O Paralítico de Betesda – História da Bíblia

O Paralítico de Betesda – História da Bíblia. Milagre que o Senhor Jesus realiza no tanque de Betesda. História da cura de um paralítico na Porta das Ovelhas.

Este Artigo foi publicado inicialmente no dia 19 de maio de 2009.

Jesus caminhava da Judeia para a Galileia, e fazia milagres pelo caminho. Afinal, por todo lugar por onde Ele passava, havia sempre um doente a lhE pedir cura, de doenças que os atormentavam havia muito tempo. E ele sempre os curava, sem exigir nada em troca.

Havia, entretanto, a festa dos judeus, e Jesus seguia para Jerusalém. Passou por um local chamado Porta das Ovelhas.

O Paralítico de Betesda

O Paralítico de Betesda

Jesus cura o paralítico de Betesda

Nesse local existe um tanque com cinco entradas em volta dele, que em hebraico se chama Betesda. Uma multidão de enfermos ficava em volta desse tanque aguardando a oportunidade de entrar nele. A Bíblia diz que descia de tempos em tempos um anjo e agitava a água. O primeiro enfermo que entrasse no tanque seria curado de qualquer doença.

Só que havia também no local um homem que estava enfermo havia trinta e oito anos. Sabendo que ele estava deitado ali havia tanto tempo, Jesus lhe perguntou:

— Queres ser curado?

O paralítico lhe respondeu:

— Senhor, não tenho ninguém que me coloque no tanque quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro entra antes de mim.

Esse homem estava deitado sobre uma maca, espécie de cama portátil muito usada naquela época, naquela região.

Jesus lhe disse:

— Levanta, toma a tua maca e anda.

Imediatamente o homem se levantou. Pôs a maca no ombro e andou.

Jesus é Senhor do Sábado

Jesus Senhor Sábado Estudos Bíblicos

Jesus é Senhor do Sábado

Só que, aquele dia era Sábado. O Sábado do Senhor. Quem guarda os mandamentos de Deus, sem pular nenhum item, guarda esse dia. O problema é que para os judeus nada poderia ser feito nesse dia, naquele local. Por esse motivo eles disseram ao homem que fora curado:

— Você não pode carregar sua maca porque hoje é sábado.

O homem respondeu:

— Aquele que me curou disse:

— Toma a tua maca e anda.

Então, eles lhe perguntaram:

— Quem é o homem que disse “Toma tua maca e anda?”.

Como Jesus havia saído dali, o homem curado não podia apontá-lo. Todavia, mais tarde ele foi para o templo e Jesus o encontrou lá. Jesus lhe disse:

— Eis que já estás curado. Não peques mais para que não te aconteça o pior.

O homem se retirou e disse aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado.

João 5.1-15

O Sábado na Bíblia

O sábado era o dia em que Jesus ia ao templo fazer pregações e também orações. Assim como o Pai celestial, Criador do Universo, Jesus não trabalhava nos dias de sábado. Isto é, Ele não trabalhava no seu ofício, que era de carpinteiro, igual ao do seu pai adotivo de nome José.

Contudo, Jesus curava nos sábados e isso irritava alguns dos judeus que O incomodavam por causa disso. Ainda que Jesus lhes dissesse que eles tirariam seus filhos do poço, caso caíssem num sábado, eles não deixavam o Mestre em Paz.

Jesus chamou-os de hipócritas certa vez dizendo: Qual de vós não procuraria uma ovelha perdida no sábado? Todos eles com certeza procurariam. Contudo, gostavam de incomodar o Senhor Jesus com suas ideias retrógradas.

Hoje nós entendemos que o Sábado é um dia que deve ser dedicado às orações. Ao descanso. Não devemos fazer no sábado nada que seja para ganhar dinheiro. Assim, ainda que cobremos para trocar pneus, caso alguém nos apareça pedindo para fazermos isso, poderemos fazer, desde que não cobremos nada por esse serviço.

O médico deveria dar seu plantão no sábado sem cobrar nada do hospital nem dos pacientes. É assim que Deus quer que usemos os sábados em nossa vida. Já imaginou se você levasse seu filho a um médico e ele lhe dissesse: “Hoje não posso te atender porque é sábado?” Você ficaria com muita raiva. Concorda? O médico deveria atender sim, mas sem cobrar nada.

Só que aí surgiria a triste dúvida: “Ah, mas, sendo assim, todos levariam seus filhos no sábado”. Infelizmente, os aproveitadores existem. Mas não é isso que Deus espera de todos os homens e mulheres que O Temem.

Só mais um exemplo, para isso vamos pensar no seguinte: “Chove muito e nosso vizinho fica com a casa alagada. Por que não poderemos ajudá-lo?” Afinal, Deus criou o homem e a mulher para que sejam solidários com os seus semelhantes. Pense nisso e escreva sua opinião nos comentários.

Fique com a Paz de Jesus.

Contos e Estudos Bíblicos

Receba posts do blog Contos e Estudos Bíblicos em seu e-mail.

Siga o blog Contos e Estudos Bíblicos no Twitter.

Curta a página de fãs do blog Contos e Estudos Bíblicos no Facebook.

Que Deus o ilumine e o ajude a compreender ainda mais sua Palavra.

José Guimarães e Silva

Cuiabá-MT

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

1 comentário deixe um →

  1. Uma aprendiz

    Testemunhar e agradecer pelas bençãos recebidas é uma forma de evangelizar.
    Através de nosso testemunho muitos crerão.

    Bom dia, Guimarães

    Responder

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: