Sábados no Velho Testamento – Estudos Bíblicos

em Contos Bíblicos

Nós pesquisamos na Bíblia Sagrada as vezes em que os Sábados aparecem no Velho Testamento e publicamos o resultado neste artigo do blog Contos e Estudos Bíblicos.

O dia de Sábado ou Sábados (no plural) aparecem tanto no Velho ou Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Nós já publicamos o post os dias em que sábados aparecem no Novo Testamento. E agora, publicamos os dias em que aparecem no Velho Testamento.

O objetivo principal deste artigo é mostrar a importância que Deus deu ao sábado, desde o momento da Criação do mundo. Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Assim está escrito. E o sétimo dia é o Sábado do Senhor, como ele mesmo disse logo no início de Sua Criação.

Jesus foi enviado à terra para salvar a humanidade. Lia os livros do Velho Testamento e guardava os sábados. Tanto que no Novo Testamento encontramos diversos versículos dizendo que Jesus ia às sinagogas aos sábados.

Deus escreveu o dia de sábado no Seu Mandamento, mas esse mandamento foi esquecido pelos homens, que optaram por guardar o domingo. Só que, fica sempre no ar aquela pergunta: O homem guarda o domingo da maneira que Deus queria que ele guardasse o sábado? Escreva sua resposta nos comentários.

O homem deve temer a Deus e guardar os Seus Mandamentos.

Vamos, então, aos nossos textos bíblicos:

Sábados no Velho Testamento

“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

“Havendo Deus acabado ao sétimo dia a obra que fizera, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito.

“E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que fizera.”

Gênesis 2.1-3

 

“Ele lhes disse: Isto é o que o Senhor disse: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor. O que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer na água, cozei-o em água. Tudo o que sobrar, ponde de lado, para amanhã.”

Êxodo 16.23

 

“Então disse Moisés: Comei-o hoje, porque hoje é o sábado do Senhor. Hoje não o achareis no campo.

“Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado, nele não haverá.”

Êxodo 16.25,26

 

“Lembrai-vos de que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias. Cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.”

Êxodo 16.29

 

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

“Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

“Pois em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas ao sétimo dia descansou. Por isso abençoou o Senhor o dia de sábado, e o santificou.

Êxodo 20.8-11

 

“Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás, para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro.”

Êxodo 23.12

 

“Disse mais o Senhor a Moisés:

“Dize aos filhos de Israel: Certamente guardareis os meus sábados. Isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações, para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

“Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós. Aquele que o profanar certamente será morto, qualquer que nele fizer algum trabalho será exterminado do meio do seu povo.

“Seis dias trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso solene, santo ao Senhor. Qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

“Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.

“Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre, pois seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento.”

Êxodo 31.12-16

 

“Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e lhes disse: São estas as palavras que o Senhor ordenou que se cumprissem:

“Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia vos será santo, sábado de repouso solene ao Senhor. Tudo aquele que nele fizer qualquer trabalho será morto.

“Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia de sábado.”

Êxodo 35.1-3

 

“Será sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; é estatuto perpétuo.”

Levítico 16.31

 

“Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus.”

Levítico 19.3

 

“Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor.”

Levítico 19.30

 

“Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, dia de santa convocação. Nenhuma obra fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas casas.”

Levítico 23.3

 

“Ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; o sacerdote o moverá no dia seguinte ao sábado.”

Levítico 23.11

 

“Até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias, e então  apresentareis nova oferta de cereais ao Senhor.”

Levítico 23.16

 

“Sábado de descanso solene vos será, e afligireis as vossas almas. Aos nove do mês à tarde, de uma a outra tarde, conhecereis o vosso sábado.”

Levítico 23.32

 

“Estas ofertas são além dos sábados do Senhor, além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao Senhor.”

Levítico 23.38

 

“Cada dia de sábado, Arão os porá em ordem perante o Senhor continuamente, da parte dos filhos de Israel, por aliança perpétua.”

Levítico 24,8

 

“Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra que eu vos dou, a terra guardará um sábado ao Senhor.”

Levítico 25.2

 

“Porém no sétimo ano a terra terá o seu sábado de descanso, um sábado ao Senhor. Não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha.”

Levítico 25.4

 

“Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e a o teu servo, e à tua serva, e ao teu diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo.”

Levítico 25.6

 

“Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor.

“Se guardardes os meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo, e a terra dará o seu produto, e as árvores do campo o seu fruto.”

Levítico 26.2-4

 

“Então a terra folgará nos seus sábados todos os dias da assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos. Nesse tempo a terra descansará, e folgará nos seus sábados.

“Todos os dias da vossa assolação descansará, porque não descansou nos vossos sábados, quando habitáveis nela.”

Levítico 26.34,35

 

“Pois a terra abandonada por eles folgará nos seus sábados, enquanto estiver assolada sem eles. Tomarão por bem o castigo da sua iniquidade, visto que rejeitam os meus juízos, e desprezam os meus estatutos.”

Levítico 26.43

 

“Estando os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.”

Números 15.32

 

“Porém no dia de sábado oferecereis dois cordeiros de um ano, sem defeito, e dois décimos de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de cereais, com a sua libação.

“É o holocausto de todos os sábados, além do holocausto contínuo, e a sua libação.”

Números 28.9,10

 

“Guarda o dia de sábado para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.

“Seis dias trabalharás. E farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.”

Deuteronômio 5.12-14a

 

“Pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasse o sábado.”

Deuteronômio 5.15b

 

“Perguntou ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. Disse ele: Tudo vai bem.”

2 Reis 4.23

 

“Então lhes ordenou: Esta é a obra que vós deveis de fazer: Uma terça parte de vós, os que entrais no sábado, fará a guarda da casa do rei.”

2 Reis 11.5

 

“Os dois grupos, a saber, todos os que saem no sábado, farão a guarda da casa do Senhor junto ao rei.”

2 Reis 11.7

 

“Fizeram os centuriões tudo o que ordenara o sacerdote Jeoiada. Tomou cada um os seus homens, tanto os que entravam no sábado como os que saíam no sábado, e vieram ao sacerdote Jeoiaba.”

2 Reis 11.9

 

“Também o passadiço do sábado, que edificaram na casa, e a entrada real do lado de fora, retirou da casa do Senhor, por causa do rei da Assíria.”

2 Reis 16.18

 

“Alguns dos filhos de coatitas, seus irmãos, tinham o cargo de preparar os pães da proposição para todos os sábados.”

1 Crônicas 9.32

 

“E para oferecerem holocaustos ao Senhor, nos sábados, nas luas novas, e nas festas fixas, segundo o seu costume, continuamente perante o Senhor.”

2 Crônicas 23.31

 

“Segundo o dever de cada dia, fazendo ofertas segundo o preceito de Moisés, nos sábados, nas luas novas e nas três festas anuais, a saber, na festa dos pães asmos, na festa das semanas e na festa dos tabernáculos.”

2 Crônicas 8.13

 

“Isto é o que haveis de fazer: uma terça parte de vós sacerdotes e levitas que entrais no sábado, servirás de guardas das portas.”

2 Crônicas 23.4

 

“Fizeram os levitas e todo o Judá conforme tudo o que ordenara o sacerdote Jeoiada. Tomou cada um os seus homens, tanto os que entravam como os que saíam no sábado; pois o sacerdote Jeoiada não despediu as turmas.”

2 Crônicas 23.8

 

“O rei contribuiu, da sua própria fazenda, para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, para as luas novas e para as festividades, como está escrito na lei do Senhor.”

2 Crônicas 31.3

 

“A terra gerou os seus sábados; todos os dias da sua desolação ela descansou, até que se completaram os setenta anos, em cumprimento da palavra que o Senhor falara por intermédio de Jeremias.”

2 Crônicas 36.21

 

“Fizeste-lhes conhecer o teu santo sábado e lhes deste preceitos, estatutos por intermédio de Moisés, teu servo.”

Neemias 9.14

 

“De que, trazendo os povos da terra no dia de sábado alguma mercadoria e algum cereal para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia da santificação; e de que abriríamos mão do produto do sétimo ano, e de toda e qualquer cobrança.”

Neemias 10.31

 

“Para os pães da proposição, para a oferta regular dos cereais, e para o holocausto regular dos sábados, das luas novas, para as festas fixas, para as coisas sagradas e para as ofertas pelo pecado a fim de fazer expiação por Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.”

Neemias 10.33

 

“Naqueles dias vi em Judá homens pisando lagares no sábado e trazendo trigo que colocavam sobre jumentos, como também vinho, uvas e figos, e toda a sorte de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado. portanto admoestei contra a venda de mantimentos neste dia.

“Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a sorte de mercadorias, que no sábado vendiam aos filhos de Judá, e em Jerusalém.

“Repreendi os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?

“Não fizeram assim vossos pais, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda acrescentais mais ira sobre Israel, profanando o sábado?”

Neemias 13.15-19

 

“Mas os repreendi e lhes disse: Por que passais a noite de fronte do muro? Se outra vez o fizerdes, lançarei mão sobre vós. Daquele tempo em diante não vieram no sábado.

“Também ordenei aos levitas que se purificassem, e viessem guardar as portas, para santificar o dia de sábado. nisso também, Deus meu, lembra-te de mim, e perdoa-me segundo o teu grande amor.”

Neemias 13.22

 

“Não continueis a trazer ofertas vãs! O incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade, nem o ajuntamento solene.”

Isaías 1.13

 

“Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que lança mão disto, que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.”

Isaías 56.2

 

“Pois assim diz o Senhor: Aos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

“Aos estrangeiros que se chegarem ao Senhor para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança.”

Isaías 56.4-6

 

“Se desviares o teu pé de profanar o sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó. A boca do Senhor o disse.”

Isaías 58.13,14

 

“De uma lua nova à outra, e de um sábado a outro, virá toda a humanidade a adorar na minha presença, diz o Senhor.”

Isaías 66.23

 

“Assim diz o Senhor: Guardai-vos, por vossas almas, e não carregueis cargas no dia de sábado, nem as introduzirais pelas portas de Jerusalém.

“Não tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.”

Jeremias 17.21,22

 

“Mas se diligentemente me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma, então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o trono de Davi, andando em carros e montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os mercadores de Jerusalém, e esta cidade será para sempre habitada.”

Jeremias 17.24,25

 

“Mas, se não me derdes ouvidos, para santificares o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.”

Jeremias 17.27

 

“Também vos dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.

“Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-se o homem, viverá por eles; profanaram grandemente os meus sábados. Então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.”

Ezequiel 20.12,13

 

Porque rejeitaram os meus juízos, e profanaram os meus sábados. Pois o seu coração andava após os seus ídolos.”

Ezequiel 20.16

 

“Santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.”

“Mas os filhos se rebelaram contra mim, e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles; antes profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir contra eles a minha ira no deserto.”

Ezequiel 20.20,21

 

“Porque não executaram os meus juízos, rejeitaram os meus estatutos, profanaram os meus sábados, e os seus olhos se iam após ídolos de seus pais.”

Ezequiel 20.24

 

“As minhas coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste.”

Ezequiel 22.8

 

“Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discorrem o impuro do puro; de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.”

Ezequiel 22.26

 

“Ainda isto me fizeram: contaminaram o meu santuário no mesmo dia, e profanaram os meus sábados.”

Ezequiel 23.38

 

“Quando houver disputa, eles assistirão a ela para a julgarem, pelos meus juízos a julgarão. As minhas leis e os meus estatutos em todas as minhas festas fixas guardarão, e os meus sábados santificarão.”

Ezequiel 44.24

 

“Estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de cereais, e as libações, nas festas, nas luas novas, nos sábados, em todas as festas fixas da casa de Israel. Ele fará a oferta pelo pecado, a oferta de cereais, o holocausto e as ofertas pacificas, para fazer expiação pela casa de Israel.”

Ezequiel 45.17

 

“Assim diz o Senhor Deus: A porta do átrio interior, que olha para o oriente, estará fechada durante os seis dias, que são de trabalho, mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.”

Ezequiel 46.1

 

“O povo da terra se prostrará à entrada da mesma porta, nos sábados e nas luas novas, diante do Senhor.

“O holocausto, que o príncipe oferecer ao Senhor, será, no dia de sábado, seis cordeiros sem defeito e um carneiro sem defeito.”

Ezequiel 46.3,4

 

“Quando o príncipe preparar uma oferta voluntaria, holocausto, ou ofertas pacificas, como uma oferta voluntaria ao Senhor, então lhe abrirão a porta que olha para o oriente, e oferecerá o seu holocausto e as suas ofertas pacíficas, como houver feito no dia de sábado, e sairá, e se fechará a porta depois de ele sair.”

Ezequiel 46.12

 

“Farei cessar todo o meu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas solenidades.”

Oséias 2.11

 

“Ouvi isto, vós que pisais o necessitado, e destruís os pobres da terra, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo enganosamente com balanças desonestas, e comprando os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sandálias, e vendendo o refugo do trigo?”

Amós 8.4-6

Conclusão

  •  Nós dizemos que Deus é o mesmo ontem, hoje, e Deus não muda. Se é assim, por que mudamos Seus mandamentos?
  • Nós gostamos das bênçãos que Deus dava no passado aos patriarcas, profetas da Bíblia, filhos de Israel, mas gostamos de seguir também a tradição dos homens.
  • Será que tudo o que Jesus ditou ao apóstolo João no livro de Apocalipse ficou em vão?
  • E o nome de Deus? Por que é tanto dito em vão, se Ele escreveu que não deveríamos nunca fazer isso?
  • Será que o mundo seria sem violências, traições, ganâncias, corrupções, roubalheiras, matanças desordenadas e inexplicáveis se o homem guardasse direitinho todos os Dez Mandamentos, sem falhar nenhum deles?
  • Escreva sua opinião nos comentários.

Pesos e medidas

Efa

Medida de capacidade correspondente a 37 litros;

Siclo

Medida correspondente a 11,4 gramas de prata.

Contos e Estudos Bíblicos

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter.

Curta a página de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

José Guimarães e Silva

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelos doentes... É o que José Guimarães e Silva faz,, diariamente. Também ir às igrejas e ouvir pregações acaloradas. Louvar o nome do Senhor Jesus. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos seguintes livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam. Meu lema é: Quem não vive para servir, não serve para viver. O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment