Bíblia – Príncipe das trevas e hostes espirituais da maldade

em Contos Bíblicos

Bíblia – Príncipe das trevas e hostes espirituais da maldade. Estudos bíblicos sobre o príncipe das trevas ou príncipe da treva. Nome dado ao diabo.

Nós sempre ouvimos, às vezes até com certa frequência, alguém falar sobre príncipes das trevas e hostes espirituais da maldade.

Bíblia – Príncipe das trevas

Quem é o príncipe das trevas? O que faz o príncipe das trevas? Quais livros da Bíblia falam sobre o príncipe das trevas?

Estudamos para este artigo alguns livros do Novo Testamento, conforme segue, abaixo.

No intuito de aprender mais sobre o que isso significa, consultando o dicionário Aurélio, encontramos:

Príncipe das trevas – diabo.

Príncipe da treva – diabo.

O dicionário aponta para as duas definições o mesmo significado.

Mas, já que príncipe das trevas significa diabo, o que vem a ser hostes espirituais da maldade?

Vamos consultar novamente o dicionário Aurélio.

Encontramos a definição de hoste: tropa; exército. Como figura podemos também encontrar a definição como segue: bandos, chusma; multidão.

Sabendo disso, estudemos o texto bíblico para saber o que as Escrituras Sagradas nos ensinam sobre esses assuntos.

Livro Romanos

“Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8.38,39).

Livro Efésios

“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2.1,2).

“E foi assim para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nas regiões celestiais, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele” (Efésios 3.10-12).

“Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes” (Efésios 6.12).

“E oramos para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, corroborados com toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo, dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Colossenses 1.10-14).

“E, tendo despojado os principados e as potestades, os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz” (Colossenses 2.15).

Contos e Estudos Bíblicos

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter

Curta a páginas de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais Sua Palavra.

José Guimarães

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: