Deus é Bondoso, Galardoador e Zeloso

Deus é bondoso, galardoador e zeloso. Deus é também misericordioso, piedoso e atento às orações daqueles que O temem.

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

A Bíblia contém diversos versículos mostrando atributos de Deus, que mostram aos homens e mulheres como Deus deve ser visto por eles.

Nós relacionamos alguns desses versículos e os reunimos neste post do blog Contos e Estudos Bíblicos.

Note que nós nos preocupamos em mostrar apenas os versículos que mostram que Deus é bondoso, Deus é galardoador, Deus é zeloso.

Pois, além desses, existem muitos outros versículos na Bíblia falando desse mesmo assunto.

Deus é Bondoso

Por que Deus é bondoso?

Deus é bondoso porque é bom.

Ser bom, segundo o Dicionário Aurélio, é ser benévolo, benigno, caritativo, misericordioso.

Muitos acham que Deus não é bom porque permite que aconteçam coisas estranhas ao seu povo. Só que ignoram a bondade de Deus até lhes acontecerem tais coisas estranhas.

Vamos a um exemplo bem simples: “Um filho pede ao pai dele permissão para subir no telhado. O pai lhe permite isso. O pai é bom”.

Só que o filho cai do telhado e se machuca. Nesse caso, o pai é mau. Porque deixou que o filho se machucasse.

Mas vamos agora aos versículos da Bíblia que mostram que Deus é bondoso para com aqueles homens e mulheres que seguem Seus mandamentos.

1 “Então orou: ‘Senhor, Deus do meu Senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão’” (Gênesis 24:12).

2 “Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte” (Êxodo 1:20).

3 “Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Mesmo depois de ter sido bondoso com vocês, eles os exterminará” (Josué 24:20).

4 “Se vos converterdes ao Senhor, então vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e voltarão a esta terra, pois o Senhor vosso Deus é piedoso (bondoso) e misericordioso. Não desviará de vós o seu rosto, se vos voltardes a ele” (2 Crônicas 30:9).

5 “Somos escravos, mas o nosso Deus não nos abandonou na escravidão. Ele tem sido bondoso para conosco diante dos reis da Pérsia: Ele nos deu vida nova para construir o templo do nosso Deus e levantar suas ruínas, e nos deu um muro de proteção em Judá e em Jerusalém” (Esdras 9:9).

6 “Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste” (Neemias 9:17).

7 “Graças, porém, à tua grande misericórdia, não os destruíste nem os abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso” (Neemias 9:31).

8 “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso espírito me conduza por terreno plano” (Salmos 143:10).

9 “Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” (Isaías 30:18).

 

Deus é Galardoador

10 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

 

Deus é Zeloso

11 “Não te encurvarás a elas nem as servirás, pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20:5,6).

12 “Não te inclinarás diante de outro Deus, pois o nome do Senhor é Zeloso, sim, Deus zeloso ele é” (Êxodo 34:14).

13 “Pois o Senhor teu Deus é fogo que consome, é Deus zeloso” (Deuteronômio 4:24).

14 “Não te encurvarás a elas, nem as servirás; pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Deuteronômio 5:9).

15 “pois o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus não se acenda contra ti, e te destrua de sobre a face da terra” (Deuteronômio 6:15).

16 “Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Deus. Ele é Deus santo; é Deus zeloso. Ele não perdoará a vossa rebeldia nem os vossos pecados” (Josué 24:19).

17 “O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de furor. O Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos” (Naum 1:2).

18 “Pois ele aceitou a nossa exortação. E mais ainda, sendo muito zeloso, partiu voluntariamente para vós” (2 Coríntios 8:17).

Versões da Bíblia utilizadas para escrever este artigo:

Almeida Revista e Corrigida Fiel

Edição Contemporânea de Almeida

Conclusão

  • Deus escreveu Seus mandamentos, numa pedra, para que todos os homens e mulheres os entendam e os guardem.
  • Só que Deus deu livre arbítrio para cada um fazer o que bem quiser. Assim, homens se especializam em fabricar armar e homens se especializam em usar essas armas.
  • Só que as armas são feitas para matar. E matar é transgredir o mandamento do Senhor Deus. Pois Ele disse: “Não matarás!”.
  • Muitos perguntam na internet “Onde está Deus nas horas das tragédias?”. Deus está no lugar em que as pessoas envolvidas O colocaram.
  • Assim, entendemos que Deus está sempre com aqueles que tem Temor a Ele. Isto é, àqueles que obedecem as Suas leis e seguem os Seus mandamentos.
  • Deus diz: “Não se encurvem diante das imagens, para adorá-las”. Mas as pessoas estão sempre diante de imagens, pedindo que as ajudem nisto ou naquilo. Estão se voltando contra Deus. Infelizmente.
  • Caso alguém ache que estamos errados, corrijam-nos, por favor. Escreva sua opinião nos comentários.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

José Guimarães e Silva

José Guimarães e Silva é autor dos livros: Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *