Honrar a Deus com os lábios, mas não com o coração – Estudos bíblicos

Honrar a Deus com os lábios, mas não com o coração. Estudos bíblicos com foco nos versículos dos livros Mateus 15.8 e Isaías 29.13.

Nós encontramos na Bíblia diversas passagens sobre o mesmo assunto. Estudar é Bíblia é estudar essas passagens e compreender o que elas querem nos dizer.

Honrar a Deus com os lábios

Vamos focar nesse estudo o fato de o Senhor Jesus ter dito o seguinte, no Evangelho encontrado no livro Mateus:

“Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”

Mateus 15.8

Procure no rodapé de sua Bíblia o número que aparece como expoente no final desse versículo. Por exemplo, na versão bíblica que estou usando neste momento aparece o número 9.

Ao ler para onde o número 9 aponta, no rodapé, somos orientados a ir ao livro de Isaías, lá no Antigo Testamento.

Sabemos que o profeta Isaías viveu muitos anos antes do nascimento de Jesus. Ele escrevia assuntos sobre o que só aconteceriam muitos séculos depois.

Assim, ele escreveu o seguinte:

“Diz o Senhor: Esse povo se aproxima de mim com sua boca, e com os lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. O seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em coisa aprendida por rotina.”

Isaías 29.13

Notamos, pela leitura dos dois versículos acima, que o profeta Isaías escreveu exatamente sobre aquilo que Jesus diria centenas depois do tempo em que ele esteve aqui na terra.

Isaías era um profeta de Deus.

Profeta, segundo o Dicionário Aurélio, é um individuo que prediz o futuro.

Muitas pessoas aparecem nos dias de hoje dizendo que são profetas, mas eles não conseguem predizer nada sobre o futuro. E quando predizem, erram, porque não são profetas escolhidos por Deus. Talvez sejam profetas escolhidos por eles mesmos.

Outra palavra que devemos ressaltar no segundo versículo acima é temor.

Temor, segundo o Dicionário Aurélio, aparece em sua primeira definição como “Ato ou efeito de temer, medo; susto”. E é exatamente dessa forma que mais usamos a palavra “Temor”. Isto é, com o sentido de ter medo de alguém.

Mas a segunda definição do referido dicionário diz que Temor é também “Sentimento de reverência ou de respeito”. É sobre esse “temor” que o profeta Isaías escreveu no segundo versículo.

Logo, em vez de pensar que Temor a Deus seja ter medo de Deus, devemos pensar que “Temor a Deus” significa “Sentimento de Reverência a Deus”, “Sentimento de Respeito a Deus”. Podemos também dizer que seja “Sentimento de Obediência a Deus”. O dever do homem é temer a Deus e guardar Seus mandamentos.

Isso porque a Obediência é tudo aquilo que Deus espera de cada um de nós. Assim como nossos pais esperam que sejamos sempre obedientes a eles. Afinal, qual pai enaltece um filho que faz tudo ao contrário do que ele diz?

Por exemplo, o pai diz: Filho ou filha não ande por aquela rua depois das oito horas da noite, porque é perigoso. Mas o filho ou a filha dele passa a andar exatamente por essa rua e depois desse horário. Esse filho ou filha é obediente?

Logo no começo da Bíblia, no livro de Gênesis, encontramos a desobediência do primeiro casal criado por Deus. Eles desobedeceram e foram castigados pelo Criador. E do castigo deles nós herdamos praticamente tudo o que acontece conosco hoje. Herdamos o pecado. A prática do pecado, que nos leva à morte. Pois a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte.

Conclusão

  • Devemos nos esforçar e muito para honrar Jesus com o coração. Isto é, fazer aquilo que Jesus fazia. Dizer aquilo que Jesus dizia. Tomar cuidado com as palavras que saem de nossa boca.
  • Devemos confiar no Senhor. Acreditar que é verdadeiro aquilo que Ele diz em Suas palavras. De nada adianta uma pessoa ler a Bíblia e dizer: “Ah, isso acontecia naquele tempo, hoje as coisas não acontecem mais assim!” Acontecem sim.
  • A Bíblia diz que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Então, o que Ele fazia lá no começo da criação do mundo, faz hoje e continuará fazendo no futuro. É claro que, como encontramos no Salmo 91.1, isso acontecerá com “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo”.
  • Habitar no esconderijo do Altíssimo significa estar sob a proteção do Altíssimo. O inimigo te vê, mas não tem nenhuma força para tirar você de lá. Um exemplo prático disso é o que acontece com a galinha.
  • Quando o gavião sobrevoa lá em cima, a galinha chama pelos seus pintainhos. Eles se encolhem debaixo das asas dela e o gavião vai embora. “E se ele levar a galinha?”, você pode me perguntar. Eu te respondo que o interesse dele é voltado aos filhinhos dela. Assim como o diabo não carrega Deus. Ele carrega quem não está sob a proteção de Deus.
  • É por isso que encontramos o belíssimo versículo “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua fidelidade será seu escudo e broquel” (Salmo 91.4). As asas da galinha devem atingir, quando abertas, um pouco mais de dois palmos (corrijam-me se estou errado). Porém, as asas de Deus não têm limite. Elas podem cobrir o mundo inteiro. Você acredita nisso? Se crer em Deus, tem de acreditar! Eu creio, eu acredito.
  • Os mandamentos dos homens ensinam aos homens, mulheres e crianças muitas coisas que os levarão ao pecado, com isso, viverão desobedecendo as Leis de Deus. Pais, ensinem aos seus filhos a Palavra de Deus. Aproveitem! Neste Natal, colocam junto dos presentes uma Bíblia bem legal para cada um deles. Existem Bíblias Ilustradas, sucintas, de fácil leitura. Eles aprenderão a crescer debaixo das asas de Deus. Ah, se eu crescesse sabendo tudo isso que eu aprendo hoje! Confesso que seria outra pessoa.

Vigiai e Orai.

Houve um tempo

Houve um tempo em que eu pensava que obedecer a Deus era ser escravo dele e não fazer nada de bom que no mundo existe. Mas depois descobri que não é nada disso. Pois está sempre viva em minha memória uma frase que um pastor disse um dia, numa pregação: “Tem mais coisas boas do lado de Deus que do lado do mundo”.

Na hora essa frase poderia ser tomada como algo assim: “Que boeira! O cara descarta tudo o que é bom só pra ficar seguindo o que está na Bíblia!” Mas depois, pensando bem, quantas pessoas eu conheci que morreram por causa do álcool, cigarro, drogas ditas lícitas? Já fui ao enterro de muita gente assim.

E as mortes provadas por acidentes de trânsito, por pessoas bêbadas? Os assaltos ditos leves porque o usuário precisa de dinheiro para comprar droga… Bem, são tantos problemas… Então, vamos parar por aqui.

Que a Paz de Jesus esteja com você e com todos os seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Contos e Estudos Bíblicos

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter.

Curta a página de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

José Guimarães e Silva

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: