História sobre a fé – Estudos Bíblicos

História sobre a fé. Fé e exemplos de fé conforme está escrito na Bíblia. Estudos bíblicos sobre pessoas que creram em Deus.

História sobre a Fé

História sobre a fé
História sobre a Fé

 

A Bíblia fala muito sobre a fé.

O livro Hebreus, capítulo 11, Novo Testamento mostra dezenas de versículos falando sobre a fé.

Nós lemos nesse capítulo frases tão bonitas citando exemplos de fé. Ficamos empolgados com elas, mas ficamos sempre a nos perguntar: “Afinal, o que é fé? O que é realmente a fé? Será que eu tenho fé?”.

Hoje, ao acordar, me lembrei sobre uma história de fé, que ouvi um dia numa rádio. Talvez você já a tenha ouvido também ou lido essa história em algum lugar.

A história é mais ou menos assim:

Um dia, em algum lugar, o pessoal de uma comunidade tinha um encontro marcado numa igreja próxima. Lá, o pessoal dessa comunidade encontraria outras pessoas, para que todas juntas, orassem ao Senhor Deus, pedindo que lhes enviasse chuva.

Havia muito tempo não chovia naquele lugar e a população já estava desesperada demais, sem saber o que fazer para obter água.

Então, orar ao Senhor Deus seria a solução imediata para aquela gente. Porque assim o Criador poderia abrir a porta do céu e lhes enviar chuva. Uma só? Não! Várias chuvas, desde que não alagassem tudo e deixassem as casas alagadas, é claro.

Então, pensando assim, as pessoas foram à igreja local.

Só que, no caminho alguém notou que um menino levava um guarda-chuva.

O sol estava muito quente naquele dia e não havia nenhum prenúncio no céu de que cairia água naquela localidade.

Ora, eles já estavam sofrendo por causa da falta de chuva havia muito tempo e estavam indo à igreja justamente para pedir a Deus que lhes mandasse chuva.

Aquele menino carregando um guarda-chuva, naquele calor medonho, lhes serviria de motivo para muita risada.

Jesus se tu podes crer
Jesus disse: Se tu podes crer

Então, perguntaram ao menino:

— Por que você está levando esse guarda-chuva, se não está chovendo?

O menino respondeu.

— Nós estamos indo pra igreja pedir pra Deus que mande chuva pra nós, não estamos?

— Sim, nós estamos — responderam todos.

Afinal, era exatamente para isso que eles estavam indo à igreja, naquele dia.

O menino respondeu, surpreendendo-os:

— Então, Deus vai atender nosso pedido, não vai? Daí vai chover logo. E nós vamos precisar do guarda-chuva pra voltar pra casa.

Depois dessa sábia resposta, quem teria audácia ou coragem de rir do menino? Podemos ter certeza de que ninguém riria dele.

Devemos ter certeza também de que aquele menino tinha fé e provou que tinha fé.

Afinal, muitas pessoas costumam dizer que têm fé, mas não dão prova disso. Isto é, quando recebem uma bênção, reclamam que não sentiram o efeito dela.

Sabendo disso tudo, voltando ao livro Hebreus, Novo Testamento, lemos na primeira linha que:

Fé é a certeza”.

Porém, eu lhe pergunto: “é a certeza de que?”.

Resposta: É a certeza de que vai acontecer aquilo que você pede ao Senhor Deus.

Logo, de nada adianta pedir uma bênção e pensar assim: “Ah, acho que Deus não ouviu minha oração!”. Ou: “Será que Deus ouviu minha oração?”, “Será que Deus vai atender ao meu pedido?”.

Ou seja, a pessoa cria dentro de si uma lista de dúvidas, que acaba colocando em dúvida a sua própria fé.

Com tantas dúvidas enfileiradas, a pessoa descobre que não tem tanta fé assim. E ainda se conforma dizendo: “Ah, Deus tem tanta coisa pra fazer e não ia perder tempo comigo, um simples mortal”.

Seria agir de modo a pensar que Deus só se preocupa com pessoas ilustres, chefes de estado, diplomatas, celebridades ou mesmo formadores de opinião.

Nada disso! Deus se preocupa com todos. Jesus sempre disse aos Seus discípulos que Deus ouve nossas orações. E devemos crer nisso. Afinal, se cremos em Jesus, devemos crer em tudo aquilo que Ele disse.

Podemos encontrar na Bíblia a história da mulher que tinha fluxo de sangue, uma doença terrível que a fazia sofrer durante muitos anos de sua vida.

Essa mulher queria tão-somente encostar a mão na roupa de Jesus. Bem, em verdade a Bíblia diz que Ele usava uma túnica.

Essa mulher sofria muito. Era desprezada pelos seus parentes. Talvez fosse desprezada pela sociedade.

Afinal, sabemos que naquela época os doentes incuráveis eram afastados da sociedade. Pois as pessoas tinham medo de contaminação.

A mulher pensou assim: “Se eu tão-somente tocar o dedo na barra da túnica dEle, serei curada”.

Ela devia fazer isso de modo que ninguém a visse. Pois se as pessoas a vissem, expulsavam-na dali. Infelizmente, naquela época podiam apedrejar o doente de modo que ele fosse embora.

Então, bastou àquela mulher encostar a mão na túnica de Jesus, para sentir a cura imediata da doença que a fazia sofrer muito.

estudos bíblicos história menino chuva

Temos também na Bíblia a história do Centurião de Cafarnaum. Ele era um homem poderoso do império, que tinha soldados ao seu comando. Esse centurião disse a Jesus que bastava o Mestre dizer uma palavra e seu soldado seria curado.

O centurião disse a Jesus que era um homem de palavra. Ele tinha soldados ao seu comando e bastava dar ordens que seus soldados o obedeciam. Assim, bastava Jesus mandar a doença ir embora que ela iria.

Esse centurião disse uma frase muito bonita e edificante, usada nas missas:

Senhor, não sou digno de receber-te sob o meu teto, mas dize somente uma palavra e o meu criado ficará são” (Mateus 8.8).

Tanto que Jesus se admirou e disse:

Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé” (Mateus 8.10).

Conclusão

  • A mulher que tinha fluxo de sangue nos mostra que devemos tocar em Jesus para conseguir algo.
  • O Centurião de Cafarnaum nos ensina que a Palavra de Jesus nos basta. Jesus disse assim: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.
  • O menino da história nos mostra que ter fé é ter certeza de que vamos receber o que pedimos.
  • Infelizmente, na hora do desespero, ficamos duvidosos. Desacreditamos de nossa força, de nossa fé. Ficamos agressivos e brigamos com nossos semelhantes.
  • Lute sempre pelos seus ideais. Ore ao Senhor Deus para pedir. Mas ore também para agradecer. Faça novos cursos. Estude. Mas nunca desista dos seus sonhos.

Contos e Estudos Bíblicos

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter.

Curta a página de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

José Guimarães e Silva

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

José Guimarães e Silva

José Guimarães e Silva é autor dos livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *