A Tentação de Jesus – O Diabo tenta convencer Jesus a pecar

A Tentação de Jesus. História conflitante da Bíblia em que o Diabo aparece diante do filho de Deus, com o objetivo de levá-lo ao pecado.

Este artigo foi publicado inicialmente no dia 28 de janeiro de 2009.

Essa história bíblica parece conflitante porque o demônio sabe que não consegue convencer o filho de Deus, mas mesmo assim tenta-o oferecendo-lhe reinos que não é dele.

Tal prática acontece nos dias de hoje com todos nós, por isso devemos ficar sempre atentos a não cair em tentação, pois ela existe e se aproxima de nós, pegando de improviso sempre os incautos.

A Tentação de Jesus

Após o batismo, estando com o corpo cheio do Espírito Santo, Jesus saiu do rio Jordão e andou com destino a Galileia. Mas foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo.

Antes disso, Jesus jejuava durante quarenta dias e quarenta noites seguidos. Estava, portanto, com muita fome. Seria o momento propício para ser tentado por um espírito maligno.

Então, o Diabo se aproximou dEle e lhe disse, com ar de indiferença:

— Se és Filho de Deus, ordena a estas pedras que se transformem em pães.

A Tentação de Jesus no deserto

A Tentação de Jesus no deserto

Ele disse isso porque sabia que Jesus estava com muita fome. Qualquer pessoa seria tentado a obedecer a ordem dele transformando de fato a pedra em pão e matando de imediato a fome que atormenta o estômago. Qualquer um, menos Jesus. Pois o Mestre o que fez? Apenas usou as palavras da Bíblia e respondeu:

Está escrito, Satanás

— Está escrito, Satanás: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”.

O Diabo ouviu isso, mas não se contentou. Pensando fazer o Mestre cair em tentação, levou-O à cidade santa e o colocou sobre a parte mais alta do templo e lhe disse:

— Se és Filho de Deus, atira-te daqui para abaixo, pois está escrito: “Aos seus anjos dará ordens a teu respeito e eles te protegerão em suas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra”.

O Diabo também usou as palavras da Bíblia para dizer isso. Com isso ele mostra que conhece também a palavra de Deus. Só que Jesus não entrou na dele.

Jesus imediatamente lhe respondeu:

— Também está escrito: “Não tentarás o Senhor teu Deus”.

Mas o Diabo era persistente e por isso não desistia. Levou Jesus para o monte mais alto e, num relance, mostrou-lhE todos os reinos do mundo.
Depois disse a Jesus:

— Dar-te-ei toda a autoridade e a glória desses reinos, porque me foram entregues, e as dou a quem quiser.

Note que o Diabo agiu como se os reinos da terra fossem dele. Esse fato mostra que devemos ficar esperto com o inimigo. Pois ele mostra que tem poder entre os povos do mundo em que vivemos. É por isso que devemos seguir os caminhos do Senhor Jesus.

Continuando a história bíblica, o Diabo quis explicar que ele só faria isso na seguinte condição:

— Se prostrado, me adorares.

Veja só a petulância. Ele queria que Jesus se ajoelhasse diante dele e o adorasse como se fosse um deus. Mas tanto Jesus sabia como nós também sabemos que Deus só existe um: o Todo-Poderoso, Criador do Universo.

Só existe um Deus

Jesus, com raiva, lhe ordenou:

— Retira-te, Satanás! Porque está escrito: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás”.

Depois dessa bronca o Diabo por fim deixou Jesus em paz e seguiu seu caminho.

Vencido a astúcia de Satanás, Jesus foi servido pelos anjos. Pois assim está escrito:

“E os anjos do céu vieram e o serviram”.

Mateus 4.1-11
Lucas 4.1-13

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

Divulgue nosso blog Contos e Estudos Bíblicos nas redes sociais.
Muito obrigado por receber postagens do blog:
Contos e Estudos Bíblicos por Email

Considere também curtir a:
Página de Fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

José Guimarães e Silva

Cuiabá-MT

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: