde deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judeia fujam para os montes” (Marcos 13.14).

estudos bíblicos sobre abominação e desolação

Já no livro de Lucas encontramos:

“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabereis que é chegada a sua desolação” (Lucas 21.20).

Vemos que muitos livros da Bíblia citam o mesmo assunto. Mas quem primeiro escreveu sobre isso foi o profeta Daniel.  Você se lembra das histórias do livro de Daniel que publicamos aqui, no blog Contos e Estudos Bíblicos? Considere lê-las quando tiver tempo nossas histórias do livro de Daniel.

Pois bem, Daniel escreveu muitos anos antes do nascimento do Senhor Jesus Cristo:

“Ele confirmará uma aliança com muitos por uma semana, mas na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta dos cereais. E sobre a asa das abominações virá o assolador, até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador” (Daniel 9.27).

Nós lemos em jornais, revistas, sites; ouvimos em rádios; vemos na televisão todos os dias notícias sobre tragédias. Essas notícias nos deixam tristes, preocupados, alarmados.

Porém, Jesus disse que é para orarmos muito e ficarmos distantes dos falsos profetas. Pois eles estarão entre nós. Dirão que são o Salvador. Mentirão ao povo. E muitas pessoas acreditarão neles.

“Então, se alguém vos disser: Olhai, o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito.

Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24.23,24).

Entendemos assim que a Bíblia nos ensina a viver sem medo ou receio dos acontecimentos que lemos, ouvimos e vemos todos os dias. Contudo, devemos orar sempre e seguir os mandamentos da lei de Deus. Pois assim o anjo do Senhor estará sempre ao nosso lado, nos protegendo do mal.

“Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido” (Salmo 91.7).

“Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar” (João 14.1,2).

Conclusão

  • Encontramos na Bíblia muitas promessas sobre o que receberemos do Senhor Deus.
  • Devemos seguir os ensinamentos bíblicos em todos os momentos de nossa vida, por mais difícil que seja.
  • A tentação está em todo lugar, por onde andamos. Devemos nos livrar dela com sabedoria.
  • Enfim, Deus quer que todos os seus seguidores vivam felizes, conforme descrito no Salmo 91.

Glossário

Assolador

1. Que, ou aquele que assola.

Assolar

1. Arrasar, devastar; talar; destruir, arruinar.

E você, o que pensa desse estudo bíblico?

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelos doentes... É o que José Guimarães e Silva faz,, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment