O Pôr do Sol conforme aparece na Bíblia Sagrada

O Pôr do Sol conforme aparece na Bíblia Sagrada. O por do Sol é o mesmo para todas as cidades do Brasil? O por do Sol varia nos países do mundo?

Olá!

O objetivo deste artigo publicado no blog Contos e Estudos Bíblicos é compartilhar com você o que aprendo sobre o Pôr do Sol, conforme aparece nas Escrituras, principalmente no livro de Gênesis, a Criação do Universo.

O Pôr do Sol na Bíblia

por sol como aparece biblia

Vamos começar esse estudo definindo:

Manhã

O Dicionário Aurélio diz que “manhã” é o tempo que vai do nascer do sol ao meio-dia.

Diz ainda que “manhã” é alvorada, o amanhecer, o alvorecer; madrugada.

No cotidiano, quando dizermos ou ouvimos dizer que algum fato aconteceu antes da hora do almoço, entendemos que esse fato aconteceu no período da manhã.

Então, quando dizemos a alguém que vamos recebê-lo ou vamos a casa dele na parte da manhã, essa pessoa nos espera até o meio-dia.

Se chegarmos depois do meio-dia, já estamos atrasados. Ainda que seja ao meio-dia e mais um minuto.

 

Tarde

O Dicionário Aurélio diz que tarde é o tempo entre o meio-dia e a noite.

Assim, qualquer hora compreendida entre esse período será considerada da parte da tarde.

Quando dizemos “de tarde um vendedor de sorvete costuma passar por nossa rua”. Queremos dizer que no período da tarde algum vendedor de sorvete passa por nossa rua.

Tarde é conhecido também como o tempo depois do estabelecido entre pessoas.

Por exemplo: “o pastor chegou tarde para o encontro de evangélicos”.

Ou seja, o pastor foi ao encontro evangélico, mas chegou depois da hora combinada ou ajustada pelos participantes.

Os jogadores de futebol chegaram tarde para o treinamento da equipe e foram punidos pelo técnico, que cansou de esperar por eles e foi embora.

Os alunos se atrasaram para a aula de Educação Física, por isso ficaram fazendo exercícios até mais tarde.

estudos e contos biblicos

Noite

É o espaço de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte. O pôr do Sol. Crepúsculo vespertino. O Sol começa a descer em direção à linha do horizonte. Dizemos que a tarde está caindo. A tarde está terminando. Os pássaros começam a voar rumo às árvores e cantam de maneira triste e silenciosa: preparam-se para dormir.

O Sol faz esse movimento todos os dias até desaparecer de vez na linha do horizonte. Nesse momento dizemos que o Sol se escondeu. O Sol sumiu. Ou simplesmente desapareceu.

Quando eu era criança ficava triste, porque achava que “o Sol morreu”. Pensava que o Sol havia desaparecido para os mortos saírem do cemitério. Naquela época os adultos (para criar medo nas crianças) diziam que as almas saíam de seus túmulos de noite e andavam pelas casas, com o objetivo de puxar as pernas de crianças desobedientes.

Pobre de mim! Hoje, através dos estudos bíblicos sei que os mortos estão em sono profundo no cemitério. Não saem de lá nem de dia nem de noite. A imaginação do homem é que criou fantasias. E o inimigo de Deus lhes inferniza com suas maldades e perversidades.

“Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás.”

Gênesis 3.19

Todos os seres humanos morrem e ficam dormindo na sepultura. O único que possui imortalidade é Deus.

“Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”

1 Timóteo 6.16  

No entanto, hoje sabemos que o Sol está muito vivo e luzente; vivinho da Silva; só que lá, no outro lado da esfera celeste. É comum ouvirmos alguém dizer que ele está lá no Japão.

Há uma música dizendo que a Lua é namorada do Sol. Enquanto este vai iluminar o Japão aquela fica aqui enciumada. Porém, essa ideia é do autor da música, porque a Lua também irá ao Japão, só que depois de o Astro Rei vir para cá. Ou seja, não se encontram, rsrs!, só quando há eclipse. Mas essa já é outra história.

Pois bem, dizemos que noite é o período compreendido entre às seis horas da tarde e à meia-noite.

biblicos estudos sol tarde

Madrugada

É o período de tempo entre à meia-noite e as seis horas da manhã.

Pode ser também considerado como o intervalo de tempo correspondente às últimas horas da noite, antes do nascer do Sol. Podemos dizer também antes do crepúsculo matutino.

O nascer do Sol é um momento realmente alegre, porque os pássaros cantam animados. Os primeiros raios que entram pelas nossas janelas nos acordam e nos dizem que está na hora de levantar da cama.

Enfim, assim como o pôr do Sol representava para mim, quando criança, momento de tristeza, o nascer do Sol representava momento de alegria. A tristeza só vinha ao lembrar que devia ir a escola. Quem diria, heim! Hoje o que mais faço na vida é estudar. Tanto que nada sei.

O Sol no Japão

Note que o mesmo Sol estava ontem iluminando o Japão é o que nasce hoje para iluminar nosso país. É claro que escrevo isto porque antes eu não sabia disso.

Devemos nos lembrar também da existência do fuso horário. Pois, enquanto num lugar o relógio marca seis horas da manhã, em outro marca sete horas.

Motivo de escrever este texto

O motivo de eu escrever este texto se prende à necessidade de explicar a maneira como a Bíblia cita a hora observada por Deus, durante a criação do Universo. Isto é, o Pôr do Sol conforme está escrito nas Escrituras.

A Bíblia diz que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Podemos ler essa história no livro de Gênesis.

“Vi u Deus tudo o que tinha feito, e que era muito bom. E houve tarde e manhã – o sexto dia.

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

Havendo Deus acabado no sétimo dia a obra que fizeram, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito.

E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que fizera.”

Gênesis 1.31; 2.1-3

O livro de Gênesis cita o dia como o período que vai do Pôr do Sol de um dia até o Pôr do Sol do dia seguinte.

Por isso é citado “e houve a tarde desse dia e manhã do dia seguinte”. Ou seja, o dia começa quando o Sol se põe de hoje, por exemplo, e terminará no mesmo horário amanhã.

 E houve tarde

Uma tarde, citada na Bíblia, engloba a noite inteira (período que vai das seis horas da tarde até a meia-noite) e a madrugada (período que vai da meia-noite até as seis da manhã).

Assim, quando lemos na Bíblia “e houve tarde”, estamos em verdade lendo “e houve noite e madrugada”.

Do mesmo modo, a manhã, citada na Bíblia engloba o período que vai das seis horas da manhã até as seis horas da tarde. É em verdade o que chamamos de manhã (das seis horas ao meio-dia) e tarde (do meio-dia às seis horas da tarde ou dezoito horas).

Resumo

A Bíblia diz:

E houve tarde e manhã – o primeiro dia.”

Gênesis 1.5

Devemos entender que esse período citado na Bíblia é o tempo compreendido entre as seis horas da tarde de um dia até às seis horas da tarde do dia seguinte. Ou seja, do Pôr do Sol de hoje até o Pôr do Sol de amanhã. Todos os dias.

Conclusão

Esse texto ficou longo demais.

Falaremos desse assunto mais tarde.

Enfim, dessa maravilha que acontece todos os dias: O Pôr do Sol, no final da tarde e O Nascer do Sol, no começo da manhã.

Considere ler o artigo Livro de Gênesis em perguntas e respostas.

Você observa o Pôr do Sol em sua cidade?

O blog Contos e Estudos Bíblicos sempre precisa de sua ajuda para existir. Portanto, tome a decisão de divulgar os artigos de nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais. Para isso, copie links dos artigos que mais gosta e cole nas suas mensagens do Facebook, Twitter e outras.

Desde já, muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Pode até ser que você ainda não fez isso. Porém, nesse caso, considere curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook. Faça isso com o intuito de divulgar os artigos do blog Contos Bíblicos ainda mais, aos seus amigos e seguidores das redes sociais.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE