Projeto de Vida para o ano 2015

Projeto de Vida para o ano 2015, crendo nas Promessas de Jesus e lutando por conseguir atingir as metas estabelecidas para o decorrer do ano.

Parece que foi ontem que publicamos o post Projeto de Vida para o ano 2014 sob as Promessas de Deus.

Entretanto, o ano de 2014 chega ao fim daqui a alguns dias e muitas pessoas perguntam — a si mesmas e a outras pessoas: “O que eu fiz para mudar minha vida?”

Infelizmente, dão uma olhada em volta e descobrem que pouco fizeram para mudar de vida. Eis alguns dos problemas que muitas pessoas têm:

  • Fatura do cartão de crédito em atraso.
  • Cheque especial com limite ultrapassado.
  • Cheques devolvidos.
  • Carnês acumulados na gaveta, mas sem pagamentos.
  • Guarda-roupas cheios de roupas que não são usadas.
  • Eletrodomésticos na cozinha só ocupando espaço.

Aí, muitas pessoas dizem: “Gente! Eu preciso me organizar!” Como fazer isso? Organizando as coisas. Isto é, colocando ordem em tudo, de modo que consiga resolver os problemas, pelas arestas.

  • Comece a pagar as dívidas menores.
  • Reúna tudo o que não foi usado durante um ano ou mais e decida vender os objetos. Além de render dinheiro, ainda ajudam quem os compram.
  • Faça acordo com os credores, assumindo parcelas que podem ser pagas nas datas combinadas.
  • Evite comprar objetos que ficarão guardados, sem uso.
  • Corte despesas, porém não faça sacrifícios. Não é isso que Deus quer que você faça.

Vamos então escrever nosso Projeto de Vida para 2015 sob as Promessas da Palavra de Deus.

Projeto de Vida para o ano 2015

Projeto Vida ano 2015

Projeto de Vida para o ano 2015

Deus tem sim muitas promessas para nós. Contudo, é necessários que façamos o que Ele nos ordena.

Bens necessários

Relacione o que você quer comprar: Casa, apartamento, lote para construção, material de construção, carro, etc.

A Bíblia diz:

“Ora, se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

Mateus 7.11

Nós sempre damos aos nossos filhos e filhas aquilo que eles nos pedem. Contudo, há uma espécie de “filtro” naquilo que nossos filhos pedem. Digamos que um garoto de catorze anos peça ao seu pai uma possante moto. Seu pai dará essa moto a ele? Com certeza dirá que ele é jovem demais para pilotá-la na rua. Há ainda os problemas legais: documentos, permissão das autoridades, etc.

Desse mesmo modo Deus age conosco. Digamos que a intensão de uma pessoa seja comprar um carro velocíssimo. Mas essa pessoa dirige de qualquer jeito, sem responsabilidade. Será que Deus quer dar esse carro a essa pessoa?

Bens espirituais

Devemos nos aproximar de Deus através da oração.

A oração deve ser feita sempre que desejamos pedir uma bênção, porém, sempre que receber uma graça também.

“É também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

Efésios 1.13

“O seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude.

“Desse modo ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.”

2 Pedro 1.3,4

Pagamento das Dívidas

A Bíblia diz que não devemos dever a ninguém.

Contudo, as doenças em família, o desemprego, a falta de planejamento, aumento desordenado de preços são fatores que elevam as dívidas das pessoas à patamares cada vez mais altos.

Dizem os economistas que é como uma bolinha de neve, pois aumenta, aumenta… E a pessoa fica sem saber de onde tirar dinheiro para pagar.

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, pois quem ama ao próximo cumpriu a lei.”

Romanos 13.8

2015 Contos Estudos Bíblicos

2015 Contos e Estudos Bíblicos

Como fazer

  • Escreva as dívidas numa folha de papel.
  • Analise a fonte de renda.
  • Dá para pagar todas as dívidas?
  • Se a resposta for não, considere pagar as de valores menores. Com isso elas vão se eliminando aos poucos.
  • Quanto às dívidas maiores, o ideal é entrar em contato com os credores e propor acordo com eles. Caso não concordem, guarde o dinheiro que você poderia pagar hoje numa conta, principalmente de poupança.
  • Um dia, quando os credores decidirem eliminar os juros excessivos, você poderá negociar com eles usando o dinheiro que guardou.
  • Evite negociar dívidas cujas parcelas futuras não poderão ser pagas, por falta de dinheiro. Pois nesses casos, as dívidas aumentarão. Serão cobrados juros sobre juros, multas e outros acréscimos. Ficará muito mais difícil pagar dívidas tão grandes assim, principalmente quando não se tem aumentos de salários nas mesmas proporções dos juros bancários.

Ore com fé ao Senhor Deus. Peça ao Altíssimo orientação para encontrar caminhos viáveis para pagar as dívidas.

Evite pensar nas dívidas durante o tempo todo, pois isso te incomodará o deixará você sem sono. Daí, ficará propenso a ter doenças. Lembre-se sempre do que o Apóstolo Paulo disse: Não andeis ansiosos por coisa alguma, conforme está escrito em Filipenses 4.6.

Aumento da Fonte de Renda

A Bíblia diz:

“Se atentamente obedeceres a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

Se ouvires a vos do Senhor teu Deus, todas estas bênçãos virão sobre ti e te seguirão: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.

Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti. Se por um caminho vierem contra ti, por sete caminhos fugirão à tua vista.

O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos celeiros, e em todo empreendimento da tua mão. O Senhor teu Deus te abençoará na terra que te dá.

O Senhor te confirmará como seu povo santo, como te tem jurado, contanto que guardes os mandamentos do Senhor teu Deus, e andes nos seus caminhos.

Todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.

O Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais, no fruto do teu solo, na terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.

O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos. Emprestarás a muitas nações, porém não tomarás emprestado.

O Senhor te porá por cabeça, e não por cauda. Estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

Não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, de nenhum dos mandamentos que hoje te ordeno, seguindo outros deuses, para os servires” (Deuteronômio 28.1-14).

Como aumentar a fonte de renda?

Hoje em dia, com o advento da internet, existem muitas maneiras de as pessoas aumentarem suas fontes de renda. Só que para isso as pessoas devem descobrir suas habilidades. Isto é, ver o que gostam de fazer e executar tarefas de bom grado.

O que você não pode é ficar se lamentando, reclamando porque o dinheiro não dá para pagar as contas. Que o salário não aumenta, a escola dos filhos aumenta, etc. Pois esses procedimentos aumentam ainda mais sua ansiedade que, conforme vimos no tópico anterior, nem deve existir.

Felicidade Familiar

Felicidade Familiar Contos Estudos Bíblicos

Felicidade Familiar

A família é uma instituição criada por Deus. Deve estar sempre unida, portanto, na alegria e na tristeza.

Pois quando os cônjuges vivem separados, isto é, morando na mesma casa e cada um por si, há uma diferença de opiniões, desavenças… E isso tudo se transfere aos filhos.

O que a Bíblia diz:

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

“Comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.

“Assim é abençoado o homem que teme ao Senhor.”

Salmos 128.1-4

Vida Sentimental

O livro dos Provérbios diz:

“O que acha uma esposa acha uma coisa boa, e recebe favor do Senhor.”

Provérbios 18.22

Contudo, conforme escrevi dia desses no Facebook, devemos ter em mente também que “A que acha um esposo também acha uma coisa boa, e recebe favor do Senhor”. Porque o Senhor é o Criador dois dois, lembra-se disso?

No livro de Gênesis aprendemos que primeiro Deus criou o homem. E logo em seguida, criou a mulher.

“Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda.”

Gênesis 2.18

Então Deus criou a mulher da costela do homem. Desse modo a mulher estaria sempre no coração do homem.

O que alterou tudo foi a entrada do pecado no mundo. Com isso vieram os desentendimentos, as falsidades, as brigas, as mentiras… E essa lista é tão extensa que aumenta cada vez mais.

Saúde na Família

Quando o pecado entrou no mundo, conforme encontramos no livro de Gênesis, capítulo 3: “A queda do homem”, Deus providenciou uma maneira de livrar a humanidade dos males que a aflige.

Só que para isso, enviou o Seu Filho Unigênito para nascer na Terra, crescer, sofrer e morrer na cruz.

Jesus veio ao mundo e fez tudo isso. Ele não recusou, não desistiu e passou por todas as etapas até o fim.

O Profeta Isaías, muitos anos antes de Cristo nascer, escreveu:

“Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo, nós o consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53.4,5).

A humanidade ficou livre de seus pecados com a morte de Jesus na cruz. Só que, depois disso, continuou pecando.

Infelizmente, nós já nascemos em pecado. Mas podemos nos arrepender e pedir perdão a Deus.

Conclusão

  • Escreva seu projeto de vida para o ano 2015 numa folha de papel.
  • Guarde-o em local acessível, de modo que tenha acesso a ele com frequência.
  • Antes de comprar algum utensílio, consulte sua lista. Ele está lá? Tem prioridade? Ou é só vaidade?
  • Ore ao Senhor Deus, todos os dias, assim como você se alimenta para viver.
  • Peça aquilo que quer. Porém lute por consegui-lo.
  • É preciso acreditar que será possível.
  • Jesus disse que se para os homens algo pode ser impossível, para Deus tudo é possível.
  • Nós cremos em Jesus. Então, devemos crer em Sua Palavra.

Download do e-book

Jesus disse:

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

João 10.10b

Esteja sempre com a gloriosa Paz de Jesus.

José Guimarães e Silva

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE