Jesus censura os Escribas e os Fariseus – Evangelho Mateus 23

Mateus 23 – Jesus censura os escribas e os fariseus. O capítulo 23 da Bíblia Sagrada, livro Mateus, mostra o Senhor Jesus falando palavras de censura contra os atos praticados pelos escribas e aos fariseus.

Jesus censura Escribas e Fariseus

Artigo escrito conforme o livro Mateus, capítulo 23.

Jesus repreende os homens que se colocam bem lá no alto do pedestal, dizendo que são os senhores e mandando que as pessoas façam exatamente aquilo que eles não conseguem fazer.

O Mestre diz que tais pessoas aprontam pesados fardos e os colocam no ombro de pessoas que julgam ser servos deles, mas não tem coragem de sequer levantar o fardo para ver se o conseguem carregar. Ou seja, nas costas dos outros é leve, mas nas costas deles deve ser pesado demais.

Seria como dizer aquele ditado tão conhecido de todos nós: “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”.

Cabe-nos lembrar de aqui também o exemplo do pai que ensina o filho a não fazer exatamente aquilo que ele faz. Tal pai diz ao filho que o rapaz não deve entrar em bares e ficar lá durante longo tempo bebendo bebidas alcoólicas e ainda depois sair dirigindo. Mas o pai faz isso com frequência e ainda diz: “Eu sei o que faço”.

Em vez de exemplo, esse pai dá ao filho contraexemplo.

Senhor no silêncio deste dia que amanhece

ATENÇÃO: É mais fácil o filho aprender a fazer aquilo que vê o pai e a mãe fazendo do que aprender aquilo que eles ensinam, porém não fazem.

Ao contrário disso, o Senhor Jesus procurava fazer tudo aquilo que Ele mandava. Ele vivia o tempo todo a praticar atos que servissem de exemplos para toda a humanidade. Tanto que a gente não consegue encontrar nos textos bíblicos, principalmente nos Evangelhos, Jesus fazendo algo que fosse contrário ao que o Senhor Deus escreveu na pedra, que nós conhecemos como “Os Dez Mandamentos”.

Vamos, então ao texto bíblico do livro:

Mateus 23 – Jesus censura os escribas e fariseus

Mateus 23 Jesus censura escribas fariseus

“1. Então falou Jesus às multidões e aos discípulos:

2. Os escribas e fariseus estão assentados na cadeira de Moisés.

3. Portanto observai e fazei tudo o que vos disserem. Mas não procedais de conformidade com as suas obras, pois dizem e não fazem.

4. Atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem nos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los.

5. Tudo o que fazem é a fim de serem vistos pelos homens: Alargam os seus filactérios, e encompridam as franjas das suas vestes;

6. amam os primeiros lugares nas ceias, as primeiras cadeiras nas sinagogas,

7. as saudações nas praças e o serem chamados Rabi pelos homens.

8. Vós, porém, não sereis chamados Rabi, pois um só é o vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.

9. E a ninguém na terra chameis vosso pai, pois um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus.

10. Nem sereis chamados mestres, pois um só é o vosso Mestre, o Cristo.

11. O maior dentre vós será vosso servo.

12. Pois quem a si mesmo se exaltar será humilhado, e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Jesus nos ensina também nesse estudo bíblia a importância de nos mantermos sempre humildes, diante das pessoas arrogantes. Pois, se todos nós procedêssemos assim decerto não haveria brigas.

As discussões, desentendimentos, lutas corporais surgem sempre porque as pessoas se exaltam. Uma de um lado e outro de outro. Daí se desentendem como dois animais, que dizem ser irracionais.

Contudo, você já percebeu que os animais domésticos fogem daqueles que se mostram arrogantes e desafiadores diante deles? Pense nisso.

Conclusão

  • Senhor, permita que eu tenha coragem de me humilhar diante daqueles que me ofendem, em vez de me exaltar e partir para a briga.
  • Permita, Senhor, que eu seja capaz de ouvir, mais do que falar, ainda que esteja ouvindo palavras que me desagradam.
  • Senhor, mantenha-me distante de pessoas arrogantes, dos que se exaltam dizendo que são os senhores do mundo e fazem os pequenos se humilhar diante deles.
  • Amém.

Glossário

Contraexemplo

Substantivo masculino

Escrituras

Substantivo feminino plural

1. A Bíblia.

1. Exemplo que nega determinada afirmação.

Filactério

Substantivo masculino

1. Qualquer faixa com divisa.

2. Amuleto, talismã.

Filactérios

Substantivo masculino plural

1. No judaísmo, par de pequenas caixas de couro usadas ritualmente, amarradas ao braço e à testa por correias (pode ser também de couro), que contém trechos das Escrituras.

Fonte: Dicionário Aurélio

Vídeo: Jesus censura os escribas e fariseus [YouTube]

Considere ver também o vídeo:

Vídeo: Jesus repreende os fariseus [YouTube]

ATENÇÃO: Este artigo foi escrito e publicado no blog Contos e Estudos Bíblicos em 9/10/2013. Foi reescrito em 18/11/2013.

José Guimarães

O blog Contos e Estudos Bíblicos precisa sempre de você, para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. Você quer ser Moldado por Deus?. Você conhece o Manual Bíblico das Questões Difíceis?. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Frases de Jesus, Poetas e Profetas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: