As águas amargas de Mara – Estudos Bíblicos

em Artigos, Contos, Estudos

As águas amargas de Mara se tornam doce, potável, pronta para matar a sede dos filhos de Israel e de seus animais.

As águas amargas de Mara

Estudos bíblicos sobre uma interessante passagem do livro de Êxodo, capítulo 15.

As águas amargas de Mara  se tornam doce 

A Bíblia nos conta, no livro de Êxodo, a história do percurso dos filhos de Israel, logo após a saída deles do Egito.

Essa história aconteceu assim: O povo de Israel, depois de ficar quarenta e trinta anos (Êxodo 12:40) sob o domínio de Faraó, rei do Egito, e após atravessar o Mar Vermelho, encontrou um dos primeiros e grandes problemas, dentre tantos que encontravam em sua caminhada.

Aconteceu assim: Quando chegaram a um lugar para o descanso, encontraram apenas águas amargas, que eram impróprias para o consumo humano e dos animais que levavam com eles.

Então, deram ao lugar o nome de Mara (Êxodo 15:23).

Por ser Moisés o homem escolhido por Deus para tirar o povo do Egito e livrá-lo assim da escravidão. Que durou mais de quatro séculos, o povo de Israel recorria a Moisés sempre que necessitava de alguma coisa.

Que havemos de beber?

Desse modo, ao descobrirem que as águas de Mara eram amargas e, portanto imprópria para o uso deles e dos animais, os filhos de Israel correram a Moisés e murmuraram dizendo:

— Que havemos de beber?

Que resposta você acha que Moisés devia dar ao povo? Ele até que poderia dizer:

— Vamos pedir ao Senhor Deus.

Porém, Moisés não disse isso.

Ao contrário de dar ao povo uma resposta, Moisés clamou ao Senhor Deus. Isto é, ele pediu ao Senhor Deus o que deveria fazer para encontrar água doce, potável para matar a sede do povo, dele próprio e também dos animais.

O Senhor ouviu o clamor de Moisés e mostrou-lhe uma árvore (Êxodo 15:25).

Moisés deveria lançar uma árvore na água, em obediência ao Senhor Deus.

O servo de Deus (Moisés) fez isso.

Imediatamente as águas de Mara se tornaram doces.

Encontramos na Bíblia a indicação de que Deus deu aos filhos de Israel, em Mara, estatutos e governança, e até mesmo os provou (Êxodo 15:25).

Então, disse o Senhor aos filhos de Israel:

— Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara (Êxodo 15:26).

Depois disso os filhos de Israel foram a um lugar de nome Elim.

Havia nesse lugar doze fontes de água e setenta palmeiras.

Em Elim os filos de Israel se acamparam, junto das águas.

Êxodo 15:23-27

Contos e Estudos Bíblicos

José Guimarães e Silva é professor, escritor e blogueiro; autor dos livros evangélicos Orações ao Senhor Deus, Poesias Evangélicas, Frases de Jesus, Poetas e Profetas, Palavras que Transformam.

José Guimarães e Silva

Cuiabá – MT

The following two tabs change content below.
Escrever, ler, estudar a Bíblia, orar pelas pessoas... É isso o que José Guimarães faz, diariamente. Também vai à igreja e ouve pregações acaloradas. Fez estudos bíblicos na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre. Também fez estudos bíblicos com o Pastor Anderson Beiral, que faz Mestrado em Liderança pela Andrews University. Fez Estudos Bíblicos na Escola Dominical da Igreja Adventista do Sétimo dia de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil. E também com o Irmão Flávio. Reside atualmente em Cuiabá, Mato Grosso. Você quer ser Moldado por Deus?. Você conhece o Manual Bíblico das Questões Difíceis?. José Guimarães e Silva é autor dos livros Poesias Evangélicas, Frases de Jesus, Poetas e Profetas, Orações ao Senhor Deus e Palavras que Transformam.

Latest posts by José Guimarães e Silva (see all)

Comente com Facebook

Comentários com Facebook

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: