Estudos Bíblicos – Qual é a maneira correta de estudar a Bíblia?

Estudos bíblicos. Qual é a maneira correta de estudar a Bíblia? Existe uma maneira especial de estudar a Bíblia?

Olá! Publicamos neste artigo nossos estudos bíblicos sobre o tema: Qual é a maneira correta de estudar a Bíblia?

Ontem à noite estive lendo o post Como interpretar o texto da Bíblia e me lembrei desta lição que fiz dias atrás com o pastor que me orienta.

A Bíblia Sagrada

O objetivo deste artigo é compartilhar com você, leitor do blog Contos e Estudos Bíblicos a maneira correta de estudar a Bíblia.

Por incrível que pareça, encontramos na própria Bíblia os ensinamentos de como devemos estudar a Palavra de Deus de maneira correta.

O livro de Isaías nos mostra o seguinte versículo:

“Porque é: Preceito sobre preceito, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali” (Isaías 28.10).

Devemos então:

Comparar os textos que tratam do mesmo assunto.

Buscar outras passagens que explicam o assunto.

Devemos estudar um pouco aqui, e um pouco ali sobre o mesmo assunto.

bibllia sagrada estudar a palavra de deus

Textos no rodapé

Você pode reparar (caso ainda não tenha feito) que os versículos de sua Bíblia mostram números bem pequenos no final de uma frase ou palavra.

Esses números quase microscópicos levam o leitor a outros textos, que complementam ou explicam o texto que ele acabou de ler.

Você encontra o próximo texto no rodapé da Bíblia. Por exemplo, se o índice é 2, leia os versos referentes ao número 2.

Fica até parecendo uma leitura interminável, pois no versículo seguinte encontramos mais índices que nos levam a outros versículos.

Cabe, então, ao leitor determinar a quantidade de estudo para cada dia, de modo que ocupe seu tempo sabiamente para executar outras tarefas do seu dia a dia.

Leia sem exagerar

Afinal, uma pessoa que passa o dia inteiro estudando a Bíblia e não cumpre deveres inadiáveis do lar, de certo não agradará a Deus, do mesmo modo que não O agrada quem despreza seus ensinamentos.

Vamos agora a um exercício prático de como estudar a Bíblia. Tomemos um versículo do livro dos Provérbios:

“Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer, se tiver sede, dá-lhe água para beber” (Provérbios 25.21).

Note que o índice aponta no rodapé para os versículos Êx 23.4,5; Mt 5.44; Rm 12.20. A leitura desses versos nos esclarece o que está escrito na frase “Se o teu inimigo tiver fome”.

Vamos agora ao primeiro versículo apontado pelo índice:

“Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás.

Se vires o jumento daquele que te odeia deitado debaixo da sua carga, não o deixarás aí, certamente o ajudarás a levantá-lo” (Êxodo 23.4,5).

O livro de Êxodo mostram palavras de Deus ditas ao seu servo Moisés, recomendando como deviam os homens comportar-se naquela época. Muitas pessoas pensam que os ensinamentos do Velho Testamento não valem mais hoje em dia. É mentira essa prática de aprender os textos bíblicos.

Deus quer que todos nós sejamos hoje, assim como seu povo era no passado, quando ele se comunicava com seus escolhidos. Podemos relatar alguns: Abraão, Noé, Moisés, Josué, Daniel, Elias e muitos outros profetas que aparecem na Bíblia.

Vamos agora ao livro Mateus:

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5.44).

No versículo acima é o próprio Jesus dizendo aos seus discípulos como todos nós devemos tratar nossos inimigos. Ou seja, além de os amarmos, devemos orar por eles.

Vamos ao último versículo deste estudo, livro Romanos:

“Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. Fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça” (Romanos 12.20).

No versículo acima é o apóstolo Paulo falando para os romanos, sobre como eles (e nós) devemos tratar nossos inimigos.

Conclusão

  • Lemos neste artigo que Moisés escrever sobre o assunto “Amar nossos inimigos”, conforme o Senhor Deus lhe recomendou.
  • Lemos que Mateus escreveu em seu evangelho, conforme Jesus lhe ensinou.
  • Lemos também as recomendações do apóstolo Paulo, sobre “ajudar nosso inimigo”.

É difícil fazer isso? É! Mas a missão do cristão é perseverar naquilo que entende ser correto. O cristão deve insistir, insistir, insistir. Você se lembra daquele ditado: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”?

  • Muitos dizem: “Ah, meu inimigo também me odeia”. Quem disse isso?

Talvez, se você estivesse numa estrada solitária com o pneu furado, e seu inimigo passasse, pararia o carro e te ajudasse.

  • Você faria ou não faria a mesma coisa por ele?

Pense nisso!

O objetivo de Deus é que todos os homens vivam em Paz. Ainda que ela pareça impossível para muitos povos.

O mais importante é entender o texto da Bíblia e não decorar o texto bíblico, igual a muitos fazem, sem por o que aprendem em prática.

E você, reserva tempo para estudar a Bíblia?

Contos e Estudos Bíblicos

José Guimarães e Silva é professor, escritor e blogueiro.

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelos doentes... É o que José Guimarães e Silva faz,, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

1 comentário deixe um →

  1. é uma forma eficiente de estudar a Bíblia

    Responder

Leave a comment