Livro da Bíblia Sagrada – Lições do livro Deuteronômio

em Contos Bíblicos

Livro Deuteronômio – Bíblia Sagrada – Lições do livro Deuteronômio. Um dos livros escritos por Moisés, Deuteronômio ensina lições sobre como o povo de Deus deve guardar Seus mandamentos. Algumas dessas lições foram transcritas neste post.

Livro da Bíblia Sagrada

O livro Deuteronômio aparece na Bíblia no Velho Testamento.

A autoria do livro Deuteronômio é atribuída a Moisés. Nós costumamos ler livros da Bíblia de maneira corrida. Melhor explicando, lemos como se fosse um romance ou um livro de contos.

Foi pensando nisso que decidi transcrever estas frases (versículos) da Bíblia como explicações de como as entendo.

Lições do livro Deuteronômio

O profeta explica nesse versículo do livro bíblico o que aconteceu com o povo que foi escravizado em território egípcio, durante muito tempo. Mas tanto que esse povo clamou ao Senhor Deus que Ele ouviu seu clamor e elegeu um filho deles para tirá-los da escravidão do Egito.

Ao caminhar pelo deserto esse povo ia reclamando durante o tempo todo, isto é, sempre que surgia um obstáculo na frente dele.

Muitos, no entanto, se esqueceram das maravilhas que lhes aconteceram pelo caminho. Receberam o maná no deserto. Segundo a Bíblia, o maná tinha o gosto de pão de mel.

Quem conhece o pão de mel deve saber o quanto ele é saboroso. O povo que o recebia no deserto passou a reclamar dele porque desejavam comer outras iguarias.

Contudo, a lição que Deus lhes deu foi para saberem que o homem vive também daquilo que sai da boca do Senhor. Isto é, nem só do pão vive o homem. Essa frase foi dita por Jesus quando foi tentado por Satanás. Você a encontra nos livros do evangelho, Novo Testamento.

Hoje nós devemos saber que precisamos de pão para nosso alimento. Mas também de arroz, aveia, feijão e de tudo o que a terra produz.

Precisamos de roupara para cobrir a nudez do corpo. Mas precisamos também ler ou ouvir a Palavra de Deus.

Foi para isso que Deus enviou Seu filho Jesus a terra para nascer e viver como homem.

Além disso, também morrer de maneira cruel, semelhante a um cordeiro: o Cordeiro de Deus.

Não só de pão vive o homem

1. Ele te afligiu, e te deixou ter fome; depois te sustentou com o maná que não conhecias, e que os teus pais também não conheceram, para te dar a entender que não só de pão vive o homem, mas de tudo o que sai da boca do Senhor.

Deuteronômio 8.3

Os pais têm a incumbência de criar os filhos conforme as regras ditadas pela sociedade. Assim quando um homem impõe um castigo muito rígido no filho será denunciado nos órgãos competentes e por eles será punido.

Contudo, a própria sociedade impõe aos pais a obrigação de cuidar de seus filhos, de modo que eles cresçam e obedeçam as regras que ela cria.

A Bíblia diz que assim como o homem castiga seu filho, Deus também castiga Seus filhos. Ou seja, Deus mostra aos que O teme o caminho correto para chegarem ao reino dos céus.

Em verdade, trata-se de um lembrete para dizer: Olha, você está seguindo caminhos errados neste momento.

Volte e siga o caminho ensinado por Jesus.

Porém, diferente dos pais que muitas vezes exageram no castigo dos filhos, Deus impõe um castigo que seria ideal ao Seu seguidor.

livro-velho-testamento-mensagem-biblica-deuteronomio

Deus também castiga

2. Reconhece, portanto, em teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim castiga o Senhor teu Deus. Deuteronômio 8.5

Do mesmo modo que Deus atribuiu ao homem a liberdade de ele viver como quer, usando sua faculdade de livre arbítrio, não obrigou-o também a guardar Seus mandamentos.

Assim, vivemos entre homens que guardam os mandamentos da Lei de Deus e os que não os guardam.

Vivemos, então, num mundo que se torna injusto. Num mundo em que milhões de pessoas sofrem para viver e milhares lucram com o sofrimento delas.

Ouvimos o tempo inteiro alguém dizer que deseja “Justiça”. Mas vemos também noticiários da televisão dizendo das injustiças que acontecem na vida de milhares de pessoas.

O mundo seria outro se todos nós guardássemos os mandamentos do Senhor Deus. Ou seja, seria maravilhoso se todos os homens temessem ao Senhor Deus. Talvez nem houvesse necessidade de cadeias.

Guarda os mandamentos

3. Guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e o temeres.

Deuteronômio 8.6

A terra produz. O homem colhe a produção da terra. Fica satisfeito com sua colheita e sorri aliviado porque ganhou dinheiro o suficiente para comprar mais máquinas para produzir mais.

Infelizmente, muitos esquecem até de pagar os trabalhadores que de sol a sol passaram parte de seu tempo na lavoura.

Porém, a Bíblia diz que devemos bendizer ao Senhor Deus pela terra em que plantamos vegetais. Devemos agradecer também pela força que temos para cultivar a terra.

Enfim, devemos sempre bendizer ao Senhor Deus e agradecer ao Pai celestial por tudo o que Ele nos disponibiliza para nosso sustento.

Bendizer ao Senhor Deus

4. Comerás e te fartarás, bendizendo ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.

Deuteronômio 8.10

Quando uma pessoa segue os acontecimentos de sua vida usando sua faculdade de livre arbítrio decerto ignora essa lição.

O termo usar a faculdade do livre arbítrio escrito aqui significa dizer que a pessoa vive conforme sua doutrina. Geralmente ela estabelece uma maneira de viver ignorando a existência de Deus.

Entretanto, essa pessoa faz isso exatamente porque Deus lhe deu o livre arbítrio. Deus seria injusto se obrigasse todos a seguir Seus mandamentos. Isto é, se não desse a ninguém a liberdade de fazer o que quiser na vida.

Então, quando uma pessoa que não segue os mandamentos da Lei de Deus consegue vitórias em seus empreendimentos, atribui seu sucesso à própria sorte. A pessoa geralmente diz assim: “Eu tenho sorte e consigo tudo o que quero na vida”.

Às vezes ela vai ainda mais longe: “Consigo tudo o que quero, no lugar em que quero e na hora que quero”. Ela consegue o que quer.

Muitas vezes, até conquistar a pessoa de seu interesse usando artifícios enganadores. Contudo, a pessoa temente a Deus sabe que Ele tem a força e a dá a quem quiser. Assim, essa pessoa sempre diz: “Foi Deus quem me deu a força para conseguir minha riqueza”.

Deus nos dá a força

5. Não digas no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me proporcionaram esta riqueza.

Deuteronômio 8.17

Habitue-se a ler com frequência alguns versículos do livro Deuteronômio. Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter e divulgue artigos aos seus seguidores.

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães e Silva faz questão da fazer, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment