Dever do homem – Temer a Deus e guardar Seus Mandamentos

em Artigos, Estudos Bíblicos

Dever do homem – Temer a Deus e guardar Seus Mandamentos. Este estudo bíblico é continuação do post Será que é possível viver na lei de Deus e na lei do pecado?

Temer a Deus e guardar Seus Mandamentos

Dever homem temer Deus guardar mandamentos

Temer a Deus é viver de acordo com os Mandamentos da Lei de Deus. Deus se agrada dos que O seguem.

Livro de Eclesiastes – Velho Testamento

De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, pois isto é todo o dever do homem.

“Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, inclusive tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

Eclesiastes 12.13,14

Depois de ler todos os textos acima extraídos da Bíblia, podemos dizer que agora dá para responder à pergunta: “Será que dá para viver na lei de Deus e na lei do pecado?”.

A resposta é: NÃO DÁ.

Não dá para viver na lei de Deus e na lei do pecado porque a própria Bíblia diz que ninguém deve infringir nenhuma lei.

São dez os mandamentos da lei de Deus. Devemos temer a Deus e guardar os Seus mandamentos. Esse deve ser o dever de todos os homens.

Pois entendemos que se todos os homens vivessem segundo a lei de Deus certamente não haveria guerras. Haveria entendimento entre as pessoas. Haveria paz.

Se todos os homens cumprissem seus deveres certamente a vida seria bem melhor para todos e todas as pessoas viveriam sem necessidade de haver brigas.

Nós percebemos que a paz com que tanto sonhamos está dentro de nós mesmos. Mas não sabemos viver entre os homens sem provocar discórdias.

O marido briga com a mulher, por causa de desentendimentos. O filho briga com o pai ou a mãe, por causa de uma correção.

Enfim, Deus criou o mundo. Mas Seu inimigo introduziu o pecado no mundo. O pecado entrou no coração dos homens e das mulheres.

Deus deu livre arbítrio para a humanidade. Assim, cada um faz aquilo que deseja fazer. Ou é levado a fazer por indução de outros. Pois é comum vermos entrevistas com jovens infratores dizendo: “Eu não queria fazer, mas fiz porque meu amigo me obrigou”.

Jovem, lembra-te do teu Criador

Lembrar Criador dias mocidade Eclesiastes

Lembra-te do Criador na Mocidade

Os jovens deveriam ser ensinados a ouvir a Palavra de Deus. Deveriam ser encaminhados às igrejas, casas de oração. Mas, infelizmente, a mídia incentiva o jovem a fazer tudo ao contrário daquilo que Deus quer que ele faça.

Jovens são levados todos os dias à bebida, ao consumo de drogas. Muitos conseguem abandonar o vício. Muitos não conseguem.

E a paz com que tanto sonhamos? Saber que nossos filhos saem para ir à escola e voltam para casa, alegres e felizes, sem problemas. Saber que vamos ao trabalho e trabalharemos sem estresse, recebendo o salário digno da função que exercemos.

Será que acontece isso, a contento, para todas as pessoas da face da terra? Qual é sua resposta?

O que a Bíblia diz?

A Bíblia diz nas profecias do livro de Apocalipse que todos nós seremos julgados no Tribunal de Cristo.

Jesus vem

Eis que cedo venho! Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.”

Apocalipse 22.7

Conclusão

  • Temer a Deus para viver com Deus e receber a proteção dele.
  • Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Foi Deus que salvou…”, “Foi a mão de Deus nesse negócio”?
  • Quando você ouve alguém dizer: “Jesus vem, mas quando?” A Bíblia não explica quando acontecerá a vinda de Cristo. Só ensina que devemos ficar sempre prontos. Isto é, orar e vigiar, para que nãos pejamos pegos de surpresa.
  • “Ah, mas eu quero viver a vida como eu acho legal, quero me divertir, aproveitar as coisas do mundo porque a vida é curta…” Assim fica difícil Temer ao Senhor Deus.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães e Silva

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

7 comentários deixe um →

  1. antonia

    gosto muito de estudar a palavra e aqui tem otimos estudos muito bom

    Responder
  2. Preciso me fortificar mais na palavra.

    Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: